terça-feira, 28 de junho de 2016

Levítico - Parte 1

Em Levítico 2:11 até 13 é comentado que as ofertas de Manjares a Deus não poderiam conter fermento, ou mel ( Mel eu não sei o motivo, mais já foi falado do que representaria simbolicamente o fermento na matéria anterior que fiz ). E que eles conteriam Sal que representaria a aliança de Deus com o povo, no novo testamento Jesus se refere a seus seguidores como o sal da terra, nesse contexto o sal representando pureza.

Em Levítico 3:17 é dado a instrução para os Sacerdotes não comerem as gorduras ou sangue dos animais sacrificados, o sangue possivelmente tem haver com aquele mandamento já citado anteriormente em Gênesis.

Em Levítico 5:2 é mencionado que quem tocar no corpo de um animal morto ficará impuro. Possivelmente essa doutrina tem haver com o fato de o cadaver de um animal poder ser uma fonte relevante de transmissão de doenças. Até hoje de fato não se recomenda que uma pessoa coloque as mãos no cadaver de um animal em decomposição.

Em Levítico 7:21 é proibido que uma pessoa que estiver impura por alguma razão especifica possa comer do sacrificio pacifico feito a Deus, que era considerado sagrado, justamente por ser uma representação simbólica do sacrificio do Messias que ainda viria.

Em Levítico 7:23 até 24 é proibido o consumo da gordura de boi, carneiro e de cabra. Nos animais são encontradas tipos de gorduras que se sabe hoje que fazem mal a saúde, o que pode ser uma das razões pelo menos para tal proibição.

Em Levítico 8:23 até 24 em um ritual de consagração ao sacerdócio, pelo qual passou Arão e seus filhos, Moisés coloca sangue do animal sacrificado na orelha direita, e sobre os polegares da mão e pé direito deles, o que pode ter relação talvez com a enfase na bíblia dada a mão direita de Deus, que protege seus servos, o messias Jesus também senta a direita do Deus altissimo no céu.

Em Levítico 10:6 Arão diz para seus filhos Eleazar e Itamar não ficarem com o cabelo desarrumado, ou que rasgassem suas roupas em sinal de luto por seus irmãos, que no caso eram costumes do povo Hebreu para demonstrar que estavam muito tristes ou indignados.

Em Levítico 10:9 É dada instrução para Arão e seus filhos não beberem vinho ou bebida forte ao entrar na tenda da congregação, por ser um local santificado. No entanto nada é falado em relação a quando eles não estão dentro da tenda, na verdade o que é criticado nas escrituras como pecado é se embriagar, e não consumir bebidas alcoolicas em si, o povo hebreu alias tirando algumas excessões como as pessoas que faziam o voto de nazireu, tinham o costume de beber vinho, até em festas religiosas como a Pascoa, mesmo Jesus consumiu vinho, que simbolicamente inclusive representa seu sangue que tem poder e salva nas escrituras.

Levítico 11 narra que animais são próprios ou impróprios para alimentação. É especificado que dos animais quadrupedes da terra, aqueles que tem fendas nas unhas, casco dividido em 2 e que mastigam repetidamente o alimento que consomem podem ser consumidos, se possuirem ao mesmo tempo essas 3 caracteristicas. Unhas fendidas é uma caracteristica comum em animais de pasto, animais herbivoros também costumam ter unhas fendidas, e os animais de pasto vivem em um ambiente relativamente mais limpo que outros também, e o habito de remoer bem os alimentos ajuda a prevenir que animais sejam contaminados com microorganismos prejudiciais a saúde de quem os consumir, o trato digestivo dos animais conhecidos como ruminantes, também é conhecido por eliminar boa parte dos microorganismos que poderiam ser prejudiciais a saúde de quem consumisse a carne deles.

O Camelo por não ter unhas fendidas é descrito como um animal impróprio para alimentação. A carne de camelo é consumida em alguns locais no mundo até hoje, talvez a proibição de Deus tenha haver com o ambiente desértico em que eles vivem, que pode ser bastante sujo, o que pode aumentar possivelmente a propensão deles a se tornarem reservatórios para microorganismos nocivos, talvez também eles simplesmente não tenham sido criados com o intuito de servirem como alimento para a humanidade, tendo outros animais mais propicios para isso. Os camelos são muito uteis para serem usados em viagens no deserto, como para fornecer um leite muito nutritivo.

O Arganaz por não ter unhas fendidas é descrito como um animal impróprio para alimentação. O Arganaz é um termo que se refere geralmente a roedores aparentados com os esquilos, que se alimentam de frutas, sementes, flores, nozes e insetos, talvez a proibição do consumo deles tenha haver com a dieta do animal, ou com o ambiente aonde eles residem poder ser mais propenso a contaminação com microorganismos nocivos. A aparência dos Arganazes é bastante similar a aparência de um camundongo. Em Provérbios 30:26 o Arganaz é citado por Salomão como um animal mais sábio que os sábios, por fazer sua casa nas rochas.

A Lebre por não ter unhas fendidas é descrita como um animal impróprio para alimentação. Ela tem hábitos alimentares vegetarianos, talvez o habito delas viverem em buracos em alguns casos tenha haver com a proibição de seu consumo, se não a proibição teria relação com outra razão desconhecida ao menos para mim.

O Porco por não ruminar é descrito como um animal impróprio para alimentação. O porco é bem conhecido pela sua capacidade para ser um hospedeiro para diversos organismos nocivos, e sua carne também possue um alto teor de gordura e de colesterol. Hoje com a modernização de métodos de criação, de higiene, conservação da carne, e com a forma mais adequada para cozinhar a carne de porco para matar organismos nocivos sendo conhecida, o risco de contrair doenças foi diminuido em relação ao tempo quando a proibição do consumo de carne de porco foi estabelecida, porém, existe carnes de animais que são mais seguras para o consumo humano.

Em relação a animais marinhos, é permitido que se coma aqueles que tem barbatanas e escamas. Em relação a pelo menos os peixes que sem barbatanas e escamas, eles tem muito mais microorganismos no corpo, uteis para neutralizar o efeito ruim derivado de dejetos e de carcaças de peixes das quais eles se alimentam. Isso por si só torna eles menos impróprios para consumo do que peixes com barbatanas e escamas, isso por si só talvez explique a proibição do consumo deles em si, apesar que tem outros animais marinhos além de peixes que não tem escamas e barbatanas, que entrariam nessa lista de animais marinhos sem barbatanas e escamas.

De Levítico 11:13 até 19 é dada uma lista de aves que não devem ser consumidas.

A Aguia se alimenta geralmente de coelhos, esquilos, cobras, marmotas e outros animais. Talvez algum animal em sua dieta como a cobra ou outra razão torne não recomendavel que ela seja consumida.

O Quebrantosso também conhecido como Abutre Barbudo ou Quebra-Ossos, é um Abutre que se alimenta de ossos e da medula óssea de outros animais mortos geralmente, o habito de comer ossos de cadaveres é o que deve tornar impróprio o consumo da carne desse animal.

A Aguia Marinha de Steller costuma se alimentar de peixes como o Salmão e a Truta, mais também pode se alimentar de outras aves de mamiferos e até de carniça. Não sei se as escrituras se referem a ela, ou a Aguia Pesqueira, que tem o habito de comer peixes de porte médio, mais que também pode comer pequenos mamiferos,  passaros, anfibios, répteis, crustáceos e outros invertebrados.

O Milhano ou Milafre é uma designição para um grupo especifico de Aves. Alguns Milhafres como o Milhafre Preto e o Milhafre Real se alimentam de outros animais , mais eles também podem se alimentar de restos de alimentos encontrados em lixeiras, O Milhafre Preto se alimenta de carcaças de outros animais também.

O Falcão também é uma ave de rapina, conhecida pela velocidade do seu voo, e por matar suas presas com o bico, e não com as garras como no caso de outras aves de Rapina como a Aguia e o Gavião. Os Falcões preferem viver em locais como montanhas, penhascos, pradarias, estepes e desertos do que em Ambientes Florestais.

O Corvo entre outras coisas como invertebrados, também se alimentam de carcaças de outros animais.

O Avestruz é a maior ave conhecida, se alimenta de plantas, ervas e também de pequenos animais vertebrados ou invertebrados.

As Corujas com suas variadas espécies, são aves de habitos noturnos que se alimentam de pequenos mamíferos, em particular principalmente de morcegos e de roedores, como de insetos e Aranhas, eles não mastigam a refeição, lhe engolem por inteiro e depois cospem bolas de pêlos e fragmentos de ossos.

As Gaivotas são aves marinhas conhecidas por comer carangueijos e pequenos peixes, como também por comer animais mortos.

O Gavião é outro tipo de Ave de Rapina, mais comum em ambientes mais fechados, de porte pequeno a médio comparado a outras aves de Rapina, que tem asas curtas que tem grande capacidade acrobatica.

O Mocho é nada mais que uma designação para outros animais da ordem Strigiformes e da família Strigdae, alguns espécies desse grupo são chamados de Coruja, outras de Mochos, e outras de Caburé.

Corvo Marinho é uma designação utilizada em relação a certas espécies de aves, Pelecaniformes. Os Pelecaniformes são uma ordem de aves distribuidas em escala global que habita sobretudo regiões costeiras marinhas e perto de grandes lagos ou estuários que se alimentam normalmente de cefalópodes, crustáceos ou peixes.

O Íbis é uma ave de pernas e pescoço longo que vivem em zonas costeiras ou perto da água aonde se alimentam de seus alimentos favoritos que são Moluscos e Crustáceos.

A Gralha é uma designação para espécies de ave que são da mesma familia dos Corvos e dos Gaios. As espécies diferentes de Gralhas em sua maioria tem uma alimentação Omnivora, significando que comem vários tipos de coisas diferentes, comendo até comida humana se possivel.

O Pelicano é uma ave de pescoço e bico longo da ordem dos pelecaniformes, seu pescoço tem uma bolsa aonde ele armazena o alimento, sua alimentação consiste de peixes e outros animais aquáticos como estrelas do mar e crustáceos.

O Abutre é uma ave que se alimenta da carcaça de outros animais.

As cegonhas são aves migrantes que podem se alimentar de  rãs, lagartos, cigarras, cobras, insetos, minhocas e peixes.

A garça é uma ave da mesma familia dos socós, e de forma geral as diferentes espécies de garça costumam frequentar  rios, lagoas, charcos, praias marítimas ou manguezais de pouca salinidade, se alimentando de principalmente de peixes, sapos e outros animais aquáticos.

A Poupa é uma ave comum na Savana Africana e em Zonas de vegetação rasteiras na Ásia e Europa, que pode se alimentar insetos, larvas de insetos, pequenas cobras, minhocas, pequenos anfibios, e outros animais do filo anelídeo.

O Morcego na verdade é um mamifero voador, e não uma ave em si, mais esse tipo de separação por meio de classificação das caracteristicas especificas do animal ainda não existia, o que explica porque ele naquele tempo foi agrupado no grupo de outras aves pelo povo hebreu. Os morcegos têm a dieta mais variada entre os mamíferos, pois podem comer frutos, sementes, folhas, néctar, pólen, artrópodes, pequenos vertebrados, peixes e sangue. Cerca de 70% dos morcegos são insetívoros, alimentando-se de insetos, sendo praticamente todo o restante frugívoros, ou seja, alimentam-se de frutas. Somente três espécies se alimentam exclusivamente de sangue: são os chamados morcegos hematófagos ou vampiros, encontrados apenas na América Latina.

Levando em consideração essa lista, pelo menos em relação a alguma parte dos animais da para entender facilmente porque o consumo deles não era recomendado, existindo certamente um bom motivo para Deus ter proibido que o povo Hebreu consumisse cada um deles.

Em relação aos insetos é proibido o consumo de Insetos voadores que andam sobre quatro patas, sendo permitido o consumo daqueles que tem patas traseiras mais compridas, utilizadas para pular.

É listado que a Locusta, o Gafanhoto devorador ( provavelmente se referindo a algumas espécies de Gafanhotos que causam problemas em grupo por consumir rapidamente parte de plantações ), o Grilo e o Gafanhoto que são animais aparentados entre si podem ser consumidos, a dieta deles geralmente consiste de folhas.

Os versículos 29 e 30 citam mais alguns animais da terra impróprios para alimentação.

A doninha é uma designação para espécies de pequenos mamiferos carnivoros.

Os ratos especialmente hoje são bem conhecidos pela capacidade deles de transmitir doenças, apesar que certamente isso foi potencializado pelo o fato de eles conseguirem viver em ambientes muito sujos como os esgotos, os ratos tem o costume de ingerir barro para evitar o efeito nocivo de algumas substâncias que podem vir a consumir.

Os lagartos se dividem em mais de 3 mil espécies diferentes, são animais de sangue frio que podem viver em baixo da terra, sobre ela, em arvores ou plantas, e algumas espécies podem passar um tempo na agua. A maioria dos lagartos comem insetos, alguns comem plantas e sementes, e existe excessões carnivoras como o Lagarto Monitor, também conhecido como Dragão de Komodo, que é a maior espécie conhecida de lagarto.

O Geco é de uma familia de répteis chamada Gekkonidae ao qual pertence também reptéis chamados de Lagartixa, sendo um bicho aparentado a ela, ambos podem andar na parede e se alimentam de insetos.

Os Crocodilos como se bem sabe são animais carnivoros que costumam engolir pedaços de suas presas sem mastigar muito elas, tendo um sistema digestivo muito eficaz com mais suco gástrico que digere elas.

O Camaleão é uma das familias mais conhecidas entre os Lagartos. Eles costumam comer artrópodes e pequenos animais vertebrados, em cativeiro adultos podem comer frutas, os filhotes costumam comer só insetos.

É dada uma enfase inclusive para nem tocar no cadaver desses tipos de animais considerados impuros no sentido de serem impróprios para o consumo, talvez para evitar a transmissão de alguma doença. É dada até enfase para lavar o que tocar no cadaver desses animais, caso dê para ser lavado. Até mesmo sementes que já tenham recebido agua ficam impuras se tocar no cadaver de um desses animais. Na verdade é dada instrução para não tocar o cadaver de um animal até da lista daqueles licitos para comer, ficando temporariamente impura a pessoa que lhe comer ( evidente que isso não se refere a aqueles que acabaram de ser mortos pelo seu dono para serem consumidos ).

Também todo enxame de criaturas que povoam a terra, tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés ou que tem muitos pés, entre todo enxame de criaturas que povoam a terra, tem consumo proibido nesse capítulo 11 de Levíticos.

Existe menções que são válidas a fazer em relação a esse tema. Em Isaías 66 é citado especificamente que aqueles que se santificam e se purificam para entrarem nos jardins após a deusa que está no meio, que comem carne de porco, coisas abomináveis e rato serão consumidos. Denotando uma desaprovação de Deus em relação a alimentos considerados impuros nessa passagem de Isaías, apesar de eu não entender bem a menção em relação a uma Deusa, o que pode indicar que se fala de sacerdotes pagãos que ofereciam animais considerados impróprios pela lei judaica para sacrificio em templos pagãos, no começo do capitulo é inclusive citado a prática de se oferece o sangue de porcos, é válido lembrar que os sacerdotes de Deus comiam parte dos animais sacrificados, possivelmente sacerdotes de Deuses pagãos faziam o mesmo, e talvez a passagem fale do consumo de carnes consideradas impuras segundo a lei de Moisés, somente nesse contexto ritualistico. Em 1 Corintios 10,Paulo declara que pode se comer tudo que se vende no mercado, sem se perguntar nada por motivo de consciência, e para comer da mesa de incrédulos o que for posto sem fazer perguntas em relação ao alimento que lá está. Em Romanos 14 Paulo fala que não há nada impuro em si, e que não se deve julgar irmãos por eles comerem de tudo, ou mesmo por só comerem certos alimentos, no entanto vale lembrar que ele pregava na maior parte a não Judeus, e foi chamado por Jesus para isso, Paulo mesmo fala que entre Judeus viviam como um seguidor da lei, e vivia diferente entre os Gentios, possivelmente para não deixar questões como costumes alimentares atrapalharem conversões, até porque com o tempo o Gentio iria conhecendo mais as escrituras. Jesus nos evangelhos chega a declarar todos alimentos puros, mais não da para saber se ele fala só dos alimentos que o povo Judeu consumia, ou de outros alimentos, tem quem pense que ele mandou demônios para aquelas manadas de porco naquele relato aonde ele exorcisa um homem, porque desaprovava que naquele vilarejo se criasse porcos, talvez porque eles fossem criados para serem consumidos, mais nenhuma menção clara é feita em relação a isso, outro motivo para ele fazer isso é porque talvez ainda não tivesse chegado a hora daquelas entidades demoniacas serem julgadas, apesar de elas já estarem condenadas ao lago de fogo. Em Atos 15 aos Gentios somente é imposto de forma mais exigente que eles abrissem mão das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas, apesar que talvez isso fosse feito porque não se esperava que de um dia para o outro os Gentios aprendessem a viver sob todas a leis que Deus deu aos Judeus, e também porque não era desejavel que por causa de mandamentos menos importantes, a conversão e salvação de mais gentios fosse atrapalhada, em relação a circuncisão particulamente, nas escrituras é dado a entender que os Gentios não precisavam se preocupar com ela, e ela certamente atrapalharia muito conversões, considerando que naquela epoca uma circuncisão na vida adulta, poderia trazer complicações a saúdes das quais eu já falei anteriormente em outras matérias, lembrando que os Judeus geralmente eram circuncidados ao oitavo dia de suas vidas. Em 1 Timoteo 4 também é feita uma menção, favoravel ao consumo de todo tipo de alimento, porque tudo o que Deus fez é bom. O que eu penso desse tema é que existe uma boa razão para Deus ter proibido os alimentos citados em Levitico 11, que me parecem ser relacionados a hábitos alimentares mais saudaveis, especialmente naquele tempo aonde não havia o conhecimento para se prevenir melhor os maleficios de um alimento potencialmente cheio de microorganismos nocivos a saúde humana. Mais também é verdade que os animais são criações de Deus e eles não serem mais próprios que outros para alimentação ao meu ver não torna eles literalmente impuros, no entanto Deus estabeleceu entre eles, aqueles mais adequados a alimentação humana. No entanto não se deve entristecer um irmão na fé, porque ele pensa que pode comer desses alimentos menos impróprios ao consumo, e Paulo até recomenda que se coma do que ele servir, para não criar brigas por causa de questões menos importantes. Ele como um ex membro do partido dos Fariseus que era muito zeloso a lei, devia comer só dos alimentos que a lei permitia que de fato são os mais adequados para consumo humano, em Atos pessoas da Igreja inclusive afirmam que é mentira que Paulo não era zeloso com a lei. Paulo inclusive elogia a lei dizendo que ela ensina ao homem o que é certo e errado nas escrituras em Romanos, apesar de ser mais tolerante em relação a obediência dela com os Gentios, que ao menos naquele tempo estavam acabando de receber os ensinamentos dela, e por mais que fossem boas pessoas, podiam ter habitos alimentares diferentes, o qual não pareceu para a Igreja primitiva motivo o suficiente para exigir que um irmão abrisse mão desse cardápio alimenticio para poder receber a mensagem da salvação de Jesus Cristo. Paulo chega a declarar em Romanos 14 sobre o assunto que o Reino dos Céus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo e não tem haver com comida ou bebida. De qualquer forma esse é um assunto controverso sobre o qual eu ainda penso sobre até hoje.

Em Levítico 12 são dadas instruções relacionadas a mulher depois do parto, que é considerada impura por 40 dias ( 7 + 33 ) se der a luz a um menino e 80 dias ( 14 + 66 ) se der luz a uma menina. Os números mencionados no capítulo chamam a atenção, 33 é a idade com a qual Jesus supostamente morreu, 7 equivale a uma semana, e é um número frequente da bíblia, inclusive Deus tendo sete espiritos e sete olhos segundo passagens bíblicas, como também criou a terra em 7 dias, o número 40 aparece frequentemente também, como quando Moisés passa 40 dias com Deus, e quando Jesus é tentado por 40 anos no deserto pelo Diabo. O número 66 dispensa comentário e nos lembra de 666 que é o número da besta citada em Apocalipse 13. O porque desses números aparecerem nesse capítulo eu desconheço se é somente uma coicidência ou não. Sabe-se hoje que a mulher no período pós parto perde sangue, mucos e tecidos do interior do útero. Esse período, que dura de 6 a 8 semanas o que equivaleria a quase ou a 40 dias dependendo do tempo, corresponde mais ou menos ao tempo em que a mulher ficava impura após ao parto, coicidentemente nesse periodo se sabe hoje que a mulher tem que tomar diversos cuidados, para se recuperar apropriadamente do parto que é um processo muito doloroso e traumático para ela, ademais o sangue pode ser um meio pelo qual doenças são transmitidas o que pode ser outra razão para a mulher ser considerada impura durante esse periodo pelo povo hebreu na antiguidade. O motivo para quando uma menina nascer a mulher ficar impura pelo dobro de tempo pode ter relação com a sociedade patriarcal em que o povo vivia naquela epoca, que era um costume de praticamente todos povos do mundo, que eu penso que não seja algo ordenado por Deus, mais sim algo cultural, aonde a mulher era considerado inferior e debaixo da autoridade do homem, inclusive Deus alertou a Eva que por causa do seu pecado no Éden, uma da consequências seria que as mulheres estariam sob o dominio dos homens, mais eu penso que originalmente a mulher foi feita como companheira e não como companheira subordinada do homem. No entanto esse é um tema controverso.

Em Levítico 13 e 14 são discutidas diversas questões associadas a como se lidar com casos de Lepra. A Lepra é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae que causa danos severos a nervos e a pele. Hoje ela já possui uma cura conhecida, e devia ser algo comum naquele tempo entre o povo de Israel, considerando que 2 capítulos do livro de Levíticos são dedicados a diversas questões associadas a forma adequada de lidar com essa praga especifica.

Levítico 15 fala do homem ficar impuro quando tem fluxo seminal o que é interpretado por muitos como uma menção a polução noturna. Polução Noturna é uma ejaculação involuntária que ocorre durante o sono. Apesar de ser mais comum entre pessoas de 12 a 20 anos de idade, a polução noturna pode acontecer também com homens casados e com vida sexual estável. As mulheres também podem apresentar excitação e lubrificação vaginal durante o sono, podendo chegar ao orgasmo. A ejaculação por meios naturais acordado seja por meio de relação sexual ou não também torna o homem impuro até a tarde depois de tomar um banho, a mulher quando tem relações com o homem depois de um banho também fica impura até a tarde. A mulher no periodo de menstruação também é considerada impura na descrição desse capítulo. Ao menos dentro do casamento o sexo não é considerado um pecado, o que me leva a pensar que esse estado de impureza nesse caso como no da menstruação que é um ciclo natural do corpo feminino não tenha nada haver com pecado, mais possa ter haver com doenças que possam ser transmitidas a outros por meio de sangue ou esperma, ou outras coisas, justamente por isso é recomendado por prevenção talvez que a pessoa se banhe logo após a relação, ou após ejacular por meios distintos, ficando "purificado" até a tarde após isso.

Levítico 16 fala inicialmente de um ritual para perdão de pecados do povo que Deus ordenou que Arão fizesse envolvendo um novilho, e 2 bodes, que tem ligação com o Yom Kippur conhecido também como Dia do Perdão. Um bode seria sacrificado para redimir o povo de seus pecados, e o outro levaria sobre si os pecados do povo para o Deserto simbolicamente. O tema que chama atenção nesse capítulo é a palavra "Azazel". Que em algumas traduções bíblicas como a João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada é traduzido como bode expiatório, se referindo ao Bode que leva embora os pecados do povo.

O Yom Kippur é um dos feriados mais importantes que foi estabelecido por Deus como um estatuto eterno, ele acontece no dia 10 do mes de Tishrei do calendário Judaico que no nosso calendário cai entre os meses de setembro e outubro mais ou menos uma vez por ano, variando o dia em que ele ocorre de ano para ano. Com o objetivo de mostrar arrependimento e pedir perdão a Deus pelos pecados cometidos, se deve nesse dia sagrado ficar jejuando e orando, abdicando de realizar obras nesse dia. Já ouvi falar do costume de não tomar banho ou ter relações sexuais nesse dia também.

Na verdade existe controvérsias sobre o que significa Azazel, apesar do termo ser traduzido em algumas traduções biblicas como Bode Expiatório. Em algumas tradições cristãs/judaicas Azazel é retratado como um anjo caido, no primeiro livro de Enoque que era um livro levado em alta conta pela Igreja Primitiva, que é citado na Bíblia na Epistola de Judas e que só no quarto século depois de cristo foi desconsiderado para ser canônico, do qual eu já falei anteriormente, Azazel é retratado como um anjo caido que caiu na epoca pré Dilúvio, que foi um dos anjos caidos naquele tempo que provocou um corrompimento tão grande na terra que levou a essa decisão de Deus, e como um ministro de Satanás. Algumas traduções desse livro traduzem que 2 anjos caidos citados em uma lista de 21 anjos caidos que cairam no tempo antes do Dilúvio tem o nome Azazel, e outras que tem um que se chama Azazel e outro se chama Azazyel, significando que pode haver 2 anjos conhecidos dessa forma. Esse Azazyel ou Azazel particulamente é imputado por ter ensinado os seres humanos a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras ou peitorais, a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, como também o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas, o uso de todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes. Ele também teria instigado a humanidade a se corromper, ensinando todo tipo de iniquidade sobre a terra. Pelos crimes que cometeu, Azazyel teve os pés e mãos amarrados e foi lançado dentro de um deserto chamado de Deserto de Dudael, na escuridão ( Provavelmente uma descrição do inferno, abismo. ), aonde ficará aprisionado até chegar o dia do julgamento final de Deus, quando ele será lançado no fogo. Uma passagem do primeiro livro de Enoque chega a dizer que toda a terra se corrompeu com os ensinamentos de Azazyel e que por isso a ele foi atribuido naquele tempo todo crime. Em outra passagem do Primeiro Livro de Enoque, ele é descrito junto a outros anjos caidos como um Ministro de Satanás, não dando para discernir de qual 2 anjos o texto fala, possivelmente falando do que também é conhecido como Azazyel que aparece com bem mais destaque no relato do que o outro anjo caido chamado de Azazel. Um erudito Judeu Medieval chamado Nachmanides declarou que Azazel é um demônio, lhe associando com o Anjo Samael do qual já falei anteriormente na primeira matéria que fiz sobre o livro de Gênesis. Ele não via no entanto o envio do bode expiatório como um jeito de honrar Azazel, mais simplesmente como uma expressão simbólica de que os pecados do povo e suas más consequências estavam voltando para o espirito de desolação de onde se origina todo mal, ruina e impureza. O Teólogo cristão Origen Adamantius associa Azazel com a figura de Satanás. Alguns paralelos interessantes podem ser notados, o bode expiatório era levado a um deserto e Azazel supostamente foi aprisionado embaixo de um, Jesus que carregou e levou nossos pecados quando foi sacrificado ( Um dos bodes é sacrificado e o outro leva os pecados embora para o deserto nesse ritual ) foi levado ao deserto pelo espirito santo, aonde foi provado por 40 dias sem comer pelo Diabo, vencendo a provação, e também foi ao mundo dos mortos por 3 dias e por meio do poder de Deus superou essa provação e voltou a viver. Isso me leva a pensar que esses 2 bodes tem certa representação associada ao sacrificio espontaneo que Jesus cristo faria, oferecendo sua vida para levar e redimir o pecado de todos que lhe aceitarem como mestre e salvador. Em relação a Azazel, se esse rito antigo do povo hebreu tinha alguma relação com ele é outra história, esse é uma tema controverso e tem quem creia que tudo isso era só uma representação simbólica dos pecados sendo levados, e que eles não eram levados a um suposto anjo caido, que seria um ministro de Satanás, eu citei esse tema por ser uma curiosidade, que eu particulamente acho que tem alguma ligação com essa entidade que eu pessoalmente creio que exista. Um padre Jesuita medieval chamado Peter Binsfeld associou um Demônio chamado Azazel com o Demônio ligado supostamente ao pecado capital da Ira, nesse contexto ele costuma ser retratado como um tipo de homem bode.

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