sexta-feira, 6 de maio de 2016

Gênesis - Parte 7

Gênesis 36:1 até 19 cita os descendentes de Esaú

Ada significa algo como Ornamento. Alguns eruditos creem que ela é a mesma Basemate citada em Gênesis 26:34

Elom significa algo como Carvalho ou Carvalho magnifico.

Oolibama significa algo como Tenda do lugar alto. Alguns eruditos creem que ela é a mesma Judite citada em Gênesis 26:34

Existe controvérsias em relação ao o que significa Aná. Existe controvérsias também em relação ao gênero desse personagem, outras versões bíblicas como a tradução inglesa do Rei Jaime traduzem que Aná é filha de Zibeão e não filho, A tradução bíblica em português da Nova Versão Internacional, também chama Aná de filha e não filho de Zibeão, e já ouvi falar que de fato que a palavra nos manuscritos originais da a entender que ela é filha e não filho de Zibeão. Se acredita que
Zibeão e seu filho/filha Aná  sejam descendentes de Seir o Horeu, que é citado posteriormente nesse capitulo, como sendo pai de um personagem chamado Zibeão, que tem um filho/filha chamado Aná. Existe a possibilidade no entanto que sejam personagens bíblicos diferentes, considerando que o Zibeão que é avô da mulher de Esaú é um Heveu, enquanto Seir faz parte do povo Horeu.
Eu acho possivel considerando tudo isso que o personagem bíblico Beeri que é um Heteu que é citado como pai de Judite em 26:34, na verdade tenha sido o marido de Aná que descendia de Zibeão o Heveu, e não esse mesmo personagem com um nome distinto, mais isso é somente uma especulação minha.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Zibeão.

Basemate significa algo como temperos, fragâncias doces, fragância, perfume, cheiro bom ou cheiro agradavel. Essa Basemate é muito provavelmente a mesma Maalate citada em Gênesis 28:9, se de fato o nome das mulheres de Esaú foram trocados posteriormente, não se sabe bem qual a razão disso.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Elifaz. Existe uma tradição nos Midrash's que conta que Esaú enviou esse filho para tentar matar Jacó, que persuadiu ele a não lhe matar, dando tudo o que tinha a ele, afirmando que um homem pobre é contado como um homem morto.

Reuel significa possivelmente algo como amigo de Deus.

Existe controvérsias em relação ao que significa Corá, na tradição Rabínica e em algumas fontes se afirma que o nome significa algo como calvície, enquanto outras fontes afirmam que o nome significa algo como gelo ou saudar.

Temã significa algo como o sul. Temã é o patriarca da tribo dos Temanitas. Jeremias 49:7 dá a entender que havia sábios em Temã, inclusive um dos amigos que discutem com Jó, chamado Elifaz, era um Temanita. De acordo com eruditos e comentaristas  bíblicos, Temã também foi o nome de uma cidade na terra de Uz. A terra de Uz era a terra aonde Jó vivia, não se sabe até hoje ao certo aonde essa terra realmente ficava, uma das suposições é que ela ficaria ao sudoeste da atual Jordânia e no sul de Israel, que na epoca era uma região que fazia parte do reino de Edom. A enciclopédia chamada de The Jewish Encyclopedia comenta que a geneaologia bíblica, e referências a Temã, são uma prova de que ela era uma das tribos Edomitas mais importantes, sendo Temã usado como sinônimo de Edom algumas vezes na Bíblia, de acordo com a mesma fonte, os Temanitas eram conhecidos pela sua sabedoria. O site bibleatlas.org sugere que a cidade de Temã possa ter se localizado na atual cidade de Ma'an no atual sul da Jordânia.

Omar significa algo como Eloquente.

Timna significa algo como Limitação.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Amaleque, costuma se acreditar que esse Amaleque é um ancestral do povo Amalequita, o que me parece impossivel de se fazer, considerando que os Amalequitas já são citados em Gênesis 14:7, e nessa epoca, nem Isaque, o avô de Esaú havia nascido.

Zerá significa algo como Amanhecer ou crescente de Luz. Existe outros personagens bíblicos com esse mesmo nome.

Não encontrei informações adicionais sobre Jeús, Jalão, Zefô, Gaetã, Quenaz, Naate, Samá e Mizá.

Gênesis 36:20 até 30 cita os descendentes de Seir, o Horeu.

Além, do monte Seir do qual falei anteriormente, existia um personagem bíblico com o nome Seir, ele vivia na mesma região de Seir que foi habitada pelos Edomitas.

Sobal possivelmente significa algo como fluir.

Aná significa possivelmente algo como resposta ou responder. Esse Aná era um dos principes do povo Horeu.

Timna significa Limitação.

Alvã também é chamado de Aliã em 1 Crônicas 1:40

Existe controvérsias em relação ao o que significa Manaate, existe uma cidade com esse nome também.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Ebal. Também existe outro personagem e um colina bíblica com esse nome.

Aiá significa algo como Falcão.

Aná significa possivelmente algo como resposta ou responder.

Oolibama significa algo como Tenda do lugar alto. Eu creio que ela seja a filha do Aná que é filho de Seir que era um principe Horeu, e não a mesma filha de Aná que é filha de Zibeão o Heveu, com quem Esaú casou. Existe também o Zibeão pai de Aná que é filho de Seir o Horeu, que foi um dos principes do povo Horeu.

Hendã significa algo como prazer ou agradável.

Esbã significa algo como filho do fogo.

Zaavã significa possivelmente algo como inquieto ou grande agitação.

Acã ou Jaacã como o personagem é chamado em 1 Crônicas 1:42 significa algo como ele torce.

Uz também é o nome de outros 2 personagens da Bíblia, como o nome da terra aonde o personagem bíblico Jó vivia.

Não encontrei informações adicionais sobre Lotã, Zibeão, Disom, Eser, Disã, Hori, Homã, Sefô, Onã, o segundo Disom, Itrã, Querã, Bilã e Arã.

Gênesis 36:31 até 43 cita antigos reis e principes de Edom

Beor significa possivelmente algo como uma queima, uma tocha ou uma lampada. Existe outro personagem bíblico com esse nome, que é o pai de Balaão citado em Números 22:5

Jobabe significa algo como chamar estridentemente ou gritando. Já ouvi falar que alguns eruditos especulam que esse Jobabe seria o mesmo Jó descrito no Livro de Jó.

Bozra significa algo como fortaleza, redil ou fortificação. Bozra é uma cidade bíblica antiga no sul da moderna Jordânia, adjacente à cidade moderna de Bouseira. Ela está localizada nas montanhas da Jordânia. Essa cidade foi a capital de Edom no passado.

Husão significa algo como precipitadamente ou grande precipitado.

Já falei um pouco dos Temanitas anteriormente, eles são descendentes do personagem bíblico Temã, descendente de Esaú.

Midiã significa possivelmente Contenda ou lugar de julgamento. Midiã é conhecido por ter sido o ancestral do povo Midianita. Eruditos normalmente associam a região de Midiã aonde os Midianitas viviam com o noroeste da Península Arábica, na costa leste do Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho. Outros eruditos creem que Midiã não era uma terra, mais uma confederação de tribos.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Moabe. Os moabitas habitaram originalmente as terras altas ricas no lado oriental da separação do Mar Morto, que se estende para o norte até a montanha de Gileade, essa região corresponderia atualmente a uma faixa de terra montanhosa na Jordânia, se alongando a costa oriental do mar morto. Os Moabitas e Amonitas foram amaldiçoados por não oferecer ajuda quando eles sairam do Egito e por tentar contratar Balaão para tentar amaldiçoar os Israelitas, quando eles  vieram do Egito, de volta para Canaã, a maldição consistia em eles não poderem fazer parte da congregação de Deus por 10 gerações ( fazer parte do povo de Israel por meio de conversão religiosa ). No Talmude é afirmado que essa proibição foi feita apenas a geração de homens Moabitas, e de fato o Rei David descendia também de uma mulher Moabita chamada Rute.

Avite significa possivelmente algo como Ruina ou ruinas.

Samlá significa vestuário.

Saul significa possivelmente algo como perguntou de Deus ou pediu. Existe mais de um personagem com esse nome na bíblia, mais os mais famosos sem dúvida são o Rei Saul, o primeiro rei de Israel, e Saulo, o judeu fariseu que perseguia os seguidores de cristo que se converteu, teve seu nome mudado para Paulo e virou um apóstolo para os não judeus, apesar do o adicional no nome do apóstolo do novo testamento, ambos esses nomes derivam de uma mesma expressão hebraica. Em relação a esse Saul que era um rei Edomita, ele veio de uma cidade citada em Gênesis 10:11 que foi construida por Nimrode supostamente, no principio de seu império, da qual não encontrei informações a respeito.

Baal-Hanã significa algo como senhor da graça ou senhor da compaixão. Vale lembrar aqui que Baal além de ser o nome de um famoso Deus cananeu é uma palavra que pode significar algo como senhor, mestre ou até marido, dito isso existe a possibilidade que o nome desse personagem faça referência ao Deus Cananeu conhecido como Baal, mais não da para saber se faz ou não. Existe outro personagem com esse nome no relato bíblico.

Acbor significa Rato. Tem pelo menos outro personagem bíblico com esse nome.

Hadar possivelmente significa Ornamento.

Me-Zaabe possivelmente significa algo como Aguas de Ouro ou quem tem ouro.

Timna significa algo como Limitação. Tem 2 outros personagens com esse nome na bíblia.

Oolibama significa algo como Tenda do lugar alto.

Elá significa algo como Terebinto ou Carvalho. Pistacia therebinthus é uma espécie de planta com flor pertencente à família Anacardiaceae. Os seus nomes comuns são terebinto ou cornalheira.

Temã significa algo como o sul. É possivel que esse Temã seja o mesmo neto de Esaú e filho de Elifaz, citado anteriormente.

Mibzar significa algo como Fortaleza ou Defesa.

Não encontrei informações adicionais sobre Belá, Dinabá, esse Zerá pai de Jobabe em particular ( Tem outros personagens com esse nome ), Hadade, Bedade, Masreca, Paú, Meetabel, Matrede, Alva, Jetete, Pinom, Quenaz ( Que pode ser o mesmo Quenaz, neto de Esaú e filho de Elifaz citado anteriormente ), Magdiel e Irã.

Gênesis 37 narra as circustâncias que acabaram levando José a ser vendido como um escravo pelos seus irmãos.

Dotã significa possivelmente algo como 2 cisternas ou poços. Dotã era uma cidade localizada ao norte de Siquém, cerca de 100 km ao norte de Hebron. Eusébio de Cesaréia a coloca a 12 milhas ao norte de Samaria. Ela foi identificada com Tel Dothan localizada a dez quilômetros ao sudoeste de Jenin. Eusébio foi um historiador, exegeta e polemista cristão de ascendência grega. Ele se tornou o bispo da Cesaréia Marítima em cerca de 314. Ele era um estudioso do cânon bíblico e é considerado como um cristão extremamente bem instruido de seu tempo. Jenin é a terceira maior cidade da Cisjordânia e um importante centro agrícola palestino.

No relato bíblico fica aparente que só Rúben faz algum esforço significativo para salvar José. Judá não queria matar o irmão, mais deu a ideia de vender ele, não da para saber com que intenções, se para evitar que algo pior ocorresse com ele, ou para ganhar algum dinheiro com a sua venda, já que todos os irmãos mais velhos de José não gostavam dele.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Potifar.

Gênesis 38:1 até 11 narra como Judá se casou com uma mulher Cananéia, e com 2 de seus filhos com ela, foram castigados por Deus.

A expressão Adulamita se refere aos habitantes nativos de uma cidade Cananéia chamada de Adulão. Hoje em dia,
Adulão é uma ruína antiga, construída sobre uma colina com vista para o Vale de Elá, ao sul de Bet Shemesh em Israel. O topo da colina é predominantemente plano, com cisternas esculpidas na rocha.

Er significa possivelmente algo como Observando ou Observador. Existe outros personagens bíblicos com esse nome. O conhecido Rabino francês Rashi afirma que Er tentou evitar que Tamar tivesse um filho, para preservar sua beleza supostamente.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Onã. De acordo com a tradição levitica citada em Levíticos 15:16 um homem fica impuro até a tarde quando sai seu sêmen, e ele deve banhar seu corpo ( sem se especificar por que meio que o sêmen saiu na passagem, em Levíticos 15:18 é falado do caso aonde o sêmem sai por meio de relação sexual com uma mulher. ), a impureza deve ser espiritual devido a satisfação de um desejo carnal ( por mais que para se reproduzir a humanidade precise fazer sexo, e o sexo seja bem aceito dentro da instituição do casamento, quando 2 pessoas estão unidas espiritualmente, sendo recomendado na bíblia que as pessoas se casem, se não conseguem controlar seu desejo sexual, para não acabarem sendo levados a cometer imoralidades sexuais ), ela saia depois de se banhar até a tarde. O ponto aonde quero chegar é que eu não penso que a punição de Deus contra Onã, tenha haver em si com o fato de ele ejacular fora, ao ter relações sexuais com Tamar. Eu creio que a punição tem relação com a sua obvia desobediência e possivel malicia e desonestidade, ele aceitou se casar com Tamar para supostamente cumprir a lei do levirato que foi mencionada primeiramente nessa passagem, e teve relações sexuais com ela, sem nunca ter intenção de cumprir sua obrigação dentro dessa lei, possivelmente a intenção dele era poder ter relações sexuais com a viúva de seu irmão somente que podia ser uma moça bonita, ou então ele aceitou se casar por pressão, mais não queria deixar descendentes que contariam como descendentes de seu irmão e ,e mesmo sem a intenção de cumprir a lei do levirato, ele tem relações sexuais com Tamar. De qualquer forma esse é um tema controverso que dividiu e divide opiniões, sendo essa minha opinião em relação a ele. Muitos autores cristãos da antiguidade acham que a punição teve relação com o ato de desperdiçar sêmen em si, e no Talmude algo similar é expresso. Levirato é o costume, observado entre alguns povos, que obriga um homem a casar-se com a viúva de seu irmão quando este não deixa descendência masculina, sendo que o filho deste casamento é considerado descendente do morto.

Selá acabou sendo o unico filho de Judá com sua mulher Cananéia que deixou descendentes, ele veio a ter 6 filhos.

Quezibe significa algo como mentira ou enganador, talvez o nome do local tenha relação com o que Onã fez, ou talvez com algo que talvez Er também fizesse de outra forma. Eruditos sugerem que Quezibe seja outro nome para a cidade de Aczibe citada em Josué 15:44, e outro nome para a cidade de Cozeba, citada em 1 Crônicas 4:22.

Tamar possivelmente significa algo como Palmeira. O ato dessa mulher mostra como era importante para a mulheres naquele tempo deixar descendência, pois ela correu o risco de ser queimada viva por ter se disfarçado de prostituta para ter um filho de seu próprio sogro, evidente que isso parece ser algo cultural da epoca, que eu não acho que seja algo que Deus aprovaria que alguém fizesse. No Talmude é sugerido que Tamar queria evitar que Judá ficasse "humilhado" ( Por não obedecer a lei do levirato eu suponho ), outra fonte judaica chamada Genesis Rabbah fala que Tamar estava orgulhosa e não tinha vergonha de ter ficado grávida da maneira que ficou. Quando Tamar explicou que fez aquilo porque Judá não estava cumprindo o Levirato, lhe entregando seu filho Selá para se casar com ela, com medo de perder outro filho, Judá admitiu sua culpa, de acordo com o Talmude esse ato redimiu ele de pecados anteriores, e fez ele ser recompensado com bençãos divinas relacionadas a uma parte do mundo. Além de Tamar outros personagens bíblicos possuem esse mesmo nome.

Não encontrei informações adicionais sobre Hira e Sua.

Gênesis 38:12 até 30 narra a situação em que Tamar engana Judá, para poder ter filhos dele.

O nome dessa cidade chamada Timna, deriva de uma raiz diferente do nome feminino Timna, citado em matérias anteriores, essa transliteração derivando de uma palavra diferente. Não encontrei informações adicionais em relação a essa cidade, que se pensa que posteriormente seja uma cidade que fez parte do território da tribo de Judá.

Existe controvérsias em relação ao significado de Enaim, como existe também controvérsias se a palavra realmente se refere a um local especifico chamado assim. A maior parte dos eruditos associam Enaim com Enam que é o nome de uma localidade no território da tribo de Judá.

Um detalhe que não costuma ser mencionado, é que Judá não pensava somente que Tamar fosse uma prostituta comum, mais que era uma prostituta cultual. Um prostituto cultual basicamente era uma pessoa que praticava prostituição em templos, com propósitos religiosos, havia homens e mulheres nesses templos que eram prostitutos que faziam sexo com quem lhes desse alguma moeda, a prostituição ocorria em nome de deuses pagãos, em uma palestra do Teológo americano Ricky Coombes, fiquei sabendo inclusive que por meio do ato de ter relações com esses prostitutos as pessoas supostamente tinham seus pecados perdoados, de acordo com essa crença herética pagã, já ouvi falar também que os homens prostitutos nesses templos eram eunucos, e que crianças eram usadas como prostitutas neles também. Isso é basicamente uma tradição das antigas religiões pagãs que Deus desprezava, que eram praticadas por diversos povos naquele tempo, o povo de Israel por algumas vezes se corrompeu e se envolveu com tal pratica, sofrendo castigo por isso. É interessante mencionar que Judá além de cometer o pecado de ter relação sexual com uma prostituta, ainda não exitou em ter parte em uma relação sexual com uma mulher consagrada como prostituta cultual de um templo pagão ( Tamar não era uma, mais ele pensava que era ), evidente que Deus não aprovou esse ato dele é claro.

Perez significa algo como Violação ou irrupção. A escolha do seu nome parece ser relacionada a forma que ele nasceu, descrita no versículo 29. Tanto o rei David como Jesus Cristo descendem de Perez que é o filho primogênito de Tamar, a nora de Judá.

Zera significa algo como Amanhecer ou Crescente de Luz. Esse também é o nome de outros personagens bíblicos.

Gênesis 41:1 até 8 descreve o sonho que o Faraó do Egito teve.

Um Mago é aquele que pratica a magia ou outra prática associada ao ocultismo. Que eram práticas comuns das antigas religiões pagãs de mistérios que existiam de forma predominante nesse tempo.

Gênesis 41:37 até 46 narra a situação em que José é eleito o governador de todo o Egito.

Apesar desse Faraó ser um idolatra, ele reconheceu o poder do Deus de José.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Zafetane Panéia. O conhecido historiador Judaico Josefo afirma que o nome significa "O descobridor de mistérios"

O nome Asenate possivelmente significa algo como Aquele que pertence a Neith, Pertecendo a Neith ou favorita de Neith.
Na mitologia egípcia, Neith é a deusa da guerra e da caça, criadora de Deuses e homens, divindade funerária e deusa inventora. Considerando que ela é uma filha de um Sacerdote Pagão Egípcio, dá para se cogitar que antes dela se casar com José, ela era uma moça dedicada a tal Deus, mais considerando os principios rigorosos com o qual José vivia em comunhão com Deus, eu presumo que ela deva ter ser convertido antes de se casar com José ao culto ao Deus de Israel.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Potífera.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Om. Essa cidade também veio a ser conhecida depois como Heliopólis pelos gregos. Heliópolis  foi uma das mais antigas cidades do Egito antigo. Ela agora é encontrada no subúrbio de Ayn Shams na borda nordeste do Cairo no Egito.

Gênesis 41:50 até 52 fala dos 2 filhos que José teve com Asenate.

Manassés significa algo como Esquecendo, fazendo esquecer, ou esquecimento, o nome tem tudo haver com o sentimento que José teve ao nascer Manassés, descrito no versículo 51. Outros personagens tiveram esse mesmo nome, mais sem dúvida o Manassés mais famoso da Bíblia é o filho de José que foi o patriarca de uma tribo de Israel. No texto Talmudico chamado de Targum Jonatã, é dito que Manassés tinha sido um mordomo na casa de José, e agiu como intérprete entre José e seus outros irmãos, essa fonte também menciona que Manassés tinha força fisica fora do comum.

Efraim possivelmente significa algo como 2 vezes frutifero, ou 2 vezes aumentado, o que seria relacionado ao que José sentiu a ter seu segundo filho, o que é descrito no versículo 52. Em fontes rabínicas classicas, Efraim é descrito como uma pessoa modesta que não é egoista, teria sido por isso supostamente que apesar dele ser o irmão mais novo, ele recebeu uma benção maior do que seu irmão mais velho de Jacó.

Gênesis 41:55 até 57 narra como a fome chegou ao todo o Mundo.

No tempo de José como governador de todo Egito, a fome teria prevalecido no mundo todo, se o relato bíblico nesse ponto for levado ao pé da letra.

Gênesis 42 narra a situação em que em busca de alimentos, os irmãos de José se reencontram com ele, mais não lhe reconhecem.

Aqui os sonhos de José se cumprem perfeitamente, dá para se presumir que toda essa situação de reencontro possa ter deixado José bastante perturbado e irritado, o que levou ele a esconder sua indentidade e acusar falsamente os seus irmãos, ele também aproveitou a situação para poder ver seu irmão mais novo, do qual ele nutria mais carinho do que dos outros, que lhe tratavam mal, a perturbação dele foi tanta, que ele levou 3 dias, até enviar eles para levar comida a seu pai e seu irmão, de quem ele nutria grande amor, os irmãos deviam ter suspeitado quando ele falou que temia a Deus, antes de deixar todos seus irmãos menos Simeão irem para trazer seu irmão mais novo. A razão dele ter escolhido prender Simeão é desconhecida, mais ele foi capaz de notar pelas palavras de seu irmão que eles mostravam certo remorso pelo o que haviam feito a anos atrás com ele. Por isso ele deve ter sentido piedade deles e por isso pos o dinheiro deles na sacola de suprimentos. Jacó não desejava arriscar perder Benjamin que era o seu unico filho vivo de sua amada mulher Raquel, para tentar salvar Simeão, talvez ele amasse mais Benjamin em relação a todos como fez anteriormente com José que ele achava que estava morto.

Gênesis 43:24 até 34 cita a volta dos irmãos de José ao Egito, dessa vez com Benjamin presente também.

Novamente os irmãos de José se prostam a ele, o versículo 32 denota uma tradição preconceituosa dos Egípcios em relação aos Hebreus, ironicamente os 2 povos possuiam uma descendência comum de Noé, José veio a mostrar mais sinais de que era ele o governador do Egito, ao colocar os irmãos na ordem certa de acordo com a ordem do mais velho até o mais novo, e deu tratamento diferenciado a Benjamin.

Gênesis 44 narra a situação em que Jose incrimina como ladrão a Benjamin para manter ele no Egito com ele.

A adivinhação é uma arte mágica, que pode ser feita por diversos meios, evidente que José no entanto nesse caso se passando por um Egipcio, alegou ser um praticante de ocultismo para enganar seus irmãos.

José arma uma situação para forçar seu irmão mais querido a ficar no Egito, ele está tão transtornado que nem pensou no que isso causaria ao seu pai. Judá que havia dado a ideia de vender José anos atrás como escravo se oferece no lugar de seu irmão, para evitar a morte por desgosto de seu pai.

Gênesis 45:1 até 8 Narra como José finalmente se revela, e explica a seus irmãos como Deus transformou a má ação deles em algo bom, porque por meio daquela situação, José se tornou o governador do Egito e salvou pessoas de todo o mundo da grande fome de 7 anos, incluindo a descendência de Jacó.

Gênesis 45:10  Cita que José iria separar a terra de Gósen para seus irmãos viverem nela.

Em 1885 E.H. Naville identificou Gósen como uma das 36 divisões territoriais do Egito, localizada no Delta oriental, e conhecida como "Kesem" durante a XXVI dinastia egípcia ( 672-525 a.c. ). Henri Édouard Naville foi um arqueólogo, egiptólogo e erudito bíblico suiço.

Gênesis 45:16 até 20 Retrata como o Faraó que gostava de José, foi muito generoso com Jacó e seus filhos.

Gênesis 46:1 até 5 narra como Deus encorajou Jacó a ir para o Egito, aonde ele prometeu criar uma grande nação de sua descendência.

Até mesmo a futura escravidão dos Israelitas no Egito fazia parte do plano de Deus e tinha algum propósito, isso pode ser constatado pela profecia que Deus fez a Abraão, que eu citei em matérias anteriores.

Gênesis 46:8 até 25 cita os Netos que Jacó teve.

Enoque significa algo como o iniciado, o dedicado ou consagrado. Não fui capaz de descobrir no entanto nada adicional sobre esse personagem bíblico que tem o mesmo nome de outros personagens bíblicos.

Palu significa possivelmente algo como Distinguido, separado ou maravilhoso.

Hezrom significa algo como Recinto, Incluso ou cercado por uma parede. Existe outra pessoa e uma cidade com esse mesmo nome na Bíblia.

Carmi significa cultivador de vinhas ou vinhedos. Outros personagens bíblicos possuem esse nome.

Jamim significa mão direita. Existe outros 2 personagens bíblicos com esse mesmo nome.

Jaquim significa possivelmente algo como "Ele dará certeza", Ele estabelecerá ou Deus estabelece.

Saul significa perguntou de Deus, ou pediu a Deus. Falei mais de curiosidades em relação a esse personagem bíblico, quando falei de Diná, uma das filhas de Jacó.

Não encontrei informações adicionais sobre Jemuel, Oade e Zoar

Gérson significa o expulso ou o exilado. Os descendentes de Gérson, foram conhecidos como os Gersonitas e eles foram incubidos de cuidar de diversas partes da tenda sagrada, aonde eram feitos serviços religiosos, em dedicação ao Deus de Israel. Seus outros 2 irmãos também deixaram descendentes que tinham diversas tarefas especificas, das quais foram incubidos a cumprir dentro da tenda sagrada.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Coate. No livro dos Jubileus é dito que ele é o filho de Levi com uma mulher chamada Milca, que seria a filha de Arã que foi filho de Sem. Seus descendentes foram conhecidos como os Coatitas. Moisés, Aarão e Miriã eram descendentes de Coate. Os descendentes de Aarão particulamente foram separados até mesmo dos outros Coatitas para serem sacerdotes do Deus altissimo.

Merari possivelmente significa algo como amargura, minha amargura ou amargo. Os seus descendentes foram conhecidos como os Meraritas

Já falei anteriormente dos filhos de Judá.

Hezrom significa algo como Recinto, Incluso ou cercado por uma parede. Esse Hezron teve descendentes conhecidos como os Hezronitas e ele também foi um ancestral do Rei David e de Jesus Cristo.

Não encontrei informações adicionais sobre Hamul.

Além do Tola filho de Issacar, um dos antigos Juizes do povo de Israel possuia esse mesmo nome.

Puva significa algo como Elocução ou Boca. Além do Puva filho de Issacar, existia o Puva que era pai de Tola, que foi um Juiz do povo de Israel.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Jó. Esse descendente de Issacar teve o mesmo nome de um personagem bíblico notavel, que Deus estimava como um grande servo, que foi provado duramente com permissão de Deus por Satanás, por razões não conhecidas.

Sinron significa algo como Observando ou Guarda Vigilante. Existe além desse personagem bíblico, um vilarejo no território da tribo de Zebulom com esse nome.

Elom significa algo como carvalho. Além de outros personagens bíblicos possuirem esse nome, esse também foi o nome de uma cidade no território da Tribo de Dã.

Jaleel significa algo como espera em deus, ou esperança de Deus.

Não encontrei informações adicionais sobre Serede.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Zifiom. Em Números 26:15 ele é chamado de Zefom, que é o patriarca da familia dos Zefonitas.

Hagi significa Exultação ou Festivo.

Ezbon em Números 26:16 é chamado de Ozni, que é o patriarca da familia dos Oznitas.

Eri significa algo como vigiando ou vigia do senhor.

Não encontrei informações adicionais em relação a Suni, Arodi e Areli.

Imna significa algo como Posteridade.

Isvá significa algo como "Ele é igual", ele será igual, parecido ou nivel.

Berias significa algo como Mal ou em Calamidade. Diversos personagens bíblicos tiveram esse mesmo nome.

Sera significa talvez algo como não restringida ou abundante. Muitos midrashs foram escritos em relação a Sera, um deles declara que Sera era a enteada de Aser, e não sua filha, mais teria ganhado a afeição de Aser por ser uma pessoa piedosa e virtuosa. Outro Midrash conta que ela foi a primeira pessoa a contar a Jacó que José estava vivo, ela teria contado isso enquanto ele estava rezando e em forma de música para não tentar perturbar tanto ele com a noticia supostamente, Jacó teria dito a ela para ela viver para sempre e nunca morrer, o que teria ocorrido de acordo com essa tradição com ela, do mesmo jeito que ocorreu com Elias e Enoque. Outra tradição do Midrash fala que os anciões de Israel perguntaