segunda-feira, 2 de maio de 2016

Gênesis - Parte 3


Gênesis 10:21 até 24 fala dos descendentes de Sem

O nome Elão significa homem jovem ou sempre. Se acredita que seus descendentes tenham sido o povo Persa. Vale ressaltar no entanto que existem outras coisas e pessoas na Bíblia que são chamadas pela mesma palavra, da qual falarei no futuro. Os descendentes de Elão viviam em uma região que possuia o nome de Elão também, que corresponde ao atual sudoeste do Irã, estendendo-se desde as terras baixas do Khuzistão à província de Ilam ( Provincias iranianas da atualidade ), bem como uma pequena parte do sul do Iraque.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Assur. Se acredita que os Assírios sejam descendentes desse personagem bíblico. A Assíria foi um reino acádio semita em torno da região do alto rio Tigre, no norte da Mesopotâmia ( atual norte do Iraque ), e que dominou por diversas vezes ao longo da história os impérios existentes naquela região, desde a tomada da Babilônia até à sua reconquista. Seu nome vem de sua capital original, a antiga cidade de Assur.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Arfaxade. Algumas fontes judaicas colocam Arfaxade como o ancestral dos Caldeus. A Caldeia era uma região no sul da Mesopotâmia, principalmente na margem oriental do rio Eufrates, mas muitas vezes o termo é usado para se referir a toda a planície mesopotâmica. O importante personagem da bíblia Abraão descendeu da linhagem de Arfaxade que foi o primeiro filho de Sem.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Lude. Josefo retrata Lude como o ancestral do povos que viviam na Anatólia, associando ele particulamente aos Lídios do qual falei anteriormente, no começo da matéria, ao falar sobre o personagem biblico Ludim.

Arã significa possivelmente algo como elevado. Ele é conhecido por ter sido o ancestral do povo Arameu que veio de regiões da Síria e viveu em regiões da Mesopotâmia também. O povo arameu falava a lingua semítica Aramaica. Arã  também é o nome de uma antiga região que corresponde atualmente ao sul e centro da Síria, além de ser uma palavra associada a outras regiões citadas na bíblia.

Uz possivelmente significa algo como conselho ou contemplação. Flávio Josefo cita uma tradição em seus escritos, que fala que Uz teria fundado a cidade de Damasco, atual capital da Síria e da cidade de Traconites, uma antiga cidade que se localizava ao sul da atual Síria ao leste do rio Jordão. O local aonde residia essa cidade foi conhecido antes como Argobe, uma região de Basã conquistada pelos Israelitas quando eles estavam voltando para Canaã do Egito. Hoje a região aonde ficava essa cidade associada a Uz se chama Al-Lajat. Uz também é o nome de um local em Edom aonde o personagem biblico Jó vivia. O reino de Edom se localizava ao sul da atual Jordânia.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Hul. De acordo com Flávio Josefo, Hul teria fundado o atual país da Armênia.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Geter. De acordo com Flávio Josefo, ele é o antepassado de Báctria, mas Jerônimo de Estridão e Isidoro de Sevilha referiram-se a ele como antepassado de Acarnânia ou Cária.
Báctria ou Bactriana é o nome de uma região histórica cuja capital era a cidade de Bactros e que se localizava ao norte do Indocuche e ao sul do rio Amu Dária ( ou Oxus ). A área pertence hoje em grande parte ao Afeganistão. Acarnânia  é o nome dado na Antiguidade à região montanhosa e arborizada do nordeste da Grécia que se separa do Epiro, ao norte, pelo golfo da Ambrácia, da Etólia, a este, pelo rio Aqueloo, e é limitada ao sul e a oeste pelo golfo de Corinto e pelo mar Jônico. Cária  era o nome de uma região no oeste da antiga Ásia Menor ( Anatólia ) que se estendia ao longo da costa da Jônia, de Mícale para o sul até a Lícia e para o leste até a Frígia. Os gregos jônios e dórios colonizaram a porção ocidental da Cária e se juntaram à população nativa para formar estados de matiz grega na região. Os epônimos habitantes nativos da região eram conhecidos como "cários". Heródoto os descreve como sendo de ascendência minoica. A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre os século XXX e XV a.C. Jerônimo ou Jerónimo, também conhecido por Jerônimo de Estridão, foi um sacerdote cristão ilírio, destacado como teólogo e historiador e considerado confessor e Doutor da Igreja pela Igreja Católica. Isidoro de Sevilha serviu como arcebispo de Sevilha por mais de três décadas e é considerado, nas palavras do historiador do século XIX Montalembert numa frase muito citada, "o último acadêmico do mundo antigo".

Más talvez signifique algo como sacar ou extraindo. Não consegui achar muitas informações sobre esse filho de Arã

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Salá. Por alguma razão desconhecida ele é chamado de Cainã na Septuaginta e no Evangelho de Lucas. Septuaginta é o nome da versão da Bíblia hebraica ( Antigo Testamento ) traduzida em etapas para o grego koiné, entre o século III a.C. e o século I a.C., em Alexandria.

Héber significa algo como a região além, um do além, do outro lado ou aquele que atravessou. Um número de eruditos medievais, como Michael Syrus, Bar Hebraeus e o historiador Agapius  mencionaram a visão predominante, que os hebreus tinham recebido seu nome de Eber, ao mesmo tempo, apontando que, segundo outras fontes, o nome "hebreu" significa "aqueles que cruzam ", em referência aos que atravessaram o rio Eufrates com Abrão de Padã-Arã para a terra de Canaã.

Gênesis 10:25 fala o nome de 2 filhos de Héber, Pelegue e Joctã

Pelegue provavelmente significa algo como divisão ou divisor. É falado na biblia que a terra foi repartida em seu tempo, se pensa normalmente que essa repartição é relacionada ao fracasso do projeto de Nimrode, em criar uma torre que chegasse ao céu, e do seu esforço em unificar os povos sob apenas uma lingua. Segundo Josefo e outras fontes houve depois disso outra divisão de terras entre os 3 filhos de Noé.

Joctã possivelmente significa algo como ele será feito pequeno ou ele será pequeno. Joctã morou com seus filhos na região de Messa, perto de Sefar segundo o relato bíblico. Messa era uma cidade portuária no Mar Vermelho, não se sabe ao certo se Sefar era uma cidade ou não. O mar Vermelho é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia.

Gênesis 10:26 até 29 fala quem foram os filhos de Joctã, filho de Héber.

Pouco se sabe sobre Almodá, ele costuma ser considerado um fundador de uma tribo Árabe em Arabia Felix. Arabia Felix ou Arábia Feliz é a denominação da parte meridional da Península Arábica, correspondente aos atuais Estados do Iêmen e Omã. A região era ocupada por tribos sedentárias que desenvolviam economia agrícola e mercantil nas regiões litorâneas da Península.

Não consegui nenhuma informação sobre Selefe, exceto que seu nome segundo o Hitchcock's Bible Dictionary significa extraindo ou o "que tira".

Hazar-mavé, também escrito Hazarmaueth, significa “morada da morte" de acordo com o Dicionário Bíblico Hitchcock. Ouvi falar que eruditos das línguas semíticas têm relacionado o nome à antiga região de Hadramaute que se localiza atualmente ao sul da moderna nação árabe do Iêmen. O Hadramaute é uma região histórica do sul da península Arábica, ao longo do golfo de Áden, no mar da Arábia, estendendo-se para leste do Iêmen à região de Dhofar, no Omã. A província de Hadramaute, na República do Iêmen, recebe o nome por estar situada nesta região.

Uzal significa supostamente algo como sair ou desaparecer, ele teria se assentado em um lugar chamado Azal que era ao redor do que hoje é conhecido como a cidade de Sana, a capital do Iémen. Se acredita que ele foi o fundador de uma tribo árabe.

Não pude encontrar nada que falasse mais detalhes sobre Jerá,Hadorão, Dicla, Obal, Abimael,

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Sabá. Na tradição ortodoxa etíope, Sabá, filho de Joctã, é considerado o antepassado primordial do componente original semita na sua etnogênese, enquanto Sabtá e Sabtecá, filhos de Cuxe, são considerados como os ancestrais do elemento cuxita. Basicamente me parece que a tradição ortodoxa etíope acredita que o Reino de Sabá era formado por descendentes desses 3 personagens biblicos, sendo Sabá filho de Joctã um descendente de Sem e Sabtá e Sabtecá filhos de Cuxe, talvez Sabá filho de Raamá que é um descendente de Cuxe que possue o mesmo nome que esse filho de Joctã também seja um ancestral do povo Sabeu que fundou o reino de Sabá.

Ofir também é o nome de uma região mencionada na Bíblia, famosa por sua riqueza. Supostamente, o Rei Salomão recebia carregamentos de ouro, prata, madeira de sândalo, pedras preciosas, marfim, macacos e pavões vindos de Ofir, a cada três anos. Fora isso no entanto não consegui encontrar nada sobre o personagem biblico chamado Ofir.

o nome Havilá pode significar algo como "produzir", ou estar trêmulo de dor. Não consegui achar informações confiaveis em relação a esse personagem bíblico.

Jobabe significa chorar ou chamar estridentemente. Essa foi a unica informação que consegui sobre essa personagem bíblico.

O começo de Gênesis 11 descreve um tempo na terra aonde era falada somente uma lingua, e que o mundo havia sido unificado debaixo de somente um povo, em um tipo de reino mundial comandado por Nimrode, a descrição de Nimrode em Gênesis 10 dá a entender que essa iniciativa partiu dele. Poucos detalhes são dados em relação a esse episódio na bíblia que é um grande mistério. No livro dos Jubileus que é um livro apócrifo que é citado por cristãos do tempo antigo, que davam aparentemente certo valor histórico ao livro ao menos, é citado a forma que ela foi construida, o tempo que levou para ela ser construida que teria sido 43 anos e as supostas medidas que a torre tinha em seu capítulo 10 nos versículos 20-21. Na literatura rabínica uma fonte fala que é dito que os homens que idealizaram em construir a torre, pensavam que Deus não tinha o direito de viver no mundo superior deixando os homens no mundo inferior, então para desafiar a Deus a ideia era montar uma grande torre com um idolo em seu topo com uma espada apontando para o céu supostamente. Outra fonte rabínica que dá uma informação parecida com a do historiador Judeu Josefo, fala que o desafio era a Deus, e também a Abraão que exortava os construtores a venerar ( A Deus ). Esses construtores falavam contra Deus, e acreditavam que poderiam evitar outro dilúvio com seu conhecimento na area da construção.  De acordo com o Talmude alguns daquela geração até queriam guerrear contra Deus. De acordo com o livro dos Justos que é outro apócrifo ao qual é atribuido certo valor histórico, que é citado na bíblia inclusive, eles eram encorajados a achar que poderiam guerrear com seres do céu, por causa de flechas que eles atiravam ao céu que caiam com sangue nelas. Segundo Josefo, foi Nimrode que encorajou principalmente a construção da torre, enquanto outras fontes rabínicas, falam que ele se separou dos construtores que tomaram a iniciativa. Um mito Sumério chamado de  Enmerkar e o Lorde de Aratta parece ter grande paralelos com o relato bíblico, e provavelmente se baseia no incidente descrito nas escrituras sagradas, com algumas adaptações é claro.

Gênesis 11:18 até 24 fala de Pelegue e de seus descendentes até chegar a Tera que foi o filho de seu bisneto chamado Naor.

Reú era supostamente o nome de um Deus antigo, que possivelmente significava algo como amigo ou associado.

Serugue significa ser entrelaçado.

Não encontrei informações adicionais sobre Naor

Ouvi falar que de acordo com tradições da religião Judaica Rabinica e com tradições do Zohar, livro da Cabala ( Misticismo Judaico ), Tera antes de se arrepender era um idólatra depravado, que tentou matar seu filho sem sucesso porque Deus lhe livro, é claro que essas não são fontes tão confiaveis de informação, principalmente a literatura do Judaismo Rabínico, que tem declarações extremamente heréticas em alguns pontos.

Gênesis 11:27 fala dos descendentes que Tera, que foi o pai de Abraão, teve.

Abrão significa possivelmente algo como pai da elevação, ou pai exaltado, mais existe controvérsias em relação a isso. Deus alteraria o seu nome posteriormente para Abraão, possivelmente para representar uma nova fase espiritual em sua vida.

Naor tinha o mesmo nome de seu avô.

Harã provavelmente significa algo como Colina ou Montanha. Ele é um ancestral dos povos Moabitas e Amonitas por meio do seu filho Ló. Na Bíblia também é citada uma região aonde Abraão habitou quando saiu de Ur, antes de ir para a Terra Prometida que se chamava Harã. Moabe é o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto. Amon, foi uma antiga nação que, de acordo com o Antigo Testamento e outras fontes, ocuparam uma área ao leste do Rio Jordão, de Gileade e do mar morto, na atual Jordânia.

Ló significa algo como envolver estreitamente ou envelope. Ele é conhecido por ser um Ancestral dos povos Amonitas e Moabitas.

Gênesis 11:29 fala o nome das mulheres de Abraão e de seu irmão Naor

Sarai significa princesa. Ela foi a primeira esposa de Abraão e também sua meia irmã, e seu nome posteriormente foi alterado para Sara. Naquele tempo devido a descendência de Abraão ser muito pequena, aparentemente era aceitavel se casar com parentes, apesar dos problemas genéticos que isso podem acarretar, uma vez que a população Israelita cresce, a prática do incesto é proibida. Outra preocupação era relacionada a não se misturar com povos que adoravam a Deuses pagãos, para não se contaminar com suas práticas heréticas, no entanto estrangeiros que aceitavam o Deus de Israel, podiam fazer parte de seu grupo e casar com descendentes de Abraão.

Milca possivelmente significa algo como rei. Ela era a esposa e sobrinha de Naor ao mesmo tempo.

Não consegui encontrar informações adicionais sobre Iscá a irmã de Milca.

Gênesis 11:31 narra como foi Tera que tomou a iniciativa na verdade de se dirigir a Canaã, mais por alguma razão ele não continuou o percurso e ficou em Harã. Ur foi uma importante cidade-estado na antiga Suméria, localizada nas proximidades da atual cidade de Tell el-Muqayyar, na província de Dhi Qar do Iraque. Os Caldeus originalmente foram tribos semiticas ocidentais nômades que migraram para a Mesopotâmia eventualmente, criando uma nação pequena no meio da Babilônia, posteriormente sua nação foi extinta e eles foram absorvidos pela população babilônica. Além de seu filho, existia um local bíblico chamado de Harã, que é associado quase que universalmente com Harran, um nome assírio para uma cidade hurrita extinta, as ruinas dessa cidade se localizam na Turquia.

O começo de Gênesis 12 fala da ordem de Deus para Abraão sair da casa de seu pai para uma terra nova que ele lhe daria, e da benção a Abraão e a sua descendência e da benção que o mundo receberia por meio da descendência de Abraão. É narrado como Abraão levou sua mulher, a seu sobrinho Ló, e outras pessoas, para a cidade de Siquém, na epoca habitada pelos Cananeus. Todas familias hoje podem ser Benditas na terra devido a Jesus Cristo, o Messias que veio do povo Judeu, oferecendo salvação ao mundo inteiro, que descendeu de Abraão.

Siquém aparentemente significa algo como "Ombro". a cidade se localizava no que é conhecido atualmente como o local próximo da cidade de Balata Tell no subúrbio de Balata al-Balad na Cisjordânia. Siquém foi a primeira capital do Reino do Norte de Israel, que foi um reino formado devido a revolta do povo contra o Rei Roboão, filho de Salomão, ficando Israel dividida depois disso entre o Reino do Sul de Judá formado pelas tribos de Judá, Benjamin e Levi, e o Reino do Norte de Israel formado pelas 10 tribos restantes. Existe um personagem bíblico chamado Siquém também.

Moré aparenta significar algo como professor. O sítio de Moré, a colina na qual Gideão acampou antes de ter atacado os Midianitas, é algumas vezes identificado com o moderno Nebi Dahi, em Israel, no sul do Monte Tabor, mas isto ainda não foi definitivamente confirmado.

Gênesis 12:8 narra como Abraão ficou depois em uma região entre as cidades de Ai e Betel.

Betel significa casa de Deus. A cidade tem esse nome porque Jacó disse que ela era a casa de Deus, e uma porta para os Céus. A cidade se chamava antes disso Luz.

Ai significa possivelmente dobrar ou torcer ao ponto de levar algo a destruição. Ai foi uma cidade real Cananéia que eventualmente foi conquistada pelo povo Israelita. Se acredita que as ruinas da antiga cidade residem no sitio arqueológico moderno de Et-Tell.

Gênesis 12:9 narra a posterior ida de Abraão para a região de Neguebe

Existe controvérsias em relação ao que significa Neguebe. Neguebe é o nome de um deserto e região semi desértica  situada no Sul de Israel, a maior cidade dessa região é Berseba. Na Bíblia é feito referência a parte norte dessa região.

Gênesis 13:7 fala da desavença entre os pastores de Abraão e Ló, e dos povos que viviam nessa terra naquele tempo, no caso os Ferezeus e Cananeus.

Os Ferezeus ou Perizeus eram um povo que vivia em Canaã antes dos Judeus chegarem lá, não se sabe ao certo quem foi o ancestral desse povo e de onde vieram originalmente.

Em Gênesis 13:10 é citada a cidade de Zoar

Zoar significa ser ou se tornar pequeno ou insignificante. Zoar era uma das cinco cidades que ficava na campina do rio Jordão, anteriormente a cidade se chamava Bela.

Gênesis 13:18 narra que Abraão, nesse tempo ainda conhecido como Abrão foi habitar habitar nos carvalhais de Manre, próximos a cidade de Hebrom levantando lá um altar a Deus.

Existe controvérsias em relação ao que Manre significa. O carvalho de Mamre, em Khirbet es-Sibte, dois quilômetros ao sudoeste de Mamre, perto de Hebron, se localiza atualmente em territórios Palestinos. Ele também é chamado de carvalho de Abraão. Se acredita que nesse local Abraão viu a Deus que surgiu a ele com aparência humana, junto a 2 de seus anjos lhe acompanhando.

Gênesis 14:1 e 2 fala de uma guerra de 4 reis contra 5, sendo eles Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim, e contra o rei de Bela/Zoar.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Anrafel. No Midrash e na literatura rabínica posterior, Anrafel tem sido identificado com Nimrode. O termo hebraico Midrash  se refere a um  método homilético ( Pregação ou Formação textual ) da exegese Interpretação critica  bíblica. O termo também se refere à compilação integral dos ensinamentos homiléticos sobre a Bíblia. O Midrash é uma maneira de interpretar histórias bíblicas que vai além de simples destilação de ensinamento religioso, legal ou moral. Ele preenche muitas lacunas deixadas na narrativa bíblica sobre eventos e personalidades que são apenas insinuados. Eu pessoalmente não considero no entanto os Midrash's ou literaturas rabinicas fontes muito confiaveis.

Sinar era uma região na antiga Mesopotâmia, não se sabe ao certo quais eram os limites de suas fronteiras, se sabe no entanto pelo relato de Gênesis 10:10 que as antigas cidades de Babel, Ereque, Acade e Calné que foram o principio do império de Nimrode se localizavam na região de Sinar.

Elasar possivelmente significa algo como Deus rebelde ou em rebelião. Não se sabe bem aonde esse reino realmente residia.

Existe controvérsias em relação ao que significa Elão. Elam ou Elão por vezes referida como Susiana, foi uma civilização da Antiguidade localizada no território que corresponde ao atual sudoeste do Irã, estendendo-se desde as terras baixas da provincia Iraniana do Khuzistão até a província Iraniana de Ilam, bem como uma pequena parte do sul do Iraque.

Existe controvérsias em relação ao nome Tidal. O Egiptologista Inglês David Michael Rohl associou Tidal a Tishdal, um Hurrita que era um governador na Cordilheira de Zagros. Os hurritas eram um povo da Mesopotâmia, vivendo no extremo norte da região. Habitavam do norte da atual Síria, do litoral do Mar Mediterrâneo e do curso superior do rio Eufrates, passando pela região do rio Khabur ( afluente do Eufrates ), ao curso superior do rio Tigre e ao sopé dos montes do planalto iraniano ocidental, no sudeste da atual Turquia, e nos planaltos e montanhas das fronteiras dos modernos Irã e Iraque. A Cordilheira de Zagros são as mais altas cordilheiras no Irã e no Iraque.

Goim significa algo como povo, gentio ou nação. Não se sabe ao certo se o ideal seria considerar nesse versículo se essa passagem deveria ser traduzida como Tidal rei de nações, ou se Goim se refere a algum reino nessa passagem, já foi especulado que Goim seria uma referência a região de Guti. O povo Guti era um povo que vivia nas Cordilheiras de Zagros, na fronteira do atual Iraque e Irã, os Gutis são retratados com frequência como precursores do atual povo Curdo. Os curdos  são um grupo étnico que se considera como sendo nativo de uma região frequentemente referida como Curdistão, que inclui partes adjacentes do Irã, Iraque, Síria , Turquia , Armênia e Geórgia.

Bera significa possivelmente algo como filho do mal, no mal ou através do mal. Não pude encontrar informações adicionais sobre esse personagem bíblico.

Birsa significa possivelmente algo como filho da maldade ou com maldade. Não pude encontrar informações adicionais sobre esses personagem bíblico. Tanto o nome do rei de Sodoma como o nome do rei de Gomorra, parecem fazer jus ao carater desses 2 personagens bíblicos, não sei se os Judeus lhes conheciam assim porque eles eram pessoas perversas, ou se eles eram conhecidos por todos os povos dessa forma.

Admá significa algo como terra natal ou terra vermelha. Admá era uma cidade que residia no vale de sidim, se pensa que a localização do vale do Sidim residia ao redor do extremo sul do mar morto. Alguns pensam que Admá seja a mesma cidade Adã, citada no livro de Josué, que supostamente ficava nas proximidades do Rio Jordão.

Zeboim foi uma cidade fronteiriça do dominio dos Cananeus.

Não consegui encontrar informações adicionais em relação a Arioque, Quedorlaomer, Sinabe e Semeber.

Gênesis 14:5 até 7 cita locais que Quedorlaomer e os reis que estavam com ele atacaram.

Existe controvérsias em relação ao significado da palavra Refains. Os Refaitas ou Refains são um povo de gigantes, descendentes dos Nefilins, dos quais já falei anteriormente, que se acreditava que eram descendentes da relação proibida entre mulheres humanas com anjos caidos. Em trabalhos mais recentes de eruditos, se tem considerado a possibilidade que a palavra se refira também a aqueles que residem no mundo dos mortos, textos semiticos antigos do noroeste associam os Refains aos mortos ou aos reis mortos. No primeiro livro de Enoque que citei anteriormente, é declarado que depois de sua morte, os Nefilins se tornam espiritos malignos, dando a entender que eles já nascem como criaturas demoniacas, geradas de um tipo de relação sexual imoral proibida por Deus, porque os anjos e outras entidades espirituais celestiais são seres que originalmente possuem uma natureza espiritual, e não foram feitos originalmente para ter relações sexuais para se reproduzir, por mais que eles tomem forma humana em alguns casos no relato bíblico. O Dilúvio bíblico teria matado todos seres vivos que habitavam na terra, o que torna a origem dessa povo de gigantes desconhecido.

Existe controvérsias em relação ao que significa a expressão Asterote-Carnaim, possivelmente o nome significa algo como Asterote dos Chifres. Essa cidade se localizava na antiga terra de Basã, ao leste do Rio Jordão, essa região era associada aos Refains. Asterote é uma referência a Deusa pagã Astarte, conhecida por muitos nomes diferentes, incluindo Asterote. Astarte  personagem do panteão fenício e da tradição bíblico/hebraica conhecida como deusa dos Sidônios . Era a mais importante deusa dos fenícios. Filha de Baal, irmã de Camos , deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra, adorada principalmente em Sidom, Tiro e Biblos.

Existe controvérsias em relação ao significado da expressão Zuzins. Os Zuzins viviam em Hã, uma terra que fica entre Basã e Moabe ao leste do Rio Jordão. Muitos eruditos associam os Zuzins com os Zanzumins,  Zanzumins era a a maneira que os Amonitas chamavam os Refaitas, um povo de gigantes descendente dos Nefilins. Os Zanzumins viviam na mesma região que os Zuzins que depois foi ocupada pelo povo Amonita.

Hã significa algo como barulhento ou chorar alto.

Os Emins eram um povo descendente dos Nefilins, os Moabitas chamavam assim esse povo gigante que vivia na terra que eles conquistaram posteriormente. Os Emins são descritos nas escrituras como um povo grande, numeroso e alto como o povo Anaquim, que foi outro povo descendente dos Nefilins.

Existe controvérsias em relação ao significado da expressão Savé-Quiriataim. Não se sabe ao certo aonde essa cidade se localizava, se pensa que ela corresponda ao Vale do Savé citado em Gênesis 14:17

Horeus significa talvez algo como caverna, ou aqueles que habitam em cavernas. Os Horeus eram um povo que vivia na região do monte Seir até El Parã que depois foi tomada deles pelo povo Edomita que descende de Esaú, irmão gêmeo de Jacó, essa região corresponde a uma região que se localizava em Canaã. Os Horeus são conhecidos por descenderem de um homem chamado Seir e provavelmente o nome do monte Seir foi inspirado nele, mais se sabe pouca coisa a respeito da origem desse povo. Edom foi um reino ao sul da Jordânia no primeiro milênio a.C na Idade do Ferro. A região tem muito arenito avermelhado, que pode ter dado origem ao nome, curiosamente o patriarca do povo Edomita, Esaú era conhecido como Edom, e é descrito como na bíblia um homem peludo, que tem pêlos e cabelo vermelho.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Seir. O monte Seir formava a fronteira sul-leste de Edom e Judá, e também pode repercutir a antiga e histórica fronteira do Egito e Canaã. Ele foi a região montanhosa repartida aos descendentes de Esaú, os Edomitas.

Existe controvérsias em relação ao o que significa El-Parã. A maioria dos eruditos supõe que El-Parã correspondia a cidade de Elate. Elate se localizava na ponta norte do Golfo de Aqaba. A cidade supostamente se localizava aonde hoje existe a cidade de Aqaba na Jordânia. O golfo de Aqaba é uma porção do mar Vermelho que separa a península do Sinai da península Arábica e que banha Israel, Egito, Jordânia e Arábia Saudita.

En-Mispate talvez signifique fonte do julgamento.

Cades significa algo como consagrado, venerado ou santificado. A cidade de Cades também é conhecida como Cades-Barnea. Ela é  um oásis ao sul de Canaã, ao oeste de Arabá e ao leste do rio do Egito de acordo com as escrituras. Antigamente existia uma cidade com esse nome nessa região, mais até hoje não se sabe exatamente aonde ela ficava, chegando a se especular que talvez 2 locais diferentes na Bíblia teriam esse mesmo nome, mais isso é apenas uma suposição de alguns eruditos no momento.

A expressão Amalequitas deriva do nome Amaleque que seria possivelmente o nome do ancestral desse povo. Existe controvérsias em relação ao o que significa o nome Amaleque. O personagem bíblico Balaão se refere a Amaleque como o primeiro entre as nações, o que no minimo sugere que a nação que descende de Amaleque é muito antiga, talvez até a mais antiga de todas, de que forma eu não sei. Até hoje não foram encontradas evidências arqueológicas ou epigráficas relacionadas a esse povo, tornando um mistério não solucionado saber de onde esse povo veio. Há quem pense que eles são descendentes de um certo personagem bíblicochamado Amaleque que é descendente de Esau, mais de acordo com o relato bíblico, os Amalequitas existiam antes do avô de Esau, chamado Isaque nascer, o que ao meu ver refuta essa suposição. Os Amalequitas eram um tipo de povo nômade ou semi Nômade que habitava em regiões de Canaã.

É incerto o que significa a expressão Amorreus, esse povo também é conhecido como o povo Amorrita, já ouvi falar que originalmente os Amorreus eram originados dos desertos sírios-arabes e da antiga Siria. Se sabe que depois eles migraram para o sul da Mesopotâmia aonde eles transformaram a antiga Babilônia por exemplo em um grande centro comercial. O povo Amorreu descendeu de Canaã que é filho de Cam, que também é o ancestral do povo Cananeu e de outros povos.

Hazazon-Tamar é indentificado com uma região em Israel chamada de Ein Gedi que é um oásis localizado a Oeste do Mar Morto, perto de Massada e das cavernas de Qumran. É conhecido pelas suas grutas, nascentes, e a sua rica diversidade de fauna e flora. Foi nas cavernas de Ein Gedi que o rei David se escondeu do Rei Saul que queria lhe matar. Supostamente Ein Gedi significa algo como a Fonte ou Nascente do Cabrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário