Êxodo 1:8 até 22 narra a como um novo rei no Egito submeteu o povo hebreu a trabalho escravos, além de mandar matar os bebês masculinos hebreus, para impedir que esse povo crescesse mais.
O nome Pitom supostamente significa Casa de Atum. Atum é um Deus egípcio, adorado em Heliópolis. Aparece na história antiga Egipcia como um deus primordial que criou a si mesmo e que é associado ao sol da tarde. Pitom também chamada de Per-Atum, Heroopolis ou Heroonopolis foi uma antiga cidade do Egito. Várias referências em fontes gregas antigas, romanas e bíblicas existem para esta cidade. O local exato desta cidade permanece um tanto incerto. Um número de estudiosos identificaram como o sítio arqueológico moderno de Tell-el-Maskhuta. Outros dizem que o local é identificado com Teller-Retabe, enquanto o erudito judeu do século 10, Saadia Gaon, identificou o lugar em sua tradução judaico-árabe do Pentateuco como el-Fayyum, um lugar localizado a 100 km a sudoeste de Cairo.
Arqueológos no passado associaram a cidade de Ramessés citada no versiculo 11 desse capítulo a cidade de Pi-Ramessés, mais existe controvérsias em relação a esse tema, e não se sabe bem até hoje aonde tal cidade se localizava.
Sifrá possivelmente significa algo como Beleza. O Rabino Rashi do século 11, em seus comentários talmudicos, associa Sifrá a figura de Joquebede, a mãe de Moisés, e Puá com Miriam, a irmã dele. O nome Sifrá foi encontrado em uma lista de escravos do Egito durante o reinado de Sobekhotep III. Esta lista está guardada no Museu do Brooklyn. Sobekhotep III foi um rei egípcio da 13º dinastia que reinou 3 a 4 anos, em meados 1740 a.c. ou 1700 a.c.. O Museu do Brooklyn, fundado em 1895 é o segundo maior museu de arte na cidade de Nova York, e um dos maiores nos Estados Unidos. Atualmente, Arnold L. Lehman é o diretor do museu. Sua coleção inclui mais de um milhão e meio de objetos, desde obras-primas do Antigo Egito até arte contemporânea e arte de diversas outras culturas.
Puá significa possivelmente algo como explêndida ou luz. No Midrash Tadshe é dado a entender em contradição com a interpretação do Rabino Rashi que nem Sifrá nem Puá eram Joquebede e Miriam, evidente que fontes rabínicas e dos midrash's são pouco confiaveis, apesar de poderem fornecer informações possivelmente interessantes.
A medida de matar os meninos hebreus obviamente visava impedir que o povo Hebreu se tornasse um povo com um grande número de homens fortes, que pudesse rebelar posteriormente contra os Egípcios.
Êxodo 2:1 até 25 narra as circustâncias em relação ao nascimento de Moisés, e o motivo de sua fuga para o Deserto, como também fala do sofrimento do povo Hebreu no Egito.
Juncus L. é um género botânico de plantas floríferas conhecidas como juncos. É um grupo de plantas semelhantes às gramíneas que crescem, em geral, nos alagadiços. Essas plantas possuem caules cilíndricos com três fileiras de folhas, e suas flores são esverdeadas ou castanhas. A pequena vagem contém muitas sementes escuras, que parecem poeira.
Betume ou pez mineral é uma mistura líquida de alta viscosidade e cor escura que é facilmente inflamável. É formada por compostos químicos, que podem ocorrer tanto na Natureza como ser obtido artificialmente, no processo de destilação do petróleo. O Betume é popularmente conhecido como o piche.
O Versículo 10 dá a entender que Moisés era um menino relativamente grande quando foi adotado pela filha do Faraó, conhecendo bem suas origens e sua verdadeira mãe, e possivelmente conhecendo pelo menos algumas coisas sobre o Deus de Israel, mesmo que depois ele tenha virado um idólatra depois de ser adotado pela Princesa do Egito, possivelmente ele foi mantido seguro devido a influência e proteção ou pelo menos com ajuda dessa filha do Faraó que se apegou ao menino.
