Resolvi começar a fazer esses estudos sobre a Biblia, para mencionar curiosidades e o significado de palavras, e detalhes sobre personagens e locais citados na biblia e conclusões que eu consegui chegar em relação a versículos biblicos, que talvez possam ser pelo menos parcialmente uteis para leitores aprenderem mais detalhes em relação as escrituras sagradas.
Em Gênesis no capítulo 2 são citados os Rios que rodeavam o Jardim do Éden e suas localizações.
A origem do termo Éden em hebraico parece derivar da palavra acade edinu, que deriva do sumério E.DIN. Em todas estas línguas a palavra significa planície ou estepe. A Septuaginta traduz do hebraico ( gan ) “jardim” para palavra grego ( pa·rá·dei·sos ) paraíso. Devido a isso, temos a associação da palavra portuguesa paraíso com o jardim do Éden.
O rio Pisom rodeava uma terra chamada de Havilá. A região de Havilá citada em Gênesis 2:10 é geralmente associada tanto com a Península Arábica ou noroeste do Iêmen, mas no trabalho associado com o Jardim do Éden do arqueólogo Juris Zarins, as montanhas hijaz aparentemente atendem satisfatoriamente a descrição. Hejaz inclue tanto o Mahd adh Dhahab que o principal local de Mineração de Ouro da Península Arábica e também uma possível fonte do antigo rio Pisom, um nome bíblico que tem sido especulado que se refere a um rio agora seco, que anteriormente fluia 600 milhas ao nordeste do Golfo Pérsico através do sistema de Wadi Al-Batin. James A. Sauer, ex-curador da Harvard Semitic Museum, fez um argumento de geologia e história que Rio Pisom é relacionado ao Wadi Bisha, um canal seco, que começa nas montanhas de Hijaz perto de Medina. A pesquisa arqueológica liderada por Farouk El-Baz, da Universidade de Boston indica que o sistema do rio, agora prospectivamente conhecido como o Rio Kuwait, foi ativo durante o período de 2500 a 3000 aC. O Egiptologista Inglês David Rohl por sua vez identificou o Rio Pisom como o atual rio Uizhun, colocando Havilá a nordeste da Mesopotâmia. O Uizhun é conhecido localmente como o Rio de Ouro. Subindo perto do Monte Sahand, que serpenteia entre as minas de ouro antigas e filões de lápis-lazúli antes de alimentar o Mar Cáspio. Tais recursos naturais correspondem aos associados com a terra de Havilá descrita em Gênesis.
A Arábia, também conhecida como península Arábica ou Árabe, é uma vasta península localizada na junção da África e da Ásia, a leste da Etiópia e ao norte da Somália, ao sul da Palestina, da Jordânia e da Mesopotâmia, e ao sudoeste do Irã. É uma região majoritariamente de clima desértico.
O Iêmen é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. Al-Hijaz, é uma região no oeste da atual Arábia Saudita. Nessa região reside as cidades de Meca e Medina, muito importantes na religião Islâmica. Wadi Al-Batin é um rio intermitente na Arábia Saudita e Kuwait. O Kuh-e Sahand é o monte mais alto da província do Azerbaijão Oriental, no Irã. Lápis-lazúli, conhecido também como lápis azul, é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7000 a. C. em Mehrgarh, na Índia, situado nos dias de hoje no Paquistão. O mar Cáspio é o maior corpo de água fechado e interior da Terra em área, diversas vezes classificado como o maior lago do mundo ou um verdadeiro mar.
O famoso historiador Judeu Flávio Josefo associa o rio Pisom com o atual Rio Ganges. O rio Ganges também conhecido como rio Benares, é um dos principais rios do subcontinente Indiano, e um dos vinte maiores do mundo em fluxo de água. Suas águas se deslocam rumo ao leste através da planície do Ganges do norte da Índia até ao Bangladesh. Com 2510 km de extensão, nasce no Himalaia ocidental, no estado indiano de Uttarakhand, e desagua no delta do rio Sunderbans, na baía de Bengala.
O Rio Giom por sua vez é descrito como um rio que circunda, ou ao menos aquela epoca circundava a terra de Cuxe, Flávio Josefo supostamente o associava com o Rio Nilo. O Nilo é o rio mais extenso do mundo. Situado no nordeste do continente africano, sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no mar Mediterrâneo. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², abrangendo Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. Cuxe era um descendente de Cam, outro filho de Noé, ele também é conhecido por ter sido o pai de Nimrode. Os descendentes de Cuxe eram associados no passado pelos gregos com os Etiopes, originalmente Cuxe e seus descendentes viveriam supostamente em uma região que abrangeria o norte do Sudão, Sul do Egito, Etiopia, Eritreia e Somália, existe no entanto controvérsias em relação a isso, e alguns estudiosos acham que esse personagem biblico viveu no Sul da Arábia.
O terceiro rio que percorria o Eden era o Rio Tigre, que corria pelo oriente da Assiria. O rio Tigre é o mais oriental dos dois grandes rios que delineiam a Mesopotâmia, junto com o Eufrates, que corre desde as montanhas de Anatólia através do Iraque. De fato, o nome "Mesopotâmia" significa terra entre os rios. O Tigre tem 1.900 km de extensão. Nasce nos Montes Tauro da Turquia oriental e corre geralmente para sudeste até unir-se ao rio Eufrates, próximo a Al Qurna no sul do Iraque. Os dois rios formam o canal de Shatt al-Arab, que desemboca no Golfo Pérsico. Neste rio desembocam muitos afluentes, como o Diyala e o Zab.
A Assíria por sua vez foi um reino acádio semita em torno da região do alto rio Tigre, no norte da Mesopotâmia ( atual norte do Iraque ), e que dominou por diversas vezes ao longo da história os impérios existentes naquela região, desde a tomada da Babilônia até à sua reconquista. Seu nome vem de sua capital original, a antiga cidade de Assur.
A Mesopotâmia é a denominação de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas. O Iraque por sua vez é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irã, a sul pelo Golfo Pérsico, pelo Kuwait e pela Arábia Saudita e a oeste pela Jordânia e pela Síria. Sua capital é a cidade de Bagdá, era no território desse país aonde existia o antigo país da Mesopotâmia que é um local tão mencionado nos relatos biblicos, e que parece ter uma grande relação com a provavel localização do Jardim do Éden.
O quarto rio citado é o Rio Eufrates, ele é o é o mais longo e um dos mais historicamente importantes rios da Ásia Ocidental. Juntamente com o Tigre, é um dos dois rios que definem a Mesopotâmia. Originário no leste da Turquia, o Eufrates flui através da Síria e do Iraque para se unir ao Tigre no Chate Alárabe, que desemboca no golfo Pérsico.
Gênesis 3
O versículo 14 do capítulo 3 de Gênesis que fala do castigo da Serpente do Éden obviamente não é literal, até porque essa serpente é indentificada posteriormente com a figura de Satanás na biblia, talvez o intuito do versículo seja afirmar que Satanás sofreria uma maldição por ter cometido esse ato. A razão dele ser associado simbolicamente com a figura de um réptil criado por Deus é um mistério, como Satanás é chamado de um Querubim Ungido no livro de Ezequiel no capítulo 28, e Querubins são representados em formas de animais alados em alguns casos, já foi especulado que ele seria um tipo de Querubim Réptil, mais não existe nada nas escrituras que confirme isso, e nunca um querubim de Deus foi representado como um réptil alado na tradição religiosa judaica até onde eu saiba. O versículo 15 que segue a esse fala da luta que haveria entre a descendência de Satanás e a Descendência humana depois disso. No versículo 16 em diante é descrito as punições do homem e da mulher. As mulheres por causa de Eva sofreriam muito durante a gravidez, e seriam dominadas por seus maridos, o que talvez não acontecia antes disso. E os homens por causa de Adão também sofrem com diversas consequências relacionadas a sua queda espiritual. De qualquer forma tudo isso faz parte do plano de Deus e por meio de Jesus Cristo, podemos alcançar a vida eterna.
Existe controvérsias em relação ao o que significa o nome Adão e o nome Eva. Em algumas literaturas judaicas apócrifas é dito que antes de Eva, Adão teve outra mulher chamada Lilith, que se rebelou contra ele e copulou com demônios e deu a luz a novos demônios. Rabinos medievais que acreditam nessa tradição sugeriram que a mulher criada em gênesis 1:27 não seja a mesma Eva descrita a partir do capitulo 2 de Gênesis, mais Lilith. Lilith é uma figura da mitologia judaica, desenvolvida primeira no Talmude Babilônico. Se pensa geralmente que a personagem deriva em parte de uma classe historicamente muito antiga de demônios femininos chamados de Lilitu na religião mesopotâmica, encontrados em textos cuneiformes na Suméria, Acádia, Assíria e Babilônia. Obvio que essas fontes são extremamente duvidosas, e eu não consigo pensar em uma razão para isso não ser colocado na bíblia se fosse verdade mesmo, Lilith na verdade ao que tudo indica é um demônio da mitologia suméria, que foi associado por Rabinos Judeus posteriormente ao relato de Gênesis, no Talmude Babilônico. O Talmude é um livro sagrado dos judeus rabinicos ortodoxos , um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei, ética, costumes e história do judaísmo.
O versículo 24 fala pela primeira vez da figura dos Querubins. Os Querubins seriam uma classe elevada de seres espirituais que servem a Deus. Tradições judaicas antigas diferem sob a aparência deles, algumas falando deles terem aparência humana jovial e outras falando deles não terem aparência corpórea. Os seres com 4 rostos diferentes que Ezequiel vê em Ezequiel 1, são Querubins, se acredita que os 4 seres viventes descritos em Apocalipse 4 também são. Em 2 Samuel 22 e no Salmo 18 é citado que Deus vinha resgatar a David, em cima de um Querubim. Em Isaías 37:16 é dito que Deus está entronizado acima dos Querubins. Segundo a tradição judaica, os Querubins seriam uma classe angelical, e segundo ao Zohar, um livro do Misticismo Judaico, mais conhecido como Cabala, os Querubins são liderados por um Querubim chamado Kerubiel. De acordo com a interpretação da teologia medieval, eles seriam a segunda mais alta classe angelical.
Uma curiosidade que pode ser mencionada sobre as fruta da Arvore do conhecimento é que no capítulo 31 do Primeiro Livro de Enoque, um livro apócrifo citado na Epistola de Judas, e que era bem conhecido por muitos cristãos primitivos, é mencionado que a Arvore do conhecimento era similar a uma Tamareira, e que ela dava frutos que eram similares a uvas extremamente finas, essa arvore também tinha uma fragância muito forte, que podia ser sentida de longa distância.
Gênesis 4:1 e 2 fala do nascimento de Caim e de Abel. Existe controvérsias em relação ao o que significa Caim. Enquanto Abel significa algo como Respiração ou vanglória, talvez sendo uma referência ao fôlego da vida concedido por Deus a ele. De acordo com a tradição judaica e outras fontes, Caim não seria o filho de Eva, mais sim um filho que Eva teve com Samael, a Serpente, ou Satanás no Jardim do Éden. O autor cristão Tertuliano acreditava que ele era o filho do Diabo ou de algum anjo caido. Se isso é verdade eu não sei afirmar, no entanto a Bíblia dá a entender que Caim de fato era filho de Eva com Adão, o que me faz não acreditar nessas tradições extra biblicas. Samael é um arcanjo citado na tradição do talmude, um tipo de arcanjo que seria um acusador, sedutor e destruidor, sendo mal e bom ao mesmo tempo de acordo com tal tradição. Escritos Rabinicos retratam Samael como o anjo guardião de Esaú e patrono de Edom ou do Império Romano. Ele é um arcanjo que quer que os homens façam o mal de acordo com tal tradição, sendo ao mesmo temo o principal arcanjo da morte de Deus. ( Eu pessoalmente penso que na verdade Samael seja referência a algum anjo caido ou demônio. ) Uma tradição rabinica também fala de Caim e Abel terem irmãs gêmeas supostamente.
Gênesis 4: de 9 a 17 fala do castigo de Caim por ter matado seu irmão Abel.
Algumas coisas não são bem esclarecidas nesse trecho, Eva é chamada de mãe de todos os seres humanos em Gênesis 3:20, mais a biblia declara que ela só havia tido nessa altura 2 filhos, de quem Caim tinha medo então ? E com que mulher ele casou ? É improvavel que tenha sido com uma filha de Sete considerando que ele se afastou de onde estavam os seus pais. Há quem creia que a criação do homem de Gênesis no capitulo 1 um seja uma criação anterior a criação de Adão citada no capitulo 2, e não a mesma criação, mais nesse caso Eva não deveria ser chamada de mães de todos seres humanos. É possivel também que no periodo em que Eva esteve no Éden, ela tenha tido outros filhos que não são mencionados, antes de Adão e Eva sofrerem a queda espiritual que sofreram, devido a sua desobediência a Deus. O sinal colocado em Caim é algo misterioso também, na tradição judaica alguns rabinos deram opiniões a respeito do tema, um conhecido rabino chamado Abba Jose ben Hanan disse que Deus fez um chifre crescer na cabeça de Caim, em outra fonte judaica rabinica conhecida como Genesis Rabba é dito que Caim se tornou um exemplo para os penitentes, o conhecido Rabino Francês medieval Rashi disse que a marca era uma das letras do tetragrama sagrado, enquanto o Zohar fala que a marca era uma das 22 letras do alfabeto hebraico. Não sei também muita coisa sobre esse local chamado de Node, exceto que a palavra significa algo como fugitivo ou errante. Não é dito o nome da sua mulher, e é somente especificado que Caim teve um filho que se chamava Enoque, que não deve ser confundido com o personagem biblico Enoque que é um descendente de Sete, o terceiro filho de Adão citado na Biblia. O nome de Enoque significa algo como o iniciado, o dedicado, o consagrado, de fato o primeiro filho de Caim recebeu uma homenagem, ao seu pai edificar uma cidade, ao qual ele deu o nome de seu próprio filho.
De Gênesis 4: de 18 a 24 são citados descendentes de Caim.
Irade possivelmente significa algo como fugitivo. O nome dele parece ser uma referência a situação de Caim.
Meujael significa ferido ou atingido por Deus. O nome dele parece ser uma referência a situação de Caim.
Metusael possivelmente significa algo como Homem de Deus.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Lameque. Existe também outro personagem com esse nome que foi o pai de Noé.
Ada significa Ornamento.
Zilá talvez signifique Sombra.
De acordo com as escrituras, Jabal, um descendente de Caim, teria sido aparentemente o primeiro homem que habitou em tendas e que possuia gado na história da humanidade, Jabal significa algo como liderando, fluindo ou movendo.
Enquanto outro descendente de Caim chamado Jubal foi o primeiro homem a tocar harpas e flautas, seu nome significa algo como música, som alegre ou jubileu.
Outro descendente de Caim foi Tubalcaim que fazia objetos cortantes de ferro e bronze.
Naamá significa doce ou agradavel. Um midrash diz que ela foi a mulher de Noé, apesar que no livro dos justos, um livro apócrifo citado na bíblia, que aparentemente tinha certo valor histórico pelo menos para os Judeus, é dito que a Naamá que se casou com Noé, era uma filha do Enoque que descende de Sete, e não do Enoque que descende de Caim. O teólogo John Gil associava essa Naamá com a esposa de Cam, filho de Noé. Em algumas tradições Cabalisticas essa personagem bíblica é associada a figura de um demônio, que também é chamado de Naamá. No Zohar que é um livro importante do misticismo Judaico, Naamá é uma das mulheres do arcanjo Samael, ela junto com Lilith supostamente causa epilepsia em crianças. No Zohar que obviamente é uma fonte duvidosa também fala que esses 2 demônios femininos tiveram um filho demônio de Adão que se tornou as pragas da humanidade, em algum periodo entre a morte de Abel, até o nascimento de Sete, lembrando que Adão e Eva só tiveram Sete quando Adão tinha 130 anos.
Novamente são faladas coisas misteriosas em relação a marca de Caim que por alguma razão desconhecida são herdadas aparentemente por descendentes dele, considerando o que Lameque seu descendente declara, esse Lameque por sinal não deve ser confundido com outro personagem com o mesmo nome que descende de Sete, filho de Adão,o nome Lameque significa algo como abaixo ou pobre dependendo do contexto.
Em Gênesis 4: 25,26 é falado do nascimento do terceiro filho de Adão Sete, que teve um filho chamado Enos
O terceiro filho de Adão e Eva mencionado na Biblia se chama Sete, na lingua portuguesa a palavra sete representa um número, mais também é a transliteração do nome desse personagem biblico. Sete significa algo como o apontado. O famoso historiador Judeu Josefo retrata Sete como um sujeito virtuoso e de excelente cárater, seus descendentes teriam supostamente inventado segundo ele a sabedoria dos corpos celestiais, montando os pilares dos filhos de Sete, nos pilares existiam inscrições de muitas invenções de descobertas cientificas, notavelmente na area da astronomia. No livro dos Jubileus é declarado que Sete casou com sua irmã Azura, que teria sido supostamente a mãe de Enos.
Sete por sua vez teve um filho chamado Enos, apesar de não ser especificado com que mulher ele teve esse filho ( Provavelmente com uma filha de Adão ), seu nome significa algo como mortal ou homem fragil e miseravel. Em seu tempo se começou a invocar o nome do Senhor Deus, a expressão Deus na biblia costuma ser uma tradução da expressão hebraica Elohim, e a expressão Senhor costuma ser uma tradução da expressão hebraica Adonai, e não da expressão Baal como muitos equivocadamente pensam, que significa "senhor", em um contexto diferente da palavra Adonai.
No capítulo 5 de Gênesis é descrita a Genealogia de descendentes de Adão, desde seu Filho Sete, até Noé e seus 3 filhos.
Talvez Sete teve seu filho Enos com alguma dessas filhas desconhecidas que Adão teve depois dele, mais não da para saber se foi isso que ocorreu com certeza absoluta. Chama a atenção nesse versículo, a declaração de que Adão teria vivido 930 anos, posteriormente os personagens biblicos após o diluvio começariam a parar de viver tanto, mais existe promessas proféticas no livro de Isaías, aparentemente relacionadas ao Milênio de paz depois da grande tribulação, que falam que os seres humanos voltarão a viver muito mais do que vivem hoje, estando jovens ainda com 100 anos.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Cainã. De acordo com o livro dos Jubileus, sua mãe foi Noam, mulher e irmão de Enos, enquanto sua mulher foi Mualeleth que também foi sua irmã.
Maalalel possivelmente significa algo como Louvor de Deus.
Jarede significa algo como descender, aquele que descende, ele foi o pai de um dos personagens mais misteriosos da Biblia, que tem o mesmo nome do primeiro filho de Caim, Enoque. Segundo o livro dos Jubileus sua mãe se chamava Diná, e ele casou com uma mulher chamada Beraka.
Enoque ao que tudo indica de acordo com o relato bíblico foi arrebatado vivo por Deus, e nunca chegou a morrer, a Bíblia não da nenhum detalhe sobre o que ocorre com ele após isso, existe na tradição judaica, um livro bem conhecido, chamado de Primeiro Livro de Enoque, que não foi inserido na Tanach que é a compilação Judaica de textos considerados inspirados, mais conhecida no ocidente como o antigo testamento. No entanto alguns lideres antigos da igreja primitiva consideravam o livro inspirado, e ele só foi retirado da lista de livros canônicos no quarto século após de cristo, ele é citado na Epistola de Judas, o que passa a impressão de que o livro no minimo tem um valor histórico, mesmo que alguém possa achar que ele não é inspirado, ele tem muitas profecias sobre o fim dos tempos, relatos sobre o que realmente ocorreu no tempo antes do Dilúvio, e até citações em relação ao Messias, falando dele estar sentado ao lado de Deus. Muitas pessoas pensam que Enoque pode vir a ser uma das 2 testemunhas citadas no livro do Apocalipse, que serão mortas e serão em seguidas ressucitadas por Deus, pois além dele até onde se sabe, o unico servo de Deus que também foi arrebatado vivo, foi o profeta Elias, muitos pensam que os 2 seriam as 2 testemunhas descritas no livro do Apocalipse. O primeiro Livro de Enoque não deve ser confundido com o segundo e terceiro livro de Enoque, que são outros livros diferentes. Na literatura rabínica, no texto conhecido como Targum Jonatã que interpreta passagens da bíblia, Enoque é retratado como um homem piedoso que virou o escriba de Deus, depois que foi arrebatado aos céus.
Matusalém ou Metusalém é conhecido por ser o homem que é descrito como aquele que teve maior longevidade em todo o relato biblico, vivendo 969 anos ao todo. No livro dos Jubileus é dito que a mãe de Matusálem como sua mulher que não eram a mesma pessoa, se chamavam Edna. O livro dos Justo fala de uma situação aonde Matusalém e seu neto Noé, tentam persuadir pessoas a se voltarem para o bem de novo, Matusalém morreu supostamente logo depois da arca ficar pronta.
No capitulo 105 do primeiro Livro de Enoque, é descrito que Lameque fica surpreso quando vê que seu filho Noé, é muito branco, e tem o cabelo com a cor de lã, se assemelhando a aparência de anjos, quando ele abriu os olhos, o quarto aonde nasceu teria ficado cheio de luz, Enoque então no relato acalma Lameque, explicando para ele o que iria ocorrer com Noé, que seria um grande servo de Deus, e um sobrevivente do grande dilúvio que viria.
Noé significa por sinal significa algo como descanso, alívio, conforto, talvez seu pai já soubesse de alguma forma, que seu filho se tornaria um importante servo de Deus, quando escolheu esse nome para ele, ou então a alegria de ter tido esse filho foi um consolo para ele, e Lameque pode ter sido inspirado por Deus para escolher justamente esse nome para seu filho, que seria incubido de construir a arca para não permitir que humanidade fosse toda consumida pelo o dilúvio enviado por Deus.
Esses 3 filhos entraram com ele na Arca, e segundo a Biblia aparentemente todos povos que vieram a existir depois do Dilúvio descendem deles. O nome de Sem significa algo como nome, fama ou reputação, talvez sendo relacionado ao fato de Noé lhe abençoar a ele e seus descendentes posteriormente, e de seu nome ficar famoso por meio deles ( É de Sem que descende o povo Judeu por exemplo, com quem Deus tem uma aliança eterna ). O nome Cam pode significar algo como quente, paixão ou intensidade ,enquanto o nome Jafé significa algo como prolongar, se multiplicar ou aumentar, seu nome parece ter relação também com a Benção que Noé deu a ele posteriormente.
Gênesis 6: 1 até 8 narra um episódio misterioso, que fala da relação dos filhos de Deus com as filhas do homens, o que levou Deus a tomar a decisão de causar um Dilúvio na terra.
A expressão filhos de Deus, é tradução da expressão Bnei Elohim, que no antigo testamento só era utilizada em relação a seres celestiais, que conhecemos popularmente como anjos apesar de haver diversas classes distintas deles. Aparentemente no versículo é dado a entender que porque a terra foi corrompida naquele tempo, os homens passariam a viver menos tempo no futuro, o que de fato aconteceu. Os gigantes que nasceram dessa relação, se tornaram homens famosos na antiguidade, e de acordo com a interpretação original da passagem, da qual o conhecido historiador Judeu da antiga história Judaica Josefo fala, além de outras fontes, os filhos de Deus eram anjos caidos, que tiveram uma relação proibida com mulheres humanas, acarretando no nascimento dessa linhagem impia de gigantes, que estavam corrompendo a terra. É notavel que a passagem da a entender que depois do tempo de Noé, esse fenômeno iria se repetir, o que poderá de fato ser observado posteriormente. O relato de seres gigantes, em alguns casos de natureza maligna, não é dificil de ser achado em diversas culturas diferentes ao redor do mundo. Outro detalhe notavel é que o primeiro Livro de Enoque que foi citado na Epistola de Judas descreve que de fato foi isso que ocorreu no tempo de Noé, descrevendo com detalhes tal incidente. Na cultura aramaica a expressão Nefilim, que é associada aos filhos desses Bnei Elohins, que eram gigantes, era associada a descendência de Órion. Na mitologia grega Órion é um caçador que Zeus colocou nos céus, entre as estrelas da constelação de Órion.
Gênesis 7:13 fala que Noé, seus 3 filhos, sua mulher e a mulheres de seus filhos foram os unicos seres humanos a entrar na arca que ele construiu. Uma curiosidade sobre o Dilúvio é que em 1 Pedro 3:18 até 21 é feito um paralelo entre o Dilúvio com o batismo com agua de João Batista.
Esses seriam os seres humanos dos qual toda humanidade descende hoje supostamente, já ouvi falar alias de evidências cientificas, que apontam para a possibilidade de ter ocorrido de fato um dilúvio de proporção mundial, apesar de existir controvérsias em relação a esse tema. Já ouvi falar relatos em tradições judaicas rabínicas sobre esse incidente, alguns deles falam que Noé tentou avisar seus vizinhos sobre o que iria acontecer, sendo ignorado ou ridicularizado por isso. Supostamente Deus colocou animais ferozes a frente de Noé e seus familiares, para lhes proteger de pessoas depravadas que queriam impedir que ele entrasse na arca. Um midrash judaico, conta que foi Deus ou anjos que separaram os animais para entrar na arca. No Sanhedrin que é um tratado judaico rabínico conhecido, é informado que Noé alimentou os animais da arca pelo ano inteiro e não dormiu nesse periodo, o que parece impossivel, apesar que tudo é possivel para Deus, no entanto é válido ressaltar que fontes rabínicas com informações extra bíblicas não são confiaveis como a fonte bíblica em si é. De acordo com essa mesma fonte os animais eram os melhores de suas espécies, e se comportavam muito bem, e não procriaram no periodo em que estiveram na arca.
De acordo com o livro dos Jubileus, o nome da mulher de Cam era Na'eltama'uk. Depois que seu filho foi amaldiçoado ele deixou o monte ararate e montou uma cidade com o nome de sua mulher no lado sul da montanha. Ele teria recebido supostamente de acordo com a mesma fonte uma terça parte da terra, basicamente tudo ao Oeste do Rio Nilo, e ao sul de Cádiz, cidade no sudoeste da Espanha.
Jafé é considerado na tradição bíblica como o ancestral de povos europeus e alguns asiáticos. O famoso erudito e arcebispo chamado Isidoro de Sevilla, associou Jafé a maioria das nações européias. Essa crença de Isidoro foi adotada por outros eruditos europeus posteriores a ele. Se acreditava que os Sarmatianos descendiam de Jafé, Sarmatismo era o estilo de vida dominante, a cultura e a ideologia da classe social de nobres da Primeira República da Polônia de XVI ao século XIX. Josefo em relação aos descendentes de Jafé declarou o seguinte, no livro Antiguidades Judaicas. "Jafé, o filho de Noé, teve 7 filhos, eles habitavam inicialmente um local entre as montes Tauros e Amanus, eles procederam ao longo da Ásia, até o rio Tanais, e até a Europa em Cádiz, se estabelecendo nessas terras aonde ninguém havia habitado antes.
Os descendentes de Sem seriam a raça semitica, os de Cam a raça Camitica, e os de Jafé, a raça Jefítica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário