sábado, 30 de julho de 2016

Números - Parte 1

Números começa descrevendo os lideres de cada tribo.

Elizur significa algo como Deus é uma Rocha ou Deus a Rocha. Ele é citado em Números como o lider da Tribo de Rúben. Ele era filho de um homem chamado Sedeur.

Selumiel por sua vez era o lider da tribo de Simeão, filho de Zurisadai. Zurisadai significa algo como o Altissimo, Rocha do Altissimo ou Minha Rocha é Shaddai, Shaddai ou El Shaddai era um dos titulos associados ao Deus de Israel, e costuma ser traduzido como "Deus Altissimo"

Naassom aparece primeiramente no relato de Exôdo 6:23. Na tradição rabínica Naassom é descrito como um homem nobre. Nos Midrash's é relatado que o mar vermelho não se abriu imediatamente, então quando o povo começava a ficar desesperado, Naasson entrou na agua, e ai ela começou a se partir. Jesus Cristo descende dele segundo as genealogias do novo testamento, e ele foi o lider da Tribo de Judá.

Natanael significa algo como Deus tem dado ou Dado do senhor. Muitos personagens bíblicos possuem esse nome. Esse Natanael que é o primeiro a aparecer no relato Bíblico foi o lider da tribo de Issacar. Seu pai se chamava Zuar que significa algo como pequeno ou muito pequeno.

Eliabe significa algo como Meu Deus é pai ou Deus é pai. Ele era o lider da tribo de Zebulom, filho de um homem chamado Helom.

Elisama significa algo como Deus Ouviu, Deus o Ouvinte ou Deus Ouvirá. Esse Elisama era o lider da Tribo de Efraim. Outros personagens bíblicos possuiam esse mesmo nome. Seu pai se chamava Amiúde.

Gamaliel significa algo como Recompensa de Deus, Premiação de Deus ou Deus premiou, também pode significar Camelo de Deus supostamente. 2 personagens bíblicos tem esse nome, um deles foi o antigo lider da tribo de Manassés e o outro foi o Rabino citado em Atos, que evitou que os apóstolos fossem punidos. O pai do Gamaliel citado em Números se chamava Pedazur.

Abidã significa algo como pai do juizo, o pai é juiz ou meu pai é juiz. Ele era o lider da tribo de Benjamin, filho de Gideoni, Gideoni significa possivelmente algo como "cortando".

Aiezer significa algo como Irmão é ajuda, meu irmão é ajuda ou irmão de ajuda. Ele era o lider da tribo de Dã. Outro personagem bíblico possue esse mesmo nome. O Pai de Aiezer se chamava Amisadai que significa algo como meu parente é o Altissimo, povo do altissimo ou meu parente é o Shaddai.

Pagiel era o lider da tribo de Aser, filho de um homem chamado Ocrã.

Eliasafe significa algo como Deus adicionou ou quem Deus adicionou. Outro personagem bíblico possui esse mesmo nome, esse Eliasafe citado em Números era o lider da tribo de Gade e era filho de um homem chamado Deuel, de acordo com alguns manuscritos e traduções antigas, esse Deuel também era conhecido como Reuel, mais esse é uma tema controverso.

Aira era o lider da tribo de Naftali. Ele era filho de um homem chamado Enã.

Esses lideres eram classificados como principes de suas tribos de acordo com o relato de Números. Somente a Tribo de Levi por ter sido separada para o Sacerdócio, não tinha um principe, e não tinha homens recrutados para a guerra.

Números 2 fala da organização das 13 Tribos no acampamento ( Lembrando que até esse tempo Dã era contada entre elas ) 3 ficavam ao ocidente, 3 ficavam ao oriente, 3 ficavam ao norte e 3 ficavam ao sul, com a Tribo de Levi no meio dos grupos. Essa organização tem paralelo com o que a Bíblia fala a respeito da nova cidade de Jerusálem que descerá do céu, depois da tribulação e do governo milenar de Jesus, ela terá ao seu redor 12 portões, 3 deles ao sul, 3 ao norte, 3 ao oriente e 3 ao ocidente da cidade. Cada portão carregará o nome de uma Tribo de Israel. E enquanto os Levitas carregavam o Tabernáculo consigo, a nova Jerusálem é descrita como o Tabernaculo de Deus com os homens, aonde eles habitarão com ele, tudo isso é descrito em Apocalipse 21.

Números 3 descreve como os Levitas serviriam a Arão e seus filhos no serviço sacerdotal, e que Arão e seus filhos seriam consagrados como sacerdotes do Deus altissimo.

É descrito que dos descendentes de Gerson, derivou a familia dos Levitas Gersonitas, que é sub dividida pelas familias Simeitas e Libnitas, que descendem dos 2 filhos de Gerson, Libni e Simei.

O Principe da familia dos Gersonitas se chamava Eliasafe, tendo o mesmo nome do homem descrito como lider da Tribo de Gade
no livro de Números. Seu pai se chamava Lael.

Lael significa algo como Por Deus ou Pertencendo a Deus.

Em relação aos descendentes de Coate, conhecidos como Coatitas, eles eram divididos em 4 familias, Os Anramitas, os Izaritas, os Hebronitas e os Uzielitas. Entre os filhos de Coate é válido destacar Anrão, que foi o pai de Moisés, Arão e de Miriã.

O Principe das familias Coatitas era Elizafã, neto de Coate, eu citei anteriormente em uma matéria sobre o livro de Levíticos que ele foi uma das pessoas que carregou os corpos de Nadabe e Abiu, filhos de Arão, quando esses foram mortos por Deus por oferecer fogo inadequado a ele.

O principe acima dos 3 principes das familias foi Eleasafe, que apesar de ser um descendente de Coate, era também um dos 2 filhos ainda vivos de Arão.

A outra familia Levita, é a dos Meraritas, descendentes de Merari, que é dividida entre a familia dos Musitas e Malitas, o principe designado da familia foi Zuriel, filho de Abiail.

Zuriel significa algo como Minha Rocha é El, Deus é uma rocha ou Rocha de Deus.

Abiail por sua vez significa algo como Pai do Poder ou Pai da Força. Outros personagens bíblicos possuiam esse nome também.

Arão, Moisés e seus filhos acampavam ao oriente, diante do Tabernaculo, os Meraritas ao Norte, os Gersonitas ao Ocidente e os Coatitas em direção ao sul.

No fim do capítulo 3 é descrito como os Levitas e os seus animais seriam tomados para Deus em lugar dos primôgenitos do povo de Israel e dos primogênitos dos animais do povo de Israel. O que redimia que os primogênitos de Israel, e que os animais primogênitos deles fossem obrigados a serem consagrados a Deus, esse ato simbólico me parece ter um paralelo com a figura de Jesus redimindo aqueles do povo de Israel que se voltassem a ele, de seus pecados, levando sobre si seus pecados, o sacerdócio Levita em si é uma imitação terrena do sacerdócio celestial de Jesus.

Em Números 6 é mencionado o voto de Nazireu,Nazireu significa algo como Consagrado ou Separado e o voto é ligado exatamente ao ato de se separar dos outros e se consagrar para Deus, a pessoa podia fazer o voto por um periodo de tempo ou para a vida toda. Um Nazireu não podia beber vinho, outros bebidas fortes, e nem comer nada que viesse de Vinhas. Os Nazireus também tinham o costume de não cortar o cabelo, e um exemplo bem conhecido de alguém que fez o voto foi Sansão, que tinha até um voto mais especial com Deus, no qual ele nunca podia cortar seu cabelo para Deus continuar estando com ele, já ouvi falar que tirando o caso de Sansão, Nazireus podiam cortar um pouco o cabelo quando ele ficava grande demais, quando faziam votos permanentes. Em rituais de purificação de pecados, os Nazireus tinham o costume de rapar a cabeça e de oferecer sacrificios. A mãe do profeta Samuel também fez um voto a Deus, para que seu filho fosse Nazireu. Se especula que João Batista possa ter sido um Nazireu, considerando que foi profetizado que ele não beberia vinho ou qualquer bebida forte. Em Atos 18:18 Paulo rapa o cabeça por causa de um voto que ele tomou, tem quem pense que esse voto seja relacionado a um voto de Nazireu que ele havia tomado, que pode ter sido por um determinado tempo ou permanente. Em outra passagem é narrado como Paulo acompanhou homens ao templo que haviam feito o voto Nazireu, o que reforça essa possibilidade. Algumas tradições cristãs antigas associam o apóstolo Tiago filho de Alfeu, que é descrito como um lider e Bispo da Igreja Primitiva com a prática do voto Nazireu também.

Números 10:29 até 31 descreve como Moisés convida Hobabe, o filho de seu sogro Jetro também conhecido como Reuel, a ir com ele a Israel, mais ele prefere ir para onde está sua familia, Moisés no entanto insiste que ele vá com eles e seja o guia deles no deserto. Moisés ter convidado ele é um possivel sinal de que apesar de ser estrangeiro ele havia feito uma aliança com o Deus de Israel, pois só assim estrangeiros naquele tempo podiam viver junto com o povo. Em Juízes 4:11 Jetro é chamado de Hobabe também.

Números 11:1 até 3 narra que em um local chamado Taberá, o povo se queixou de Deus, reclamando das carnes que podiam comer no Egito, aonde eram escravos maltratados com frequência, muitas vezes até a morte, o que acarretou como punição de Deus um incêndio no meio do povo, que só parou quando Moisés orou.

Taberá significa algo como Queimando ou Consumindo. O Local era aparentemente próximo ao Monte Sinai também conhecido como Horebe, de onde o povo tinha acabado de partir antes de chegar nele.

Moisés em seguida se queixa a Deus do fardo de guiar o povo rebelde estar muito pesado para ele. Em resposta a isso, Deus decidiu passar parte de seu espirito que havia dado a Moisés a 70 anciões do povo de Israel, que profetizaram temporariamente, e prometeu dar carne por um mês ao povo. 2 do anciões chamados Medade e Eldade continuaram a profetizar no acampamento Israelita no entanto. Depois foram dadas Cordonizes do Mar ao povo, que foi castigado logo após a isso com uma praga que matou pessoas do povo que se reclamaram contra Deus porque não podiam comer carne, como comiam no Egito, isso ocorreu em um local que ficou conhecido por causa desse incidente como Quibrote-Hataavá, e depois disso o povo foi para outro local chamado Hazerote.

Medade significa algo como Amor ou Amado. Pelo menos duas fontes da tradição Rabínica falam que Medade e Eldade profetizaram algo no minimo similar com a profecia de Ezequiel 38 e 39, que fala da invasão do Rei Gogue a Israel, seguida da destruição dos invasores.

Eldade significa algo como Aquele que Deus ama ou Deus amou.

Quibrote-Hataavá significa algo como Sepulturas da Luxúria ou Sepulturas do Desejo.

Hazerote por sua vez significa algo como Aldeias ou Quadras.

Números 12:1 descreve que Miriã e Arão falaram contra Moisés por ele ter se casado com uma mulher Cuxita ( Descendente do personagem bíblico Cuxe, pai de Nimrode ), é incerto se essa mulher é Zipora, que é retratada como uma mulher Midianita nas escrituras, ou se é outra mulher que Moisés tomou como esposa depois, de qualquer forma naquela epoca não havia problema em casar com estrangeiros, se esses fizessem uma aliança com o Deus de Israel, se tornando parte de seu povo dessa forma. A atitude dos irmãos de Moisés irritou bastante a Deus, que fez com que Miriã contraisse lepra. Ela se recuperou após Moisés, descrito nesse capitulo como um homem muito manso, interceder em favor dela, pedindo para Deus lhe curar. O motivo para Arão não ter sofrido com lepra pode ser porque ele não poderia realizar trabalhos religiosos no Tabernaculo de Deus se estivesse impuro, por estar contaminado com Lepra.

Números 12:16 descreve que após a isso o povo de Israel foi para o Deserto de Parã.

Números 13:1 até 20 Narra como Moisés enviou 12 homens, lideranças de 12 das 13 tribos existentes ( A exceção foi a tribo de Levi ) naquele tempo para espiar a terra de Canaã. Os enviados para espiar foram Samua, filho de Zacur da Tribo de Rúben,
Safate, filho de Hori da Tribo de Simeão, Calebe, filho de Jefoné da Tribo de Judá, Jigeal, filho de José da Tribo de Issacar, Oséias ( Oséias depois foi chamado por Moisés de Josué ), filho de Num da Tribo de Efraim,  Palti, filho de Rafu da Tribo de Benjamin, Gadiel, filho de Sodi da tribo de Zebulom, Gadi, filho de Susi da Tribo de Manassés, que representou simbolicamente nessa ocasião a tribo de José, Amiel, filho de Gemali da Tribo de Dã, Setur, filho de Micael da Tribo de Aser, Nabi, filho de Vofsi da Tribo de Naftali e Geuel, filho de Maqui da Tribo de Gade.

Samua possivelmente significa algo como "ouvindo", apesar que uma fonte alega que o nome significa "famoso". Outros personagens bíblicos possuiam o mesmo nome que ele.

Zacur por sua vez significa possivelmente algo como atento ou lembrado, outros personagens bíblicos tem esse mesmo nome.

Safate pode significar algo como "Ele tem julgado", Juiz ou Juizes. Outros personagens bíblicos tiveram o mesmo nome.

O nome do pai de Safate tem significado controverso, e é o mesmo de um descendente do povo Horeu, citado em Gênesis 36:22.

Calebe significa Cachorro. Um Midrash descreve Calebe como um homem devotado a Deus e a Moisés, e que ele teria se separado dos outros espiões para visitar em Hebrom a tumba dos Patriarcas de Israel. Alguns já cogitaram que o simbolo do seu clã era a imagem de um cão. Ele junto com Josué, foi o unico espião que tentou motivar o povo a ter fé em Deus, entrando na terra que ele prometeu a eles, apesar de povos poderosos estarem vivendo lá naquele tempo. Outro personagem bíblico possui esse mesmo nome. De acordo com uma tradição Judaica, Calebe teria sido enterrado na cidade de Timnate-Sera, que foi dada a Josué, e aonde Josué também foi enterrado de acordo com o relato bíblico.

Jefoné significa algo como Ele será preparado ou Ele será contemplado. Existe 2 personagens bíblicos com esse nome, esse Jefoné especificamente é descrito como um descendente do povo Quenezeu, sendo talvez um estrangeiro que fez uma aliança com Deus, e ficou fazendo parte do povo de Israel.

Oséias significa Salvação. Outros personagens possuem o mesmo nome, e 2 são particulamente famosos, um é o citado aqui que Moisés passou a chamar de Josué, que sucedeu a ele como lider do povo, do qual já falei a respeito em uma matéria sobre o livro de Êxodo e o outro é o conhecido profeta. Também já falei anteriormente a respeito do pai de Oséias/Josué.

Palti significa algo como Yahweh libertou ou Libertação de Deus. Outro personagem bíblico possuia o mesmo nome.

Rafu significa algo como curado ou sarado.

Gadiel significa algo como Deus é fortuna, El é minha fortuna ou Tropa de Deus.

O significado do nome Gadi é um pouco controverso, mais pode ser um nome de significado similar ao nome Gadiel, existe outro personagem bíblico com esse nome.

Susi significa Cavaleiro.

Amiel significa algo como meu parente é Deus ou Uma das pessoas de Deus. Outros personagens bíblicos possuiam o mesmo nome.

Gemali é um nome de significado controverso, mais que é relacionado ao animal Camelo ao que tudo indica.

Micael significa possivelmente algo como Quem é como Deus ou Quem é semelhante a Deus. Esse personagem bíblico possuia o mesmo nome do famoso Arcanjo Miguel, sendo Micael meramente outra forma que o nome foi transliterado, uma variante dele.
Diversos outros personagens bíblicos possuiam o mesmo nome.

Nabi significa algo como oculto ou escondido.

Vofsi significa algo como "Rico".

Não encontrei informações adicionais sobre Igal filho de José, Sodi, Setur, Geuel e Maqui.

É descrito que os espiões passam por um deserto chamado de Zim. Segundo o Talmude Zim significa "Uma Palmeira baixa", a região costuma a ser associada de acordo com várias fontes com a região de Arabá.

Depois eles passam por um local chamado Reobe. Reobe significa algo como Lugar aberto ou espaço Aberto. Existe a descrição de personagens bíblicos como de cidades bíblicas com tal nome.

Hamate significa algo como proteger ou cercar. A cidade de Hamate se chama atualmente Hama, e se localiza na Síria. Ela é uma das cidades mais citadas no relato Bíblico. O profeta Amós em Amós 6:2 chama a cidade de a grande Hamate.

Em Números 13:22 é descrito que os espiões chegaram em Hebrom e ali estavam  Aimã, Sesai e Talmai, filhos de Anaque. Também é citado que a cidade foi construida sete anos antes de Zoã no Egito.

Os descendentes de Anaque eram conhecidos como os Anaquins, eles eram um dos povos Nefilins restantes do tempo de depois do dilúvio, sendo um mistério a razão porque ainda havia membros desse povo gigante descendente da relação de mulheres com anjos caidos na terra depois do Dilúvio, que matou supostamente todos os seres vivos do mundo.

É controverso o que significa o nome Aimã. Outro personagem bíblico possui o mesmo nome.

Sesai significa possivelmente algo como Esbranquiçado. Ele vivia em Hebrom com seus irmãos até eles serem expulsos de lá por Calebe. Posteriormente os 3 irmãos reaparecem no relato bíblico em Juizes 1:10 em uma guerra da tribo de Judá e de Simeão contra os Cananeus, aonde é relatado que os 3 irmãos foram mortos. Os arqueólogos e egiptólogos Aharon Kempinski e Donald B. Redford proporam que um rei Cananeu chamado Shechi que reinou sobre partes do Egito entre aproximadamente 1750 até 1650 antes de cristo, poderia ser associado ao mesmo Sesai bíblico. Donald Bruce Redford é um arqueólogo e egiptólogo Canadense que atualmente é professor de Estudos Mediterrâneos antigos e clássicos da Universidade Estadual da Pensilvânia.Redford já dirigiu uma série de escavações importantes no Egito, 2 escavações notaveis ocorreram em Karnak e Mendes.

É controverso o que significa o nome Talmai. Outro personagem bíblico possui o mesmo nome.

Anaque significa algo como "de Pescoço Longo". Em um texto de execração Egípcio foi achado uma lista dos inimigos de Canaã, que citava um grupo chamado de "Povo de Anaque", o texto também cita 3 lideres desse povo chamados Erum, Abiyamimu e Akirum.

A cidade de Zoã é mencionada no Salmo 78:12 e 43 como o campo de Zoã, aonde aparentemente são citados milagres que Deus fez na presença de Moisés e Arão. Isaías 19:11 até 13 menciona os principes de Zoã, que eram algo como conselheiros do Faraó, falando que sua sabedoria era tolice. Isaías 30 que critica o fato do Reino de Judá ter buscado ajuda no Egito para resistir a Babilônia, cita no versículo 4 que Principes de Judá já estavam em Zoã. Em Ezequiel 30:14 é feita uma profecia que declara que Deus iria queimar a cidade de Zoã que ao que tudo indica era uma cidade muito importante do Egito antigo, o porque dela ser citada nessa passagem que fala quando Hebrom foi edificada, é um mistério para mim. Algumas fontes associam a cidade de Zoã com a antiga cidade Egipcia de Tanis, da qual so sobraram ruinas hoje em dia.

Em Números 13:23 é narrado como no vale de Escol, que tem o mesmo nome de um personagem bíblico que era um aliado de Abraão, os espiões pegaram Uvas, Romãs e Figos.

Depois de 40 dias no local, os espiões falaram do que viram nos desertos de Parã e Cades, dos quais já falei anteriormente em outra matéria, assim como já falei do deserto de Neguebe em outras matérias, que é citado nesse capítulo bíblico também.
Ocorre então o incidente em que os espiões, tirando Calebe e Josué, desencorajam o povo a entrar na terra, porque ela era uma terra aonde viviam povos fortes, de alta estatura, que viviam em grandes fortalezas, mencionando que também havia no local os descendentes de Anaque, que eram homens gigantescos, chegando a declararem que perto deles os Israelitas eram com se fossem gafanhotos. Esses espiões tirando Calebe e Josué, acabaram naquele momento esquecendo todos os milagres que Deus já havia feito pelo povo Hebreu no Egito.

Em Números 14 é descrita a rebelião do povo contra Moisés e Arão, instigada por 10 dos 12 espiões, o povo então cogitava escolher um lider entre eles para lhe levar de volta ao Egito, Josué e Calebe que tentaram convencer o povo a ter fé em Deus e entrar na terra prometida, quase foram apedrejados. Essa situação deixou Deus irado, e Moisés teve que intervir para ele não destruir esses que se revoltaram, no entanto por causa dessa rebelião, que segundo o capítulo foi a décima que ocorreu, aqueles Israelitas que viram os milagres que Deus fez no Egito, e mesmo assim se rebelaram tantas vezes, não entrariam na terra que Deus prometeu a eles, e viveriam 40 anos no deserto por isso, só após esse tempo seus filhos como também Josué e Calebe que foram fieis nessa situação, entrariam na terra. Depois que Moisés contou isso ao povo, ele voltou atrás e tentou entrar na terra, apesar de Moisés alertar que eles estavam desobedecendo ao que Deus mandou eles fazerem, e que não estaria com eles nessa situação, e de fato eles não conseguiram entrar na terra, sendo derrotados até um local chamado Horma.

O significado de Horma é controverso. Aparentemente 2 cidades Cananéias passaram a ser chamadas assim, depois de conquistadas pelo povo Hebreu.

Em Números 15 entre outras coisas é ensinado o costume ao povo de usar borlas nas roupas, para se lembrar dos mandamentos de Deus ao olhar para eles.

Números 16 narra o episódio em que Corá, com Datã e Abirão filhos de Eliabe e Om filho de Pelete se revoltaram contra Moisés, reuniram 250 lideres do povo contra ele, e chegaram até a por em certo ponto o povo contra ele. Eles foram motivados pela inveja da posição de Moisés como lider do povo. Por 2 vezes, antes e depois da Morte de Corá e seus seguidores, e depois das morte deles, o povo se revoltou contra Moisés e Arão, e eles tiveram que interceder perante a Deus 2 vezes, para que esse não consumisse o povo de Israel.

Datã significa algo como Fonte, A fonte deles ou Pertencendo a uma fonte. De acordo com a tradição Rabínica, Datã e seu irmão Abirão, prejudicaram a Moisés, desde o tempo em que esse ainda tinha acabado de voltar ao Egito. Uma tradição rabínica associa os 2 irmãos aos 2 Israelitas que brigavam em Êxodo 2: 13 até 15, que provocaram a sua fuga do Egito. Por causa de sua iniquidade, eles ficaram pobres, e perderam status no meio do povo, o que não desencorajou eles segundo tradições rabínicas a continuar a tentar prejudicar Moisés, eles teriam supostamente tentado fazer o povo voltar ao Egito quando esse ficou sem saida cercado pelo mar vermelho ao fugir de lá, e desde aquele tempo eles tentavam por o povo de Israel contra Moisés supostamente. É bem impressionante notar que Moisés e Arão queriam salvar de qualquer jeito um povo que por 2 vezes nessa ocasião se voltou contra eles, o que mostra o grande amor que eles tinham pelo o povo de Israel. É bem provavel que entre esses do povo que se rebelaram, obviamente houvesse excessões, obviamente por exemplo Josué ou Calebe por exemplo nunca ousariam se rebelar contra Moisés, sabendo que foi Deus que deu toda essa autoridade sobre o povo para ele.

Abirão significa algo como o Pai é exaltado, O exaltado é o meu pai ou pai de elevação. Além desse Abirão mais famoso, tem outro personagem bíblico com esse mesmo nome.

Já falei particulamente do nome Eliabe e seu significado nessa matéria . Na verdade 5 personagens bíblicos possuem esse mesmo nome. Esse Eliabe em si era membro da tribo de Rubén, e era o pai dos irmãos Datã e Abirão que causaram um grande alvoroço ao se rebelar contra Moisés.

O Nome Om tem significado controverso e também é o nome de uma cidade bíblica no Egito. Om como Datã e Abirão também era um membro da Tribo de Rúben.

Não encontrei informações adicionais sobre Pelete, o pai de Om, e já falei de Corá e de seu pai Isar em uma matéria sobre o livro de Êxodo.

Uma curiosidade notavel nesse episódio é que no versículo 33 é narrado que Datã, Abirão e Corá com pessoas ligadas a eles, como suas casas e bens foram tragados e levados vivos ao "Abismo" como punição pela sua revolta contra Moisés. A palavra que foi traduzida para Abismo nesse versículo é a palavra Sheol, uma palavra que pode ser associada ao conceito de morte, sepultura, cova, pó ou profundezas, em resumo a palavra tem relação com o conceito de morte em si, é usado assim algumas vezes nas escrituras, ou mesmo com o conceito de mundo dos mortos. No salmo 88 a palavra Sheol aparece no versículo 3, e nesse capitulo também aparece a palavra Abaddom, que pode ser traduzida como destruição ou o destruidor, mais é usada no capítulo no versículo 11 para falar de Abismos, ou até do Abismo da morte dependendo da tradução bíblica que for consultada. A expressão Abismo também é usada pelos Demônios que imploram a Jesus que não mandassem eles para lá em Lucas 8:31, o que indica que a expressão pode ter relação com um tipo de local espiritual que também é uma habitação de Demônios e possivelmente uma prisão para eles, certamente dá para assumir que era um local para o qual eles não queriam ir pelo menos. Uma vez morto Jesus foi pregar a espiritos dos mortos aprisionados que foram desobedientes a Deus no tempo do Dilúvio segundo 1 Pedro 3:18 até 20. É  possivel que esse seja o mesmo local conhecido como Sheol no antigo testamento, um tipo de habitação para espiritos malignos, e espiritos de pessoas mortas que por alguma razão especifica, geralmente relacionada a desobediência ficam aprisionados lá, pois Datã, Abirão e Corá foram enviados vivos para o "Abismo" ou Sheol também por desobediência. Uma menção notavel que não pode ser ignorada é a menção relacionada aos Gafanhotos do "Abismo" citados em Apocalipse que tem como seu comandante um anjo chamado Abaddom ou Apolliom, que eu creio que seja referência a algum anjo caido, enquanto os Gafanhotos referência a um tipo de demônio que Deus permitirá que sejam liberados na terra, para atacarem aqueles que fizerem uma aliança com Satanás por 5 meses. Outra menção válida é sobre uma das bestas do apocalipse que vem do Abismo segundo as escrituras, e do Dragão, que será aprisionado lá por 1000 anos depois da grande tribulação, sendo lançado depois ao Lago de fogo que é um lugar de punição, distinto do Sheol. Em Apocalipse 20:14 é declarado que tanto a "Morte" ( o que pode ser uma menção ao mundo dos mortos, ou representar a possibilidade de alguém morrer mesmo ), como o Inferno ( Palavra traduzida na Bíblia muitas vezes da palavra grega Hades que eu já ouvi falar que também pode significar algo como morte, sepulcro ou profundezas, tendo um significado similar ao da palavra Sheol. Talvez ambas sejam usadas na biblia para se referir para a um lugar similar, lembrando que o antigo testamento foi traduzido de manuscritos em hebraico, enquanto o novo testamento foi traduzido de manuscritos do grego antigo. É válido mencionar em relação a isso que na Septuaginta que foi uma tradução de 200 anos antes de cristo do antigo testamento em grego, a palavra Hades foi usada para traduzir a palavra Sheol ), seriam jogados no Lago de Fogo, sendo feita uma diferenciação bem clara do Lago de fogo em relação ao local conhecido como Inferno que talvez seja o mesmo local descrito como "Abismo" ou Sheol algumas vezes na Biblia. De qualquer forma esse assunto é um tema bastante controverso, e tem quem pense que o Sheol no contexto de falar do mundo dos mortos, fala do mundo para onde tanto os mortos que foram bons como ruins vão independente do que fizeram, eu pessoalmente penso que a palavra Sheol algumas vezes possa ser usada para se referir ao conceito de morrer e ir para o mundo espiritual, com seu espirito geralmente voltando a Deus enquanto não é julgado, mais também dependendo do contexto me parece que também pode se referir  a um tipo de habitação espiritual, aonde espiritos malignos e até um tipo de espiritos humanos desobedientes a Deus podem ficar aprisionados, antes de seu julgamento final. No primeiro Livro de Enoque que é um conhecido livro apócrifo que é citado na Biblia na Epistola de Judas do qual eu falei a respeito com mais detalhes na primeira matéria que fiz, é mencionada a prisão de Anjos caidos que provocaram a depravação na humanidade que culminou com a decisão de Deus de trazer um dilúvio. Eles foram presos embaixo de um deserto, em um lugar escuro, que pode muito bem ter paralelo com o local descrito nas escrituras como "Abismo". Esse livro em seu capitulo 22 também dá a entender que os espiritos das pessoas más vão para um lugar diferente do lugar do espirito dos justos, um lugar desagradavel aonde residem até o julgamento final. No capitulo 26 desse mesmo livro é citado um vale amaldiçoado para onde vai aqueles que blasfemaram contra Deus.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Levítico - Parte 2

Em Levítico 17 é estabelecido que os sacrificios deviam sempre ser levados a porta da tenda da congregação. Que não se deve fazer oferendas a Demônios ( falsos deuses ou entidades demoniacas inferiores mesmo ) e que não se deve consumir sangue, e que a pessoa ficaria impura até a tarde depois de se banhar se comesse um animal que foi dilacerado ou que morreu por meios naturais.

Em Levítico 18 é ensinado a não se seguir os costumes dos Egipcios e dos Cananeus, sendo feita em seguida uma grande lista do que esses 2 povos praticavam, o incesto de forma geral, o adultério, como outras coisas, a homossexualidade se referindo especificamente a homens se deitando com outros como se fossem mulheres, a zoofilia e a prática de oferecer algum filho para o Deus pagão Moloque.

Em relação ao Incesto se sabe que descendentes de uma relação incestuosa sofrem maior probabilidade de sofrer com algum problema em sua formação. Curiosamente familias reais ( Isso não inclui a dinastia Real do Reino de Israel ), como as antigas Dinastias de Faraós tinham tal costume, com o fim de preservar sua linhagem supostamente superior a aquela dos Plebeus. Até os Hebreus no principio tiveram casamentos entre parentes, que me parece que eram tolerados porque o povo Hebreu na epoca tinha um número muito pequeno, e era preferivel isso do que se envolver com estrangeiros envolvidos com praticas pagãs como sacrificios humanos e prostituição cultual que poderiam ser más influências ao povo, o que ao que tudo indica cessou depois do estabelecimento desse mandamento nesse tempo da Lei dos Leviticos, quando o povo de Israel já era extremamente numeroso.

Em relação a essa descrição de homens se deitando com outro como se fosse mulher pode ser a descrição de algo sobre o que eu li a respeito, que se refere a prostitutos cultuais que se tornavam eunucos em templos religiosos, e que faziam sexo com outros homens em praticas ritualisticas, o motivo para a prática homossexual é provavel que seja ligado ao fato dela ser contrária ao que é natural por variadas razões, se tornando dessa forma uma maneira de se afrontar a Deus, isso sem falar nos diversos riscos a saúde e doenças que o sexo anal pode acarretar, já que o anus não foi feito para relações sexuais, tanto que nem possui qualquer estrutura feita para fabricar secreções lubrificantes para não tornar desconfortavel a penetração, também somado a isso todos animais do reino animal usam a relação sexual para fins de reprodução, e mesmo que seres humanos possam fazer sexo com fins recreativos, o sexo foi criado com essa finalidade para levar a raça humana a crescer em números e povoar a terra o que não é possivel por meio de sexo anal. Hoje a homossexualidade é praticada por várias pessoas que não se tem indicio de terem haver com religiões pagãs, sofrerem de possessão demoniaca, ou terem escolhido serem homossexuais, ou que se não tem indicio que se entregaram ao mal para serem levadas a fazer isso, e se discute muito o motivo para tal, eu particulamente penso que tem muito haver com alimentos com excesso de estrogeno ( hormônio feminino ), especialmente aqueles dados a crianças muito pequenas, como o leite com soja infantil, o que pode afetar no desenvolvimento delas segundo algumas pesquisas. Mesmo que não seja grave como escolher fazer isso por escolha religiosa ou cultural, ou ser o caso de uma pessoa que se entregou ao mal e por isso foi entregue a esse tipo de prática, é claro que a homossexualidade continua sendo um ato pecaminoso por não deixar de ser uma relação contrária ao que é natural, na nossa sociedade ao invez de se procurar o motivo para esse crescente número de pessoas que se interessam por pessoas do mesmo sexo em tempos contemporâneos, para poder ajudar essas pessoas a abrirem mão dele, tem havido um esforço para normatizar esse comportamento apesar de não existir qualquer evidência que possa sustentar que esse comportamento é de fato natural e normal. A lista de Levítico 18 cita também a Zoofilia que é um comportamento extremamente doentio, aonde seres humanos tem relações com animais, existe registros de Satanistas conhecidos como Aleister Crowley manterem esse tipo de relações para afrontar a Deus, e pelo jeito isso era praticado por religiões pagãs de mistérios que são de fato religiões satânicas também, considerando que essa prática é incluida na lista de práticas dos Egipcios e Cananeus que seguiam religiões pagãs. No fim temos a citação da prátca que de longe é a mais séria e terrivel citada nessa lista, a prática de oferecer em sacrificio pessoas de sua familia ao Deus Moloque.

O nome Moloque significa Rei. Ele era um Deus pagão originalmente Amonita, retratado com o corpo de um homem e cabeça de touro. Na tradição rabínica é mencionado que eram feitas estatuas de bronze dele, aquecidas com fogo, aonde eram jogadas pessoas oferecidas ao Deus, de fato as escrituras falam que os sacrificios a ele eram queimados vivos. O conhecido Rabino francês Rashi comenta sobre o tema que as crianças eram colocadas sobre os braços da estatua aonde choravam ao serem queimadas, e eram batidos ao mesmo tempo tambores para o pai que ofereceu o filho não ouvir o choro dele. Na opinião de 2 eruditos antigos chamados Friedrich Münter e Franz Karl Movers, Moloque é um Deus associado ao fogo, idêntico ao Deus cananeu Baal. Munter foi um erudito, professor de Teologia da Universidade de Copenhagem, historiador da igreja e arqueólogo, enquanto Movers estudava teologia, e linguas orientais. No começo do século 20 escavações arqueológicas começaram a levantar evidências sobre a veracidade do relato biblico, a respeito da ocorrência de sacrificios humanos no culto de Moloque, também foram encontradas evidências de sacrificios de animais, se tal Deus de fato existiu, ainda é discutido no meio acadêmico, eu creio que futuramente será provado que ele de fato existiu assim como é relatado na biblia.

Levíticos 19 tem o relato de diversos mandamentos, um que chama a atenção particulamente é o do versículo 9 e 10, que fala em deixar parte da colheita destinada aos pobres e estrangeiros. Outro o que chama a atenção é a proibição da relação sexual entre animais de espécies diferentes. Normalmente não nasce animais novos desse tipo de relação, e quando nasce, nasce animais esteréis geralmente, como a Mula, ou o Bardoto, animais irracionais as vezes recorrem a esse tipo de prática, aparentemente devido a necessidades fisiológicas combinadas a frustração sexual, além de falta de controle dos seus impulsos institivos, por mais inteligentes que algumas espécies de animais possam ser. Também existe nesse mesmo versículo uma proibição de misturar 2 tipos de sementes, já ouvi falar que se você planta uma semente boa de determinada coisa, junto com uma comum da mesma coisa, que a tendência é que a maioria da colheita seja de qualidade comum somente, o que explicaria esse mandamento talvez, existe também certos tipos de sementes que se recomenda de fato que não se plante elas junto com outras espécies de sementes. O mesmo é dito sobre não misturar tecidos diferentes em uma roupa, o motivo para essa proibição em si eu desconheço.

No Versículo 27, é dito para não cortar os cabelos do lado da cabeça e nem para aparar as pontas da barba, em relação a deixar barba pelo menos eu já ouvi falar que era um costume cultural da epoca, um tipo de simbolo da masculinidade naquele tempo, na região em que o povo Judeu vivia, não me parecendo ser algo que interfira na salvação de ninguém, ter ou não ter barba.

No Versículo 28 era reprovada a pratica de se cortar por causa dos mortos, aparentemente em sinal de luto, o que aparentemente era um costume de outros povos, certamente se cortar não seria algo recomendado por razões obvias. Nesse mesmo versículo entramos em uma questão controversas que é a proibição de se fazer marcas no corpo, porque alguns acham que por isso fazer tatuagem é pecado. Vale ressaltar no entanto que a passagem da a entender que os pagãos marcavam seu corpo com algo que devia ser similar as tatuagens atuais em alusão aos mortos especificamente, o que pode indicar que isso era algum tipo de rito religioso deles, ou mesmo um costume cultural, não penso que isso tenha alguma coisa haver com alguém que por exemplo tatua uma flor no corpo, ou por respeito aos pais tatua o nome deles em seu corpo ou algo do tipo, uma tatuagem também não fere o corpo de forma que infrija ao meu ver a lei de preservar o corpo que é um templo para Deus, acho que só uma tatuagem de algo tenebroso se constitue em um pecado, ou uma tatuagem feita de maneira inadequada que pode trazer maleficios ao corpo, afetando então o corpo que é um templo para o espirito santo de Deus. No entanto esse é outro assunto controverso.

O Capitulo também destaca a desaprovação de costumes como o da adivinhação ou o da necromancia, que eram costumes religiosos praticados pelos povos pagãos da epoca, que até hoje são praticados em algumas religiões, como no meio ocultista.

Muitos ex satanistas dizem ter se dado conta em certo ponto que a adivinhação se dá por meio do auxilio de espiritos de procedência demoniaca, o que incluiria a necromancia, aonde você tem contato com os espiritos dos mortos supostamente para obter informações sobre o futuro, ex satanistas também alegam ter constatado em certo ponto que esses espiritos dos mortos na verdade eram espiritos demoniacos se passando por pessoas mortas. Assumindo que pelo menos parte de tais relatos sejam veridicos, isso por si só explicaria porque Deus proibia a pratica desses tipos de artes ocultistas que eram praticadas pelos povos pagãos que também eram envolvidos em sacrificios humanos, prostituição cultual e outras práticas nojentas. Hoje existe religiões que encorajam a comunicação dos mortos como o espiritismo, que leva seus membros a crer que realmente podem se comunicar quando quiserem com os espiritos do mortos, vale ressaltar no entanto que o espiritismo foi criado por um Maçom ( A Maçonaria é uma organização que tem lideranças conhecidas e respeitadas como Albert Pike e Manly P. Hall que alegam que ela é a continuação das antigas religiões pagãs de mistérios ) racista chamado Allan Kardec, me parece que esses tipos de religiões são enganos de Satanás, para levar pessoas a se envolver sem saber em armadilhas espirituais. As praticas diversas associadas a feitiçaria e ao ocultismo que eram praticadas por essas nações pagãs antigas, também eram proibidas na biblia, e ao que tudo indica eram ligadas a entidades demoniacas que davam poder aos praticantes delas por meio de comunhão com esses praticantes.

Em Levítico 19:33 e 34 O povo de Israel é instruido a respeitar e tratar com justiça os estrangeiros que viviam na terra deles, que deviam ser pessoas que abriram mão dos costumes de nações pagãs da região na epoca que realmente se envolviam em várias práticas reprovaveis. Inclusive um dos motivos para o povo Judeu ter sido exilado na Babilônia foi porque na epoca vinham tratando mal os estrangeiros que estavam em sua terra segundo o relato no livro do profeta Ezequiel se lembro bem, essa passagem de Levíticos mostra como Deus tinha amor pelos estrangeiros e recebia de braços abertos aqueles que não estavam envolvidos com pagânismo e queriam fazer parte do povo naquela epoca que Deus separou para ele. Inclusive muitas passagens da biblia fala da salvação no futuro chegar aos Gentios, o que se cumpriu no relato do novo testamento, quando Jesus enviou Paulo para pregar aos Gentios as boas novas. Em contradição a própria Torá, o Talmude Judaico ensina que os Gentios são seres não humanos, o que ao meu ver é uma doutrina de homens que se contradiz até mesmo ao o que a Torá e a Tanach ensina em relação ao tratamento que estrangeiros não envolvidos em práticas dos povos pagãos antigos deviam ter segundo o mandamento de Deus já naquele tempo antes da vinda de Cristo.

Em Levítico 20:9 é citado que não se deve amaldiçoar os pais, e que quem faz isso deveria morrer. Jesus cita tal lei como Mandamento de Deus nos evangelhos, mais há uma diferença em ao menos uma coisa, o rigor com o qual devia ser tratado quem cometesse tal pecado, enquanto no antigo testamento a pessoa era morta, é ensinado no novo testamento para as pessoas não julgarem uma as outras, como no caso da mulher adultera que de acordo com a lei de Moisés deveria ser apedrejada até a morte, mais no novo testamento foi poupada de tal punição, que foi reprovada por Jesus que apenas disse para a mulher se arrepender e não pecar mais, até porque no futuro seremos julgados por ele, o motivo para haver um rigor diferente em relação ao pecado cometido na epoca do antigo testamento é incerto, eu pessoalmente creio que esse rigor maior de alguma forma era necessário apesar de não ser o procedimento ideal, para manter o povo hebreu, sempre pronto a pecar no antigo testamento, e sempre se rebelando contra Deus, na linha, para que a promessa que Deus fez a Abraão de que por meio de sua descendência o mundo seria abençoado ( E o foi já por meio de Jesus Cristo ), e de que o povo Judeu nunca seria extinguido se cumprisse, pois o pecado leva a condenação e se todo o povo se corrompesse, então o povo Judeu poderia sumir da face da terra.

É deixado claro no fim do capítulo 20 que os povos da região foram rejeitados por Deus por ter seguido essas práticas que Deus estava proibindo os Judeus de seguir, que incluiam feitiçaria, idolatria, zoofilia, incesto, adultério, homossexualidade, agir com injustiça, não honrar os pais entre outras coisas.

O Capítulo 21 por sua vez fala de mandamentos relacionados aos sacerdotes, que não poderiam praticar costumes culturais da epoca de alguém de luto por alguém, exceto se fosse parente próximo, e que só poderiam se casar com uma virgem. Deficiências fisicas, doenças, ou lesões ou deformações sérias também impediam que um sacerdote pudesse oferecer pão a Deus, pessoalmente eu creio que isso tenha paralelo com o Messias, e seja um mandamento que represente simbolicamente a ele, que era o cordeiro sem defeito ( e também sem pecado ), que nunca teve nenhum osso quebrado, possivelmente por isso os animais sacrificados não podiam ter defeito também. É válido lembrar aqui que em Hebreus é dito que Jesus se tornou o alto sacerdote da Ordem de Melquisedeque, e que o sacerdócio Levita, era uma imitação terrena desse sacerdócio celestial, comandado por Jesus Cristo.

No começo do capítulo 22 é dado um mandamento sobre os sacerdotes não poderem estar impuros ao tocarem ou comerem as coisas sagradas, e também é dada instruções sobre quem pode ou não pode comer dos alimentos sagrados do templo.

No versículo 27 desse mesmo capitulo é dito que filhotes de animais so seriam aceitos como possivel sacrificio depois do oitavo dia, o que coincide com o mesmo tempo quando bebês eram circuncidados após nascer, o porque disso no entanto eu desconheço.

Em Levitico 23:13 é citada a medida do Him que é uma medida para liquidos que equivale a 6,2 litros.

Em Levitico 24 é contido o relato sobre um filho de mãe Israelita e pai Egipcio que é morto por blasfemar contra Deus. É relatado que o nome de sua mãe era Selomite que era filha de Dibri que fazia parte da tribo de Dã.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Selomite, tanto homens quanto mulheres tem esse nome no relato bíblico.

Também existe controvérsias sobre o significado do nome Dibri. Esse é o unico personagem bíblico que tem esse nome no decorrer de todo os livros das escrituras.

25:1 até 7 fala de como Deus ordena o povo a semear a terra por 6 anos, dando um ano de descanso para ela no sétimo, que é o sábado de descanso da terra.

Posteriormente as escrituras falam do Ano do Jubileu, que ocorre após 7 periodos desses de 7 anos, somando 49 anos e caindo no ano 50. Nesse ano não se podia semear a terra, mais se contava com a benção de Deus que abençoava as colheitas passadas para serem mais frutiferas, nesse ano sagrado, os escravos eram libertados e os campos dependendo do tipo de terra que for, voltavam a seus antigos donos. O capitulo também fala da terra ser de Deus na verdade, e vivermos nela como peregrinos, e das condições que permitiam que alguém pudesse recomprar alguma terra que vendeu. No mesmo capitulo era proibido que um irmão israelita fosse vendido como escravo, podendo ele somente ser um servo, para pagar sua dívida, o que mostra que Deus a esse tempo tolerava o comportamento de pegar escravos estrangeiros, apesar desse não ser uma conduta ideal, hoje quando mesmo os gentios foram chamados por Deus, eu penso que não seja licito fazer outros seres humanos serem seus escravos, lhe tirando a liberdade, e infrigindo o mandamento que ensina o ser humano a amar uns aos outros como a si mesmo, que já havia sido ensinado ao povo de Israel na lei levitica, sendo repetido no novo testamento como um dos 2 mandamentos mais importantes da lei de Deus.

Levítico 26 narra as consequências que o povo sofreria se andasse contrária aos estatutos que Deus estabeleceu, curiosamente é citado que uma das ultimas punições seria a do povo Judeu ser espalhado entre os outros povos, sendo exilado de sua terra, mais também é frisado que Deus nunca eliminaria totalmente o povo Judeu por causa do pacto que ele tinha com seus antepassados que lhe serviram fielmente. Uma grande enfase ao número 7 é dado nesse capitulo, que é um número que aparece frequentemente na Biblia.

Levítico 27 fala do ato de se dedicar uma pessoa, um animal ou um local a Deus.