Moisés talvez signifique algo como Aquele que tira, Aquele que extrai ou Aquele que tira das águas. Sendo esse o seu nome, ele pode ser relacionado talvez com o seu futuro, quando ele tirou o povo Hebreu do Egito, e talvez Deus tenha influenciado a Princesa Egípcia escolher esse nome dada as circustâncias em que ela o encontrou, a deriva no Rio Nilo de onde ela o tirou. Judeus também lhe conhecem como Moshe Rabbenu que significa Moisés nosso professor. A maioria dos eruditos crê que Moisés seja um mito mais não um personagem histórico, porém o meio arqueológico já pensou o mesmo em relação a outros personagens bíblicos até surgirem evidências que comprovassem sua existência como pessoas históricas, eu creio que eventualmente todo o relato da bíblia será comprovado no meio histórico e arqueológico como relatos históricos incontestaveis. Filo de Alexandria e Josefo por outro lado citaram que o nome de Moisés era de origem Egipcia, Filo disse que o nome é associado a uma palavra que significa agua, enquanto Josefo disse que a segunda parte do nome significa, aqueles que são salvos. Josefo disse que o nome da princesa que virou a madastra de Moisés era Thermutis, enquanto uma tradição judaica posterior a essa lhe indentificou com o nome Bitia. Apesar de eruditos contemporâneos em boa parte não acreditarem na existência de Moisés, ele foi citado por historiadores judeus antigos como Josefo, Filo de Alexandria e por diversos outros historiadores antigos não judeus. O historiador grego Hecateu de Abdera, fala que Moisés fundou cidades, estabeleceu um templo, um culto religioso e estabeleceu leis, sendo ele descrito como um lider corajoso e sábio que deixou o Egito e colonizou a Judéia. Hecataeus de Abdera ou de Teos, foi um historiador e filósofo grego cético que floresceu no século 4 a.c.. O historiador Judeu Artapanus de Alexandria, retrata Moisés como um heroi cultural. Ele comenta que as excelentes qualidades causaram inveja em um individuo chamado Chenephres, que por isso lhe enviou com tropas pouco habilidosas para uma expedição militar na Etiópia, aonde Moisés conseguiu grandes vitórias, depois ele teria montado a cidade de Hermopolis, e ensinado as pessoas o valor do Ibis, como uma proteção contra serpentes, fazendo o passaro se tornar o guardião sagrado da cidade, ele também teria introduzido a circuncisão de acordo com essa fonte. Depois ele teria ensinado o valor dos bois na agricultura, e a consagração dele feita por Moisés teria supostamente dado origem ao culto de Apis. Depois de escapar da morte, matando um homem enviado para lhe matar pelo Rei, Moisés fugiu para a Arábia, aonde se casou com a filha de Jetro. Vale ressaltar aqui que muitas dessas informações são extra biblicas, e não se sabe as fontes originais das informações desse historiador, ou se elas tem alguma validade, e outras como a informação em relação ao motivo da fuga de Moisés do Egito contradizem o relato da Bíblia. Artapanus também relata que Moisés foi preso ao voltar para o Egito, mais Deus o libertou milagrosamente, ele também comenta que os templos de Isis começaram a colocar varas neles, como uma lembrança dos milagres que Deus realizou por meio de Moisés nessa nação. Artapanus descreveu Moisés na sua volta ao Egito como um homem respeitavel, alto, de pele corada, com cabelos brancos longos. Artapanus de Alexandria foi um historiador Judeu de origem egipcia que viveu em mais ou menos no fim do século 3 ou no século 2 a.c.. O historiador grego Estrabão, também escreveu sobre Moisés, lhe retratando como um sacerdote Egipcio que lamentava a situação do país, ele era supostamente contra se fazer imagens de animais ou homens para representar Deuses, porque estava convencido que a deidade se extendia a tudo, fosse terra ou mar, muitos dos seus seguidores teriam lhe seguido e ido com ele para a Judéia segundo esse historiador. Estrabão foi um historiador, geógrafo e filósofo grego. Foi o autor da monumental Geografia, um tratado de 17 livros contendo a história e descrições de povos e locais de todo o mundo que lhe eram conhecidos na época. O historiador Romano Tácito fala algumas coisas duvidosas e anti-bíblicas sobre o incidente do Êxodo, no entanto, ele fala que a maioria das fontes confirmam o incidente conhecido como o Êxodo do povo Judeu do Egito. Tácito foi um conhecido historiador, orador e político romano. Longino que foi um conhecido professor grego de critica literária e de retórica, cita Moisés em seus escritos se referindo a ele como o "Legislador dos Judeus", Longino lhe descreve com mais admiração do que possivelmente qualquer outro autor não judeu que falou de Moisés. Josefo que possivelmente é o historiador judeu mais famoso da antiguidade como esperado também cita Moisés como uma personagem histórico legitimo. O filósofo grego Numenius que vivia na Siria descreveu Moisés como um Profeta. De acordo com Tradições dos Midrashs, Moisés também era conhecido como Jekuthiel pela sua mãe, Heber pelo seu pai, Jered por Miriam, Avi Zanoah por Aarão, Avi Gedor por Coate seu filho e Shemaiah ben Nethanel pelo povo de Israel. Moisés também foi conhecido em outras fontes judaicas como Toviah Levi, Heman e Mechoqeiq que significa legislador. Os Judeus Ortodoxos chamam Moisés de Moshe Rabbenu, `Eved HaShem, Avi haNeviim zya"a que significa Nosso lider Moisés, servo de Deus, pai de todos os profetas, nessa tradição religiosa se crê que ele recebeu não somente o conhecimento da Torá, como de outros livros da tradição Judaica Ortodoxa como o Zohar que é possivelmente o principal livro da Cabala, ele é considerado pelos Judeus Ortodoxos com o principal profeta de Deus. Entre diversas tradições judaicas sem base bíblica, que lhe colocam no patamar de um ser quase semi-divino ou que falam de incidentes muito improvaveis, existe algumas tradições judaicas relativamente interessantes relacionadas a Moisés, uma delas conta que os Adivinhos do Faraó teriam contado a ele sobre a vinda de um libertador do povo Hebreu, o que teria levado ele a dar o comando para matar todos bebês meninos desse povo, se tal tradição que contradiz a bíblia tem um fundo de verdade eu não sei ( Talvez além da motivação citada na bíblia, o Faraó também tivesse tal motivação para cometer ato tão terrivel ), mais essa tradição tem um certo paralelo com o que aconteceu com os bebês Judeus porque Herodes ficou sabendo que Jesus nasceria, e Moisés profetizou que um profeta como ele viria, que no caso foi justamente Jesus. Outra tradição conta que Miriã, a irmã de Moisés que é descrita como uma profetiza na Bíblia, preveu que seu pai teria um filho que libertaria o povo Hebreu do Egito. No Talmude é dito que Moisés nasceu no mês hebraico Adar, no ano 2377 depois da criação do mundo, é dito nessa fonte que ele já nasceu circuncidado, conseguindo andar imediatamente após seu nascimento, outra fonte no entanto fala que como todos hebreus, ele foi circuncidado no 8º de sua vida. Uma tradição Judaica conta que quando ele nasceu uma luz encheu o local aonde ele havia nascido indicando que ele era digno do dom da profecia. Outra tradição conta que Deus enviou um calor intenso no Egito como punição pelo o que o Faraó mandou fazer a bebês hebreus do sexo masculino, sua filha que estava com Lepra, viu Moisés ao se banhar no rio Nilo, quando ela tocou nele, milagrosamente sua lepra foi curada. Outra tradição conta que o Anjo Gabriel fez o bebê Moisés chorar para a Princesa sentir pena dele. As servas dela que queriam convencer ela a não desobedecer seu pai, foram derrubadas pelo Anjo, que fez seu coração ficar cheio de pena pelo bebê, depois disso os adivinhos do Faraó contaram a ele que o libertador do povo hebreu havia nascido, o que ele cancelar a ordem de matar bebês hebreus, alguns já haviam morrido, mais 600 mil que haviam sido jogados no rio já, foram salvos supostamente. Uma tradição conta que Moisés com 3 anos que era uma criança grande para alguém de 3 anos, tirou a coroa da cabeça do rei e colocou ela sob sua cabeça, o que causou grande comoção, já que o Faraó era tido como um tipo de Deus encarnado na terra, o adivinho disse ao Faraó então que esse era o garoto da profecia da qual ele havia falado, e entre os conselheiros do Rei estavam Balaão e Jetro, Balaão aconselhou o rei a matar Moisés, enquanto Jetro foi contra matar ele, e fez ele passar por um teste para ver se ele agiu conscientemente aonde ele tinha a escolha de pegar em um pedaço de ouro, ou de brasa, o anjo Gabriel então teria feito Moisés por a brasa na boca, o que queimou sua lingua mais salvou sua vida, outras tradições também conta que Gabriel o conselheiro que salvou Moisés não era Jetro, mais era o anjo Gabriel disfarçado de conselheiro do Faraó.
De acordo com o Livro dos Jubileus do qual falei anteriormente em outra matéria com mais detalhes, Moisés aprendeu a escrita dos Assírios com seu pai Anrão. Uma tradição conta que durante sua permanência no palácio do Faraó ele frequentemente visitava os escravos hebreus, ajudando os que não estavam aguentando o trabalho. Ele teria lembrado o Faraó de que até escravos precisam de descanso, implorando que ele desse um dia de descanso para eles na semana, o Faraó teria aceitado o pedido, e Moisés instituiu o dia de descanso deles no Shabbat Judeu, que ocorre aproximadamente no nosso caléndário entre as 6 horas da tarde da sexta feira, até 6 horas da tarde do sábado. Uma tradição conta que o homem que Moisés matou havia forçado uma escrava hebréia a ter relações sexuais com ele. Segundo o relato de Atos 7:23 e 7:30, foi com quarenta anos que Moisés matou um homem egipcio, fugindo em seguida para Midiã, aonde viveu por 40 anos, antes de Deus lhe chamar para libertar o povo Hebreu, muitos filmes lhe retratam como um homem adulto, ou de meia idade, mais ele já era um homem idoso quando voltou para o Egito. Uma tradição conta que Datã e Abirão que são 2 personagens bíblicos que se rebelaram contra Moisés posteriormente, quando o povo Hebreu já havia saido do Egito, eram desde o tempo de que Moisés era um principe egípcio, grandes inimigos dele, eles lhe insultavam dizendo que ele não devia agir como se fosse da casa real egipcia, e que eles caluniaram Moisés na presença do Faraó. Uma tradição do Midrash Wayosha conta que Moisés chegou a ser preso após se descobrir que ele havia matado um homem Egipcio, mais que Deus não permitiu que ele fosse executado, tornando seu pescoço muito duro para a lâmina do executor lhe matar, um anjo depois disso teria supostamente vindo do céu, transformado a forma de uma escada na forma de Moisés, para que pensassem que ela era Moisés, para pensarem que o haviam executado, depois o Anjo levou Moisés para fora do Egito, outra tradição judaica contada no Gênesis Rabbah conta que um anjo tomou a forma de Moisés para permitir que ele pudesse fugir. Josefo relata que Moisés no seu tempo no Egito casou com a filha do rei da Etiópia, e que ele era um chefe militar brilhante, que causou inveja nos Egípcios e no Faraó que pretendia matar ele, Moisés descobrindo que isso iria ocorrer supostamente fugiu por isso de acordo com o relato de Josefo. Outra tradição citada no Livro dos Justos conta que por um conselho de Aarão, Moisés preferiu enviar sua mulher e filhos para Midiã, já que seu objetivo era libertar o povo Judeu de lá, e não ficar pelo Egito.
De acordo com tradições judaicas, como citado anteriormente, a princesa que adotou Moisés se chamava Bitia supostamente, de acordo com tal tradição ela foi exilada pelo Faraó por ter trazido Moisés a sua casa, ela então teria saido depois com Moisés do Egito, e se casado com Merede da Tribo de Judá, uma Bitia que é a filha do Faraó, é mencionada em I Crônicas 4:17, segunda essa a tradição de midrashs, ela seria a mesma mãe de Moisés. Seu nome de acordo com o Midrash Leviticus Rabbah significaria algo como "Filha de Yah" sendo Yah uma forma diminuida de YHWH, o tetragrama sagrado, que constitue o nome sagrado de Deus, ela teria ganho esse nome de Deus por ter mostrado compaixão em relação ao menino Moisés. Nos midrashs ela é descrita como uma mulher piedosa e devotada que se banhava no rio Nilo para se limpar das impurezas do Egito, um pais cheio de idolatria. No Midrash Exodus Rabbah, é dito que ela não foi afetada pelas 10 pragas e foi a unica pessoa do povo egipcio que era um filho primogênito a não morrer. O historiador romano e cristão Eusébio de Cesaréia lhe disse que o nome da princesa era Merris, e Eustácio de Antioquia que foi um bispo cristão disse que seu nome era Merrhoe. De acordo com o Livro dos Justos, A mãe adotiva Egípcia de Moisés teria sido salva da morte apesar de ser uma filha primogênita, devido a uma oração de Moisés em seu favor.
É incerto se o sacerdote de Midiã que acolheu a Moisés e virou o seu sogro, adorava ao Deus de Israel, ou a algum Deus pagão, ou a vários deles, o que é uma possibilidade, considerando que em outros trechos da Bíblia, e até em um achado arqueológico de um templo da Deusa Egipcia Hator, os Midianitas são associados a cultos pagãos.
Reuel significa algo como Amigo de Deus. Outros personagens bíblicos possuem esse nome, por alguma razão desconhecida Jetro que era o sacerdote de Midiã era conhecido por esse nome também.
Zípora significa algo como pássaro ou pequeno pássaro.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Gérson. Outros personagens bíblicos possuem esse nome, incluindo um dos filhos de Levi.
Êxodo 3:1 até 8 Narra a situação em que um Anjo de Deus aparece a Moisés, e que Deus fala com ele.
Jetro significa possivelmente algo como excelente ou sua excelência. Em Juízes 4:11 Jetro é chamado de Hobabe. Geralmente na tradição judaica rabinica se associa ao todo 7 nomes diferentes a ele, sendo eles Reuel, Jether, Jetro, Hobabe, Heber, Keni e Putiel. O Talmude fala que Jetro, Jó e Balaão foram consultados pelo Faraó sobre formas para se exterminar o povo Israelita, ele dissuadiu o Faraó de exterminar os Israelitas, o que levou ele a ser recompensado por Deus. Outra versão citada no Exodus Rabbah fala que o Faraó consultou Amaleque o neto de Esaú e Jetro, que sugeriu a ideia de jogar os bebês meninos hebreus no rio, mais teria se arrependido posteriormente dessa sugestão segundo essa fonte, no Exodus Rabbah também é dito que Jetro era um idolatra que viu que era bobagem adorar idolos e largou seu culto a eles, sendo excomungado por isso, por essa razão ninguém cuidava dos seus rebanhos e suas filhas eram maltratadas por outros Midianitas, outras fontes judaicas no entanto contam historias diferentes sobre Jetro. Outra tradição Judaica fala dele saber que Deus era o Deus mais poderoso porque ele havia adorado antes todos deuses conhecidos, porém ele não negava que outros deuses também tinham poderes divinos supostamente. Esse personagem bíblico é conhecido por ser a figura central da religião dos Drusos, aonde ele é considerado seu profeta chefe, os Drusos creem que ele se comunicava diretamente com Deus, e que ele passou tal conhecimento para Moisés. Os drusos são uma pequena comunidade religiosa autónoma que reside sobretudo no Líbano, Israel, Síria, Turquia e Jordânia, existindo ainda pequenas comunidades expatriadas nos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Austrália, e Europa. Eles usam a língua árabe e seguem um modelo social muito semelhante ao dos Árabes da região. Não são considerados muçulmanos pela maioria dos muçulmanos da região, apesar de alguns drusos dizerem que a sua religião é a religião islâmica. A maioria dos drusos considera-se árabe, apesar de alguns drusos israelenses não se considerarem como tal. Existem cerca de um milhão de drusos em todo o mundo, a maioria dos quais estão vivendo no Médio Oriente.
Horebe significa algo como Árido ou Deserto. Existe uma controvérsia em relação a ele o Monte Sinai, alguns pensam que são nomes diferentes para um mesmo monte. Esse local também é conhecido como a Montanha de Deus, ou a Montanha de YHWH. Os 10 mandamentos dados por 10 a Moisés, foram recebidos nesse mesmo monte, Deus diz a Moisés que esse local é uma terra sagrada, hoje em dia existe controvérsias em relação aonde realmente se localizava tal monte.
É interessante notar que primeiro aparece um anjo, e depois é que aparece Deus no mesmo local que ele estava, em atos 7:30 e 31 é descrito que Moisés viu um anjo mais ouviu a voz do Senhor Deus. É possivel que Deus tenha se manifestado através do Anjo que ele havia enviado a Moisés.Uma tradição judaica conta que Deus veio falar com Moisés por 7 vezes, sendo recusado em todas elas, antes de enviar o sinal do fogo que não queimava a Sarça para chamar a atenção de Moisés, para não lhe assustar, deus teria imitado a voz de seu pai Anrão segundo tal tradição, e Moisés a principio por isso, teria pensado que era seu pai que estava ali.
Exodo 3:11 até 22 Tem Deus falando, fazendo promessas e passando instruções a Moisés.
De acordo com a tradição Medieval Judaica, EU SOU O QUE SOU, é um dos 7 nomes de Deus.
No versículo 19 Deus deixa bem claro que ele já sabia que o Faraó não deixaria o povo Hebreu ir embora de boa vontade. Possivelmente em passagens posteriores quando é dito que Deus endureceu o coração do Faraó, na verdade o que ocorreu foi que Deus permitiu que o coração do Faraó ficasse endurecido, o que ele poderia impedir, mais fazia parte de seu propósito que o Faraó agisse dessa forma mesmo, o Egito naquele tempo era possivelmente a nação mais poderosa do mundo e por meio dessa situação o Deus de Israel se apresentou ao mundo naquela epoca, que ficou chocado com o que havia ocorrido com o poderoso Egito, as pragas também foram um castigo tanto pelos maus tratos ao povo Hebreu, como talvez também pela idolatria em que os Egipcios estavam envolvidos, que segundo os relatos do livro dos mortos do Egipcios envolvia sacrificios humanos e prostituição cultual. O Livro dos Mortos é a designação dada a uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, escritos em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. O objetivo destes textos era ajudar o morto em sua viagem para o outro mundo.
Êxodo 4 Continua com Deus instruindo Moisés, com o misterioso episódio aonde Deus supostamente tentou matar ele, e com o reencontro com seu Irmão Arão.
Moisés mentiu para Deus no versículo 10, isso pode ser constatado pelo o que Estevão fala de Moisés em Atos 7:22 aonde é declarado que Moisés foi educado nas Ciências dos Egípcios e era poderoso nas palavras e nas obras. Além de Moisés ser descrito como um homem humilde, a sabedoria de Moisés pode ter sido outra razão para Deus lhe escolher para tal missão, possivelmente fazia parte de seus planos que ele fosse educado na ciência dos Egípcios, o que deve ter lhe tornado um homem bastante culto, além disso ele era poderoso nas palavras e nas obras, o que a mim é um indicativo de que ele era um lider nato. O motivo para Moisés mentir é desconhecido, talvez ele estivesse muito feliz com sua vida humilde e pacifica em Midiã casado com uma esposa que possivelmente ele amava muito, ou talvez ele não tivesse muita auto confiança, o que poderia ser ocasionado até pela sua avançada idade naquele tempo de 80 anos. Em certo ponto ele insiste tanto em não querer ir que Deus se zanga com ele, e sabendo que ele mentia, cita que Aarão também era bom com as palavras, deixando ele sem desculpas para não obedecer a Deus.
No Versículo 22 Deus fala que o povo de Israel de forma geral é seu filho, e no versículo 23 Deus relaciona a punição da morte dos filhos dos primogênitos egipcios com os maus tratos e teimosia do Faraó em não libertar o povo de Israel que simbolicamente é algo como o filho Primogênito de Deus. É evidente também que esse castigo tão severo foi causado pelo o que os Egipcios haviam feito de forma monstruosa, com bebês hebreus. O Faraó tinha a chance de evitar que seu povo apesar de todos seus pecados sofresse, mais ele era um homem muito orgulhoso, que era visto como um Deus encarnado na terra, chamado geralmente de Hórus vivo, em referência a um famoso deus Egípcio, e somado a isso, Deus usou o orgulho dele para castigar o povo Egípcio, e para mostrar ao mundo inteiro que existia somente um Deus sob a terra. Hórus é uma das principais deidades do Egito, associada normalmente ao ar, a caça e a guerra. Nas tradições mais conhecidas ele é retratado como o filho de Osiris com Isis, os Faraós em vida eram considerados manifestações de Hórus e quando mortos, eram considerados manifestações de Osiris que era o Deus da pós vida, do mundo dos mortos, e dos mortos, como da regeneração, transição e ressureição.
A passagem do versículo 24 ao 26 é uma das mais misteriosas da Bíblia, a perseguição de Deus a Moisés parece ter relação com o fato de um dos seus filhos não terem se circuncidado, em Gênesis 17:14 é dito que qualquer um no meio do povo de Israel que não estiver circuncidado seria eliminado do meio do povo. A tradução bíblica da NVI sugere talvez por isso que outra tradução possivel para o versículo 24, fala que Deus veio atrás do filho de Moisés que não estava circuncidado e assim não poderia fazer parte do povo de Deus. Nos Midrashs é relatado que o filho que não era circuncidado era Eliézer, o segundo filho de Moisés e não Gerson. Uma interpretação dos Midrashs conta que foi permitido que Moisés não circuncidasse seu filho até chegar ao Egito, porque o processo deixava a pessoa enfraquecida, mais que ele demorou a fazer isso uma vez no Egito. No Livro dos Jubileus é contado que Satanás conhecido como Mastema nesse livro atacou e engoliu Moisés em seu caminho pelo deserto pela metade, no Genesis Rabbah é contado que então Ziporá cortou o prepúcio de seu filho e então uma voz do Céu ordenou que a Serpente largasse Moisés, esse relato é um tipo de explicação alternativa do incidente bíblico aonde fala que Deus veio matar Moisés, e só parou quando Zipora circuncidou seu filho, caso exista alguma verdade nele, então a passagem bíblica pode falar de Deus deixar Satanás atacar Moisés, para levar Zipora por alguma razão a achar que o motivo do ataque era porque o filho deles não era circuncidado, o que indica que ela conhecia ao menos essa tradição do povo Judeu, já que para você fazer parte do povo Judeu, você tinha que ser circuncidado.
Arão significa possivelmente algo como Brilhante ou muito elevado. Na tradição Rabínica é contado que ele morreu em paz em uma caverna no monte Horebe, aonde havia uma cama cercada por anjos, e que eles depois levaram o seu corpo, o que foi visto pelo o povo. A relação dele com Moisés nessa mesma tradição é descrita como uma muito boa de forma geral, envolvendo amor e admiração mutua. Em um Midrash chamado de Tanhuma, Arão teve atividades como um profeta antes de Moisés, ele também seria conhecido por sua natureza gentil e reconciliadora de casais, que buscava trazer a paz. Seu irmão era conhecido por ser mais rigoroso, não permitindo nenhum ato errado.
Êxodo 5:10 até 19 narra como o Faraó trata com mais rigor o povo Hebreu, depois que Moisés e Arão disseram para ele deixar eles irem ao deserto adorar a Deus.
Restolho é o nome dado as folhas e caules de cereais como o milho, sorgo e soja que são deixados nos campos após as colheitas.
Êxodo 6:17 a 25 cita uma genealogia dos descendentes de Levi.
Libni significa algo como branco ou puro. Esse Libni foi o patriarca do Clã dos Libnitas.
Simei significa renome ou famoso. Muitos personagens bíblicos possuem tal nome, esse Simei em particular, é o patriarca do clã dos Simeítas.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Anrão. Ele foi o pai de Moisés, Arão e Miriã. Ele e sua mulher e tia Joquebede são elogiados por sua fé em Deus em Hebreus 11:23. Outras fontes como a septuaginta afirmam que Joquebede seria sua prima e não sua tia. Na tradição rabínica do Exôdo Rabbah é dito que ele chegou a se separar por um tempo de Joquebede, porque ele sabia que se tivesse um filho com ela, ele seria morto, e de acordo com o Talmude ele promulgou as leis de divórcio e casamento entre os Judeus no Egito, no Talmude também é dito que ele foi uma pessoa com extrema longevidade.
De acordo com o livro dos Jubileus, Anrão estava entre os Judeus que pegaram os ossos dos outros filhos de Jacó ( tirando José ) que levaram seus ossos do Egito para a caverna de Macpela. Anrão teria ficado depois disso um tempo em Canaã, voltando ao Egito somente 40 anos depois de acordo com tal tradição.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Izar. Ele é descrito como o pai de Corá, enquanto em 1 Crônicas 6:22 é dito que o pai de Corá é um homem chamado Aminadabe que não é citado anteriormente como filho de Coate, possivelmente essa era outra forma de chamar a Izar, que é descrito em 1 Crônicas 6:18 como um dos 4 filhos de Coate, aonde são citados os mesmos nomes citados nessa genealogia de Exôdo.
Hebrom significa algo como associação, liga, confederação ou aliança. Além de 2 personagens bíblicos, esse é o nome de uma significativa cidade bíblica.
Uziel significa Força de Deus, Minha força é Deus ou Deus é minha força. Existe mais 3 personagens bíblicos com esse mesmo nome.
Mali significa possivelmente algo como enfermidade, fraco ou bobo.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Musi.
Joquebede significa algo como Senhor da Glória, Glória do Senhor ou Glória de Yahu ( Yahu é uma forma abreviada do tetragrama sagrado, o nome de Deus ). De acordo com uma lenda Judaica, seu corpo estaria enterrado na Tumba das Matriarcas, na cidade de Tibéria em Israel. Nessa tumba também estaria supostamente os corpos de Zilpa, Bila, Zipora a primeira esposa de Moisés, Eliseba a mulher de Aarão e o de Abigail, a primeira esposa do Rei David.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Corá. Existe outros 3 personagens com esse nome, mais sem dúvida alguma o Corá mais famoso da bíblia é esse que realizou uma rebelião contra Moisés. De acordo com tradições Rabínicas, Corá era um homem muito rico, detentor de um tesouro que José havia escondido dos Egípcios, antes de se rebelar e ter sido morto, ele teria ajudado a carregar a Arca da Aliança em seus ombros segundo relatos rabínicos. Sua esposa teria lhe encorajado a se revoltar contra Moisés segundo tradições rabínicas. Corá teria se revoltado porque supostamente queria ser nomeado como principe da Casa de Coate, titulo que foi dado a Elizafã, filho de Uziel.
Zicri significa possivelmente algo como famoso ou lembrado. Existe 12 personagens na Bíblia com esse mesmo nome.
Elzafã significa algo como Deus ocultou, Deus escondeu ou Deus protegeu. Ele e seu irmão Misael levara embora os corpos de Abiú e Nadabe, quando esses fizeram uma oferta com fogo inadequado para Deus, o que acarretou em suas mortes. Ele foi escolhido para se o chefe da casa dos Coatitas.
Eliseba significa algo como Deus é Juramento, Deus é seu juramento ou Deus do 7. Ela pertencia a tribo de Judá.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Naassom. Naassom foi o cunhado de Arão, e o primeiro lider da Tribo de Judá, o Messias Jesus Cristo descendeu dele. Na tradição rabínica Naassom é descrito como um homem nobre. Nos Midrash's é relatado que o mar vermelho não se abriu imediatamente, quando o povo começava a ficar desesperado, Naasson entrou na agua, e ai ela começou a se partir.
Abiú significa Ele é pai, ou Cujo pai é ele. Ele e Nadabe são conhecidos por terem sido mortos por Deus, por terem feito uma oferta com fogo estranho para ele, não é dado muitos detalhes para o que exatamente eles fizeram de errado.
Eleazar significa Deus Ajudou ou A quem Deus ajuda.
Itamar significa algo como Terra das Palmeiras ou Ilha das Palmeiras.
Assir significa prisioneiro ou cativo.
Existe controvérsias em relação ao o que significa Elcana. Muitos personagens bíblicos possuem esse nome.
Abiasafe significa algo como O Pai Reune, Ajuntamento do Pai ou Meu pai Reuniu.
De acordo com o conhecido Rabino Francês Rashi, Putiel era outro nome para Jetro, o Sogro de Moisés.
Não encontrei informações adicionais sobre Nefegue, Misael, Sitri, Aminadabe, Nadabe e Finéias
Em Êxodo 6:30 Moisés mente novamente para Deus, alegando que não fala bem, mesmo uma vez no Egito, ele continuava exitante sobre a tarefa que Deus lhe deu.
Em Êxodo 7:3 Deus fala que endurecerá o coração do Faraó, para que ele não deixe o povo Hebreu sair de lá, é válido lembrar no entanto que anteriormente no livro de Êxodo em 3:19 ele diz que já sabia que o Faraó não deixaria que o povo Hebreu fosse embora se não fosse obrigado a isso. Me parece que endurecer o coração do Faraó significa que ele permitiu que o coração dele continuasse assim, para seu propósito ser cumprido, era possivel para Deus agir para o coração do Faraó não ficasse assim, mais era parte do seu plano que ele reagisse dessa maneira, que ele já sabia que ele reagiria, para que se cumprisse o que é descrito em 7:5, que fala que Deus ficaria conhecido pelos Egipcios, assim como ficou naquele tempo em toda aquela região do mundo no minimo, outra razão para "endurecer" o coração do Faraó, seria o julgamento que ele queria fazer sobre o Egito, não só pelo o que foi feito contra os Hebreus por 400 anos, mais possivelmente também por causa dos sacrificios humanos, idolatria e prostituição cultual relacionadas a religião do povo Egipcio, que certamente devia oprimir outros povos além disso.
Em Êxodo 7:7 é mencionado que Moisés já tinha 80 anos e Arão 83 quando eles falaram de novo com o Faraó. Sendo ambos a essa altura, homens bastante idosos já. Em 7:11 é descrito o Faraó chamou sábios e encantadores que por meio de artes ocultistas, conseguiram fazer a mesma coisa que Deus fez com o Bordão de Arão, que virou uma serpente. Me parece que nessa situação Deus para mostrar seu poder, fez algo que era possivel para os magos do rei, só que de forma superior, para mostrar que era superior aos Deuses do Egito, que eram a fonte do poder desses magos. Popularmente o ocultismo é conhecido como o conhecimento do que é paranormal e espiritual, apesar que o ocultismo costuma envolver o uso de bruxaria e magia que são poderes paranormais que na verdade derivam de forças demoniacas, como a comunicação com espiritos, canalizações e outras práticas reprovadas pelo Deus de Israel.
Êxodo 7:14 descreve a segunda praga, aonde o rio nilo, seus canais, lagoas e todos seus reservatórios teriam virado sangue, tal milagre foi imitado pelos magos do Faraó por meio de práticas ocultistas, mais eles não foram capazes de transformar o rio que havia virado sangue em agua de novo. Tal praga tem paralelo com 2 das 7 taças da Ira de Deus, descritas em Apocalipse 16:3 e 4, aonde os mares, rios e fontes de agua virarão sangue, a razão dessa punição em Apocalipse, é relacionada as pessoas que morrerão na grande tribulação por não negarem a Cristo, possivelmente portanto essa praga que ocorreu no Egito, deve ser uma punição associada ao sangue inocente que os Egipcios haviam derramado no passado. Em 7:24 é descrito que ainda havia agua para beber se cavando perto do rio.
Em Exodo 8 as pragas de Deus continuam no Egito
A rã é um anfíbio anuro da família Ranidae, que vive na proximidade de lagos ou outros lugares úmidos. Como outros anuros, possui membrana nictante e pulmões quando adulta, mas sua respiração se dá principalmente pela pele.
Os piolhos constituem uma ordem de insetos que contém mais de três mil espécies. Estes insetos não têm asas e são parasitas externos de mamíferos ( Exceto mamiferos que põe ovos e morcegos ) e das aves. Depois dessa praga, os magos egípcios não conseguirem reproduzir ela com sua magia, e alertaram o Faraó que essas pragas eram um ato de Deus, o que é uma declaração significativa, considerando que ela vinha de pessoas que seguiam a Deuses pagãos e não acreditavam em um só Deus.
A mosca é uma espécie de díptero braquícero ( moscas ) da família Muscidae. É um dos insetos mais comuns e uma presença habitual na maioria dos climas da Terra.
O motivo porque os Hebreus não queriam sacrificar animais no Egito além da ordem de Deus, é porque os animais que eles sacrificariam eram considerados sagrados no Egito, e isso poderia levar o povo daquela terra a atacar eles.
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