Blog voltado a falar de curiosidades sobres locais, citações e personagens bíblicos.
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Gênesis - Parte 2
Gênesis 8:14 fala que a Arca repousou na montanha de Ararate.
Ararate é a mais alta montanha da Turquia moderna. Atualmente ela possui 2 picos, o Grande Ararate e o Baixo Ararate.
Gênesis 8:20 fala do Altar que Noé montou em dedicação a Deus.
Não é bem explicado como Noé levou todos os animais e como eles se mantiveram vivo, deve ter sido algo que ele só conseguiu fazer por meio do poder de Deus. É interessante notar nesse versículo que ele já tinha o costume religioso de oferecer sacrificios de animais que seria praticado por descendentes seus, e depois ensinado pelo sacerdócio Levita ao povo de Israel.
Gênesis 9:4 fala da proibição do consumo de carne com sangue.
Essa é uma das proibições mais repetidas na biblia, foi recomendada até aos Gentios que estavam se convertendo a fé em Atos 15.
Gênesis 9:6 Fala que aquele que mata um homem será morto por um como punição, porque Deus o homem segundo a sua imagem.
Os 10 mandamentos não haviam sido apresentados ainda, mais esse tipo de passagem dá a entender que Noé já tinha sido instruido em leis de Deus, sendo obediente e fiel, ele foi poupado de ter sido morto pelo grande Dilúvio.
Em Gênesis 9:11 até 17 Deus faz uma aliança eterna com Noé e com todos seres viventes da terra.
O Arco Iris no contexto biblico representou nesse tempo essa Aliança eterna que Deus fez com Noé, que seria feita com descendentes seus também.
Gênesis 9:18 até 27 fala da Benção de Noé a Sem e Jafé e da maldição dele a Cam e a seu filho Canaã.
Cam foi o pai de Canaã, o patriarca do povo Cananeu, e por causa desse incidente mal explicado, em que ele deve ter feito algo errado, Noé ficou zangado e amaldiçoou seu filho a ser servo de Sem e de Jafé. Canaã inclusive era o antigo nome da região conhecida hoje como Israel, isso porque anteriormente o povo Cananeu vivia lá. Aparentemente o nome Canaã tem haver com o verbo hebraico Kana, significando algo como ser trazido em sicronia. Na tradição judaica rabínica foram citadas algumas opiniões sobre o que supostamente realmente teria ocorrido nesse incidente. Nos comentários do Rabino medieval francês, que cita outras fontes rabínicas, ele fala do tema e cita possiveis explicações citadas por rabinos para o que realmente ocorreu nesse incidente. De acordo com tais fontes, Cam teria castrado o seu pai, algumas fontes afirmam que ele também teria tido relações homossexuais com ele, se aproveitando de seu pai estar muito desorientado por estar bêbado. A punição dos Etiopes e dos Egipcios de serem levados prisioneiros com as nadegas descobertas, descrita em Isaias 20:4 seria de acordo com essa cp, fpntes rabínicas consequência desse ato de Cam. É válido lembrar que supostamente os Egípcios do tempo de depois do dilúvio descenderam de Mizraim, e que os Etiopes descendiam supostamente de Cuxe, e ambos foram filhos de Cam. Noé teria ficado revoltado porque não poderia ter um quarto filho, e por isso teria amaldiçoado dos filhos de Cam, justamente Canaã, que teria sido o quarto filho de Cam, Cam teria castrado seu pai por ambição, pensando no que Caim fez a Abel, segundo a sua opinião descrita em fontes rabínicas não somente por inveja como descrito na bíblia, mais porque ele desejava herdar o mundo inteiro que anteriormente a isso seria dividido para os 2. Não me parece que ele pensava em matar seus irmãos, mais certamente ao menos de acordo com essa tradição, ele não queria ter que dividir o mundo com mais nenhum irmão, o que diminuiria a parte que seria herdada por ele. Por essas razões, Canaã e seus descendentes teriam que ser servos de Sem, e curiosamente, eles viveram anteriormente na Terra que Deus depois deu aos Israelitas, na tradição Rabínica é mencionado inclusive que Canaã seria um servo pagador de tributo, e que quando os Israelitas fossem exilados, eles ainda comprariam escravos cananeus. Se essa fonte for verdadeira, Canaã e seus descendentes acabaram pagando pelos pecados de seu pai, ao menos por 4 gerações possivelmente, já que em Êxodo é descrito que os pecados de alguém podem afetar negativamente a vida de seus descendentes até a quarta geração depois dele.
Gênesis 10:2,3 e 4 Cita Jafé, seus filhos, e alguns dos seus netos.
Gomer significa completar ou terminar, esse personagem costuma ser associado aos Cimérios que foram habitantes do norte do mar negro, atuais Ucrânia e Rússia. Os cimérios foram um antigo povo indo-europeu que viveu ao norte do Cáucaso e do mar de Azov por volta de 1300 a.C. até que foram expulsos para o sul, pelos citas, chegando à Anatólia por volta do século VIII a.C. Linguisticamente costumam ser classificados como iranianos, ou, possivelmente, trácios governados por uma classe dominante iraniana, uma curiosidade em relação é Gomer, é que seus descendentes são associados na profecia de Ezequiel 38, as nações que invadirão Israel, provavelmente no fim da tribulação, sob ordem do anticristo, chamado nessa profecia de Gogue.
Magogue é um nome que do qual existe controvérsias sobre seu significado original, de qualquer forma seus descendentes foram associados pelo historiador Judeu Josefo ao povo Cita, também conhecido como Magoguitas. O povo Cita era um povo nômade que por toda a Antiguidade Clássica dominaram a estepe pôntico-cáspia, conhecida à época como Cítia. A maior parte das informações que perduraram a respeito dos citas vem do historiador grego Heródoto, que os descreveu em sua obra Histórias ( século V a.C. ) e pelos achados arqueológicos, como as belas obras em ouro encontradas nos kurgans ( mamoas ) na Ucrânia e sul da Rússia. O povo cita é retratado como um povo que vivia em uma região da atual Rússia, e também em regiões da Asia Central. Os países que fazem parte da região da Asia Central são Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão além de partes da China, Afeganistão, India, Irã, Mongólia, Paquistão e Rússia. Um rabino do século 19 chamado Shlomo Ganzfried associou associou os descendentes de Magogue especificamente com o povo Mongol, mencionando um escritor arabe que chamou a Grande Muralha da China de Magog. Muitos na antiguidade associavam o povo germânico Godo com Gogue e Magogue também. Em Ezequiel 38 a figura do principe invasor de Israel que eu penso que seja associada ao Anticristo é conhecida como Gogue que é uma pessoa da terra de Magogue, então é significativo por isso saber aonde os descendentes de Magogue viviam antigamente ao que tudo indica.
O nome Madai parece ter ligação com o verbo hebraico madad que significa medir, a expressão é associado ao povo Medo que formou junto com os Persas o Império Medo-Persa posteriormente. Os medos foram uma das tribos de origem ariana que migraram da Ásia Central para o planalto Iraniano, posteriormente conhecida como Média.
Javã significa homem de Lama, os Gregos eram supostamente conhecidos pelos hebreus por esse nome, os descendentes de Javã seriam o povo Jônio que viveram na Ásia Menor, posteriormente parte deles viveram em regiões como a Grécia, Espanha e partes da Italia e do Chipre supostamente. A Asia Menor se localiza no atual território da Turquia.
O nome Tubal deriva do verbo hebraico Yabal que significa geralmente trazer, carregar, liderar e conduzir. Josefo relacionou Tubal a região transcaucasiana que era chamada pelos gregos e romanos de reino da Iberia, que se localiza no que hoje seria o leste e sul da atual da geórgia, muitos dos seus descendentes da região são associados a esse antigo império. Segundo Josefo o povo dessa região descendia do personagem biblico Tubal. Existe outras fontes historicas que dizem que tribos espanholas e italianas descenderam também de Tubal como esse povo do antigo reino da Iberia. Inclusive um historiador georgiano e pessoas do povo do pais alegam que seja realidade essa descendência de boa parte do povo da Geórgia em relação ao personagem biblico Tubal. Tubal também é citada na profecia de Ezequiel 38 como uma das nações em que Gogue é Principe, que participarão da invasão dele a Israel.
Existe controvérsias em relação ao nome Meseque. Meseque é associado por Josefo a um povo chamado de povo Muski que viveu em uma região que se localiza atualmente na Turquia na região da Capadócia, eles costumam ser associados por diversas fontes históricas com uma tribo georgiana chamada de Moschois ( Já ouvi falar alias que o nome Moscou da capital da Russia e de um rio russo chamado tobolsky tem relação com os personagens biblicos Meseque e Tubal, não sei se é verdade ) ou de Meskhetianos, uma parte deles viveram perto do rio eufrates também. Existe na geórgia tradições que ensinam que pessoas do seu pais, como de outros paises do Caucaso como armênia descendem de fato do personagem biblico Meseque como Josefo falou. Outra fonte histórica oriunda do importante teólogo romano do século 3 depois de cristo, Hipolito indentifica que haja descendentes de Meseque entre o povo do antigo reino de Iliria, que corresponde hoje em dia a paises do noroeste dos Balcãs como a Sérvia e Croacia entre outros. Meseque é o outro principado dominado pelo Principe Gogue na Profecia de Ezequiel 38 juntamente com Tubal.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Tiras, alguns estudiosos têm especulado que seus descendentes estiveram entre os componentes dos Povos do Mar, conhecido pelos egípcios como Tursha e pelos gregos como Tyrsenoi. O historiador judeu Flávio Josefo escreveu que Tiras foi o antepassado dos thirasians, que os gregos conheciam como os Trácios. Os trácios foram um povo indo-europeu, habitantes da Trácia e regiões adjacentes ( territórios dos estados modernos da Bulgária, Romênia, Moldávia, nordeste da Grécia, Turquia Europeia e noroeste da Turquia Asiática, leste da Sérvia e partes da Macedônia ).
Existe controvérsias em relação ao que significa o nome Asquenaz, os descendentes de Asquenaz também descenderiam do povo Cita. de Asquenaz, deriva o termo asquenazim, que é associado a Judeus que viviam na região da Europa Oriental e Central, a expressão Asquenaz chegou a ser associada a Judeus alemães.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Rifate. Algumas tradições irlandesas dizem que Rifate foi antepassado dos Celtas, e de acordo com Flávio Josefo, Rifate também pode ter sido supostamente o antepassado dos Paflagónios. Celtas é a designação dada a um conjunto de povos , organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-europeia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do segundo milénio a.C.. A primeira referência literária aos celtas foi feita pelo historiador grego Hecateu de Mileto no século VI a.C.. Paflagônia era o nome da antiga região da costa do Mar Negro no norte da Anatólia central, entre as também antigas regiões da Bitínia, a oeste, e do Ponto, a leste, e separada da Frígia por um prolongamento para o leste do monte Olimpo bitínio.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Togarma que supostamente significaria os filhos de Gomer que vivem nas montanhas, Togarma costuma ser considerado o ancestral dos povos do Cáucaso do Sul, no caso Geórgia e Armênia, havia uma vila de descendentes de Togarma no sul da Turquia que tinha o nome de Togarma, particulamente na região dos montes tauros, e já li especulações a respeito da ligação de descendentes de Togarma com algumas Tribos Citas que viviam em outras regiões da Turquia também. Togarma é outra nação que aparece em Ezequiel 38 como uma das nações que invadirá Israel, no tempo do fim da tribulação.
A primeira parte do nome de Elisá, é uma forma diminuida da expressão hebraica Elohim, a palavra Elohim dependendo do contexto pode significar Deus, altissimo, poderoso, juiz e etc, e costumava ser utilizada pelo povo hebreu para se referir a seu Deus, como também podia ser usada com outro contexto em relação a entidades espirituais poderosas que serviam a Deus, ou até em relação a autoridades humanas, povos pagãos que falavam linguas semiticas usavam essa expressão ou palavras similares para se referir as vezes a Deuses pagãos, como no caso do Deus Cananeu conhecido como El. Josefo associou os descendentes de Elisá com a tribo Eólica. Os eólios ou eólicos foram uma das quatro tribos originais da Grécia Antiga, juntamente com os aqueus, jônios e dórios. Outras fontes associam Elisá com o atual Chipre, que já teve uma parte de sua região conhecida como Alasia. Na mitologia Lusitana, Elisá é retratado como o suposto fundador da vila de Luso em Portugal. O orador e mitógrafo Português Padre António Vieira refere-se a Elisá como fundador e epónimo de Lisboa e Lusitânia quando ele veio à Ibéria com o seu tio Tubal supostamente, esse Padre disse que a expressão Elisios da mitologia grega deriva dele também. Os Campos Elísios é o paraíso na mitologia grega, um lugar do mundo dos mortos governado pelo Deus Hades, oposto ao Tártaro que é um local de eterno tormento e sofrimento.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Társis que pode significar possivelmente bater ou despedaçar, Társis por sinal também é o nome de uma cidade citada na Biblia, no entanto ainda não foi possivel estabelecer sem sombra de dúvida aonde essa cidade realmente se localizava. Já ouvi falar que no livro com compilação de textos teológicos/históricos da antiguidade conhecido como Livro da Abelha, escrito por Salomão, o antigo Bispo de Baçorá, Társis é ligado a Cilicia, uma região que se localiza hoje na atual Turquia, se isso é verdade já não posso afirmar.
Eu particulamente não encontrei o significado do nome Quitim, mais fiquei a par de que ele é considerado algo como o ancestral do povo Cipriota, citado como tal por Josefo, apesar da expressão Quitim também ser utilizada para se referir a Ilhas do Mediterrâneo no geral.
Dodanim costuma ser associado a Ilha de Rodes na Grécia, famosa pelo Colosso de Rodes, um monumento dedicado a um Deus Pagão que foi considerado uma das antigas maravilhas do mundo que não existe mais. No Livro da Abelha ele também é retratado como o ancestral do antigo povo Macedônio.
Gênesis 10:6 e 7 Cita os filhos de Cam e os descendentes de Cuxe que foi um de seus filhos.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Cuxe, personagem biblico que costuma ser associado a Etiopia, ao Sudão e outros paises africanos, como já falei dele anteriormente, passarei a falar de outras curiosidades em relação a outros filhos de Cam.
Mizraim era o nome hebreu para a terra mais conhecida como terra do Egito, provavelmente depois do Dilúvio, os descendentes do Egito eram nada mais do que descendentes desse filho de Cam.
Pute é indentificado como o ancestral do povo Libio na Biblia, os descendentes de Pute estão possivelmente entre aqueles que atacarão Israel no fim dos tempos, pois Pute é citado entre as nações que atacarão Israel na descrição de Ezequiel 38.
Já falei um pouco de Canaã anteriormente, e como o povo Cananeu que descende dele vivia na região conhecida hoje como Israel.
Possiveis significados do nome Sebá seriam "Ele bebeu vinho", embeber ou bêbado. Não consegui muita informação sobre esse personagem biblico.
Além do Havilá descendente de Sem, existia um filho de Cuxe chamado dessa mesma forma, o nome Havilá pode significar algo como "produzir", ou estar trêmulo de dor. Também não consegui muita informação sobre esse personagem biblico.
Existe controvérsias em relação ao o que significa o nome Sabtá, é possivel que talvez ele seja um ancestral do povo Sabeu que fundou o Reino de Sabá.
O nome Raamá significa algo como alto, exaltado, ou trovão. Raamã também é o nome de uma cidade Israelita e de um país citado na Biblia.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Sabtecá, é possivel que talvez ele seja um ancestral do povo Sabeu que fundou o Reino de Sabá.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Sabá. Costuma-se associar esse filho de Raamá ao povo Sabeu que fundou o reino de Sabá, mais não se sabe se isso é verdade, outra fonte associa o reino de Sabá a outro personagem bíblico chamado Sabá.
Dedã significa algo como conduzindo adiante. Os descendentes dele aparentemente se estabeleceram entre os filhos de Cuxe na costa noroeste do presente Golfo Pérsico. O golfo Pérsico é um golfo localizado no Oriente Médio, como um braço do mar da Arábia, entre a península da Arábia e o Irã.
Gênesis 10:8 e 9 fala de um famoso filho de Cuxe, chamado Nimrode
O Talmude Babilônico ( Erubin 53a ) declara a respeito de Nimrode que "Então, por que foi ele chamado de Ninrode? Porque incitou todo o mundo a se rebelar contra a Sua soberania. Segundo a Bíblia, o reinado de Nimrod incluía as cidades de Babel, Ereque, Acádia e Calné, todas na terra de Sinear ou Senaar. Foi, provavelmente, sob o seu comando que se iniciou a construção de Babel e da sua torre. Tal conclusão está de acordo com o conceito judaico tradicional. Josefo no livro Antiguidades Judaicas comenta sobre Nimrode que ""Pouco a pouco, transformou o estado de coisas numa tirania, sustentando que a única maneira de afastar os homens do temor a Deus era fazê-los continuamente dependentes do seu próprio poder. Ele ameaçou vingar-se de Deus, se este quisesse novamente inundar a terra; porque construiria uma torre mais alta do que poderia ser atingida pela água e vingaria a destruição dos seus antepassados. O povo estava ansioso de seguir este conselho, achando ser escravidão submeter-se a Deus; de modo que empreenderam construir a torre... e ela subiu com rapidez além de todas as expectativas" A A Collier’s Encyclopedia afirma em relação a Nimrode que " Os peritos têm tentado, sem real êxito, identificar Ninrode com diversos reis, heróis, ou deidades antigas, dentre eles Marduque, um deus assírio-babilônico; Gilgamesh, um herói babilônio que se tornou famoso como caçador; e Órion, um caçador da mitologia clássica". Na verdade, pouco mais se sabe sobre este governante do que aquilo que a Bíblia menciona. No entanto, a tradição árabe menciona-o como como Nimrude ou Nimroude. Poemas didáticos sumério-acadianos relatam os seus feitos heróicos. E Josefo, historiador judeu, refere-se nominalmente a ele. Alguns Maçons associam Nimrode a Maçonaria, e alguns ex ocultistas e outras fontes falam que ele foi o fundador da religião de mistérios na qual se baseia supostamente todas religiões pagãs da atualidade.
Gênesis 10:10,11 e 12 fala do principio do Reino de Nimrode, e de cidades que ele edificou.
A Babilônia foi uma região histórica e uma antiga civilização localizada na região da Mesopotâmia, centrada na cidade de Babilônia e que chegou a estender-se pela Acádia e Suméria. Essa palavra deriva do Acádio Babilum que significa curiosamente algo como "Porta de Deus", na Biblia essa região é conhecida também como Babel. As ruínas da Cidade conhecida como Babilônia encontram-se a norte do centro da cidade atual de Al-Hillah, capital da província de Babil, no Iraque, situada 100 km a sul de Bagdad. A partir do início do 2.º milénio a.C. a cidade, até então pouco importante, tornou-se a capital de um reino que estendeu progressivamente o seu domínio a toda a Baixa Mesopotâmia e até para além dessa região. Conheceu o seu apogeu no século VI a.C., durante o reinado de Nabucodonosor II, que governou um império que dominou grande parte do Médio Oriente. Muitos estrangeiros iam para a Babilônia buscando enriquecer devido a seu grande poderio econômico na epoca de Nabucodonosor, e existia no antigo Império Babilônico, com centro nessa cidade, um templo com adoração a todos Deuses pagãos conhecidos, a Babilônia foi um grande poderio militar durante a epoca de Nabucodonosor, e provavelmente também foi um grande poder militar na epoca de Nimrode também.
Ereque significa extrair ou retirar, foi outra cidade dominada por Nimrode, indentificada normalmente com a cidade Uruk que se localizava no sul da mesopotâmia, o nome do país conhecido como Iraque que reside aonde a Mesopotâmia antiga se localizava deriva do nome dessa antiga cidade.
Acádia ou Acade foi uma região histórica da Baixa Mesopotâmia situada no centro do atual Iraque. Seu nome deriva do nome da cidade de Acádia. Foi originalmente habitada pelos acadianos, que era um povo semita. Não se sabe ao certo o significado do nome da região e cidade.
Não se sabe ao certo aonde residia a cidade de Calné, ela já foi indentificada por Jerônimo de Estridão, um sacerdote cristão ilírio, com Ctesifonte que foi uma das grandes cidades da Mesopotâmia. Sinar ou Sinear é uma localidade geográfica bíblica de fronteiras incertas hoje que se localizava na região da antiga Mesopotâmia.
Nínive é uma cidade que jazia na margem oriental do rio Tigre, na antiga Assíria, através do rio da importante cidade moderna de Moçul, no estado de Ninawa do Iraque. Nínive era uma junção importante para as rotas comerciais cruzando o Tigre. Ocupando uma posição central na grande estrada entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Índico, assim unindo o Oriente e o Ocidente, recebia a riqueza que fluía de várias fontes, tornando-se logo uma das maiores cidades da região. De acordo com historiadores gregos, um homem chamado Ninus, teria sido o suposto fundador dessa cidade, que é um tipo de conquistador da antiguidade que construiu um grande império supostamente, talvez ele seja associado de alguma forma a Nimrode, mais não é algo que eu possa afirmar no momento por ainda ter pouco conhecimento sobre a história de Ninus.
Em relação a cidade de Reoboto-Ir eu não fui capaz de encontrar muita informação a respeito. A cidade de Calá hoje é conhecida como a cidade de Nimrud, se localizando ao sul da cidade de Mosul no Iraque. Calá foi uma cidade importante no extinto país da Assíria.
A localização aonde residia Resém é incerta, alguns a associam as ruinas de Yassin tepe que residem na capital da antiga Sharazor que foi uma das 5 provincias antigas do governador persa dos Medos durante a Era Sassânida, e outros com a cidade de Karamlish, uma antiga cidade Assíria que se localiza atualmente no norte do Iraque.
Gênesis 10:13 e 14 fala dos descendentes de Mizraim, filho de Cam
Ludim é o termo hebraico para se referir à Lídia, utilizado nos livros bíblicos de Jeremias e Ezequiel. Lídia era o nome de uma região na porção ocidental da antiga Ásia Menor ( Anatólia ) cuja origem foi um importante reino neo-hitita que prosperou na idade do ferro ali, o Reino da Lídia. Seu território geralmente é localizado a leste da antiga Jônia, onde estão hoje as modernas províncias da Turquia ocidental de Usak, Manisa e a porção interior de Izmir. No entanto De acordo com o conhecido historiador Judeu Flávio Josefo, a terra dos descendentes de Ludim estavam na Líbia, a oeste do Egito, perto das tribos de Pute, em direção ao extremo oeste da África e do Oceano Atlântico.
Existe controvérsias em relação ao que significa Anamim, existe controvérsias também sobre que povo descendeu de Anamim, costuma se especular que seus descendentes viveram possivelmente no norte da africa.
Leabim significa algo como chamas, seus descendentes costumam ser associados a uma das tribos que povoou a atual Libia.
O nome Naftuim possivelmente significa algo como Abridores ou gravadores. Há quem pense que seus descendentes foram um povo que vivia no baixo egito.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Patrusin, não se sabe ao certo aonde seus descendentes viviam, mais normalmente se especula que eles moravam em alguma região do atual Egito.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Casluim, esse personagem biblico é indentificado nas escrituras como o patriarca do povo Filisteu. No entanto, a teoria mais aceita cientificamente baseia-se na hipótese de que se tratava de um grupo indo-europeu que conviveu durante séculos com os povos semitas da região conhecida como Palestina, eu pessoalmente acredito que a Bíblia eventualmente se provará correta em sua declaração em relação a origem do povo Filisteu, assim como já se provou correta em muitos outros casos no meio histórico e arqueológico. Uma curiosidade em relação a Filistéia, é que a expressão Palestina é uma forma latinizada do nome dessa antiga nação, isso leva muitas pessoas a pensarem que os Palestinos são descendentes atuais desse povo, no entanto, o motivo para Israel passar a ser chamada de Palestina foi outro, foi uma provocação do Império Romano contra o povo de Israel que foi expulso de sua terra por ser rebelar contra o Império, no ano 70 depois de Cristo.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Caftorim,se fala no entanto que ele derivaria da expressão Caftor, que era o antigo nome do que conhecemos hoje como a Ilha de Creta. Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Supostamente os descendentes de Caftorim viviam nessa Ilha.
Gênesis 10:15 até 18 fala dos Descendentes de Canaã
Sidom significa algo como Pescaria, Pesca ou cheio de Peixes. Os descendentes de Sidom foram conhecidos como os Sidônios, mais se chamavam de Caananitas, eles colonizaram a costa do Mediterrâneo do atual Líbano, então conhecida como terra de Canaã. Sidom também foi o nome de uma importante cidade do povo Fenício que vivia ao norte do antigo território de Canaã, seu território correspondia as regiões litorâneas do atual Líbano, Siria e Norte de Israel.
Existe controvérsias em relação ao significado do nome Hete. Hete é conhecido como o Patriarca do povo Hitita que habitavam perto de Hebrom, Hebrom atualmente é uma cidade na Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967. Sua população é majoritariamente árabe. Situada na região histórica da Judeia, Hebrom abriga os túmulos de Abraão, Isaac e Jacó. Os hititas eram um povo indo-europeu que, no II milénio a.C., fundou um poderoso império na Anatólia central ( atual Turquia ), cuja queda data dos séculos XIII-XII a.C. Em sua extensão máxima, o Império Hitita compreendia a Anatólia, atualmente parte da Turquia, Líbano e Síria.
A expressão Jebuseus significa algo como pisotear. Os Jebuseus são conhecidos por terem habitado em Jerusálem, antes dessa cidade ter sido conquistada pelo Rei David, antes de ser conquistada por ele a cidade foi chamada de Jebus, e antes disso se acredita que era chamada de Salém.
É incerto o que significa a expressão Amorreus, esse povo também é conhecido como o povo Amorrita, já ouvi falar que originalmente os Amorreus eram originados dos desertos sírios-arabes e da antiga Siria. Se sabe que depois eles migraram para o sul da Mesopotâmia aonde eles transformaram a antiga Babilônia por exemplo em um grande centro comercial.
É meio incerto a origem da expressão Girgaseus, esse povo vivia ao leste do Rio Jordão e do Mar da Galiléia, sendo uma das tribos Caananitas que vivia em Canaã antes dessa terra passar a ser chamada de Israel.
Heveus significa possivelmente algo como Aldeões. Os Heveus são retratados como governantes da Terra de Siquém em Gênesis 34, a Cidade de Siquém é conhecida hoje pelo nome de Nablus, que é uma cidade na Cisjordânia. Os Heveus no tempo que os Israelitas voltaram para Canaã, depois do tempo de escravidão do Egito, eram um dos povos que estavam habitando em Canaã naquele tempo.
A expressão Arqueus significa provavelmente algo como roer, esse povo é conhecido por ter habitado inicialmente nos arredores do atual monte Libano. Eles supostamente foram associados com os fenícios e formaram parte das primeiras gerações fenícias.
Não se sabe exatamente o significado da expressão Sineus, esse povo seria originário de Zim, uma cidade da costa ao norte da Fenícia. Existe também quem presuma que tantos os Sineus como os Hititas são ancestrais das pessoas da raça Amarela/Mongólica, que se divide entre 2 grupos, os asiáticos do Extremo Oriente representados pelos mongóis, chineses, coreanos e japoneses. Geralmente tem a pele mais clara que sudestes asiáticos, o formato do rosto varia desde ovalado, redondo e estreito. A maioria tem olhos puxados e cabelos lisos, e pretos. E os do Sudeste Asiático que são representados pelos malaios, cambojanos, laosianos, vietnamitas, filipinos, birmaneses e tailandeses. Suas características são: pele bronzeada, lábios grossos e nariz largo. Esses povos tem influências genéticas da antiga colonização chinesa supostamente. Que eu saiba essa teoria não foi comprovada, mais já ouvi falar de supostas evidências que indicam que talvez ela possa ser verdadeira.
Arvadeus é uma expressão que deriva da expressão Arvade que possivelmente significava algo como vagar irrequieto ou vaguear. Arvade também era o nome de uma cidade Fenícia construida em uma Ilha ao Norte da cidade estado de Tiro, hoje essa ilha faz parte do território da Síria.
Existe controvérsias em relação ao significado da expressão Zemareus, esse povo supostamente viveu na cidade de Sumra, conhecida também como Zemar, que era na epoca uma cidade Fenícia, que hoje faz parte do Território da Síria.
A expressão hamateus é conhecida por derivar da cidade de Hamate, Hamate significa algo como proteger ou cercar. A cidade de Hamate se chama atualmente Hama, e se localiza na Síria.
Gênesis 10:19 fala em que localidade os Cananeus residiam
Sidom era uma cidade fenícia, da qual eu já falei antes.
Existe controvérsias em relação ao significado de Gerar, Gerar era principal cidade dos filisteus, na época de Abraão e de Isaque, e estava localizada na fronteira sul da Filístia, não muito distante da cidade de Gaza. Existe controvérsias sobre aonde a cidade realmente se localizava exatamente. Na biblia a cidade é conhecida por ficar no minimo relativamente perto de de Cade e sur. Sur é o nome de um deserto ao leste do Golfo de Suez, não se sabe ao certo o que significa a expressão, mais pessoas habitaram essa região no passado aparentemente. O golfo de Suez é um dos dois ramos em que se divide o extremo norte do mar Vermelho. Cades significa algo como consagrado, venerado ou santificado. A cidade de Cades também é conhecida como Cades-Barnea. Ela é um oásis ao sul de Canaã, ao oeste de Arabá e ao leste do rio do Egito de acordo com as escrituras. Antigamente existia uma cidade com esse nome nessa região, mais até hoje não se sabe exatamente aonde ela ficava, chegando a se especular que talvez 2 locais diferentes na Bíblia teriam esse mesmo nome, mais isso é apenas uma suposição de alguns eruditos no momento. Gerar também é conhecido por se localizar relativamente perto de Berseba. Berseba significa declarar ou tornar claro e a cidade Berseba é conhecida como Poço do Juramento ou sete poços. Atualmente Berseba é a maior cidade do sul de Israel, Existe controvérsias em relação ao significado de Gerar, Gerar era principal cidade dos filisteus, na época de Abraão e de Isaque, e estava localizada na fronteira sul da Filístia, não muito distante da cidade de Gaza. Existe controvérsias sobre aonde a cidade realmente se localizava exatamente. Na biblia a cidade é conhecida por ficar no minimo relativamente perto de de Cade e sur. Sur é o nome de um deserto ao leste do Golfo de Suez, não se sabe ao certo o que significa a expressão, mais pessoas habitaram essa região no passado aparentemente. O golfo de Suez é um dos dois ramos em que se divide o extremo norte do mar Vermelho. Cades significa algo como consagrado, venerado ou santificado. A cidade de Cades também é conhecida como Cades-Barnea. Ela é um oásis ao sul de Canaã, ao oeste de Arabá e ao leste do rio do Egito de acordo com as escrituras. Antigamente existia uma cidade com esse nome nessa região, mais até hoje não se sabe exatamente aonde ela ficava, chegando a se especular que talvez 2 locais diferentes na Bíblia teriam esse mesmo nome, mais isso é apenas uma suposição de alguns eruditos no momento. Gerar também é conhecido por se localizar relativamente perto de Berseba. Berseba significa declarar ou tornar claro e a cidade Berseba é conhecida como Poço do Juramento ou sete poços. Atualmente Berseba é a maior cidade do sul de Israel, seu nome se origina do Juramento e aliança de paz feito entre o Rei de Gerar Abimeleque e Abraão, depois de Abraão ter reclamado que um poço dele foi tomado a força pelos Filisteus.
Gaza significa algo como ser forte. Existe 2 cidades com esse nome na Biblia, sendo a mais famosa uma antiga cidade Cananéia que depois que foi dominada por vários povos distintos no passado. Atualmente essa mesma Gaza também conhecida como Cidade de Gaza, é uma cidade dentro da Faixa de Gaza, com 450.000 habitantes, o que torna ela a maior cidade dos territórios palestinos que existe. A Faixa de Gaza é um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito no sudoeste e com Israel no leste e no norte.
Existe controvérsias sobre o que significa a palavra Sodoma. O que se sabe no relato biblico sobre ela além de uma guerra que essa cidade participou junto com outros reinos antigos contra outros reinos, e que junto com a cidade de Gomorra, ela foi julgada pelos atos imorais praticados na cidade, que iam muito além do homossexualismo, os pecados de Sodoma e Gomorra na bíblia são comparados aos pecados do Reino do Norte de Israel, e do Reino do Sul de Judá no livro de Ezequiel. Nesse tempo os Judeus matavam estrangeiros inocentes, julgavam e tratavam pessoas sem justiça, adoravam Deuses pagãos, frequentando templos de prostituição cultual dedicados a Deusa conhecida como a Rainha dos Céus, e oferecendo seus filhos em sacrificio para o Deus Baal, entre outras práticas que posso estar me esquecendo. Se presume pela comparação feita no livro de Ezequiel que os habitantes dessas 2 cidades faziam algo similar a isso, e isso acarretou com a terrivel punição que essas 2 cidades sofreram.
Existe controvérsias sobre o que significa a palavra Gomorra. O que se sabe no relato biblico sobre ela além de uma guerra que essa cidade participou junto com outros reinos antigos contra outros reinos, é que junto com a cidade de Sodoma, ela foi julgada pelos atos imorais praticados na cidade. A bíblia fala que os reis de Sodoma e Gomorra se ajuntaram com outros reis no vale do Sidim em Gênesis 14:2 e 3, se pensa que a localização do vale do Sidim residia ao redor do extremo sul do mar morto. O Talmude Babilônico chama o mar morto de mar de Sodoma ou mar de Ló, dando a entender que a localização dessa antiga região deveria ser próxima a ele. O geográfo grego Strabos afirmou conhecer uma tradição que falava de uma cidade chamada Sodoma que existia nas proximidades do mar morto que foi destruida, o relato dele lembra relatos bíblicos sobre a Destruição de Sodoma. Outros autores também reconhecem a historicidade dessa catástrofe na região do mar morto, como a ligação de Sodoma e Gomorra com o mar morto. O historiador Judeu Josefo por exemplo fala de uma tradição que o mar morto foi formado pela destruição de Sodoma e Gomorra, de fato o mar morto é conhecido assim hoje porque nenhum ser vivo aquático conseguiria viver lá, devido ao excesso de sal contido nele.
Admá significa algo como terra vermelha ou terra natal. Admá era uma cidade que residia no vale de sidim, se pensa que a localização do vale do Sidim residia ao redor do extremo sul do mar morto. Alguns pensam que Admá seja a mesma cidade Adã, citada no livro de Josué, que supostamente ficava nas proximidades do Rio Jordão.
Existe controvérsias sobre o significado da expressão Zeboim. Existe 2 locais que possuiam esse nome, uma é um vale na terra dos Benjamitas, mais esse local não deve ser confundido com aquela Zeboim citada em Gênesis 10:19, que é uma cidade que costuma ser ligada a antiga cidade de Admá.
Lasa é um lugar mencionado como um tipo de marcador da fronteira leste de Canaã, já ouvi falar que aparentemente ela ficava ao leste do mar morto. Existe controvérsias em relação ao que significa a palavra Lasa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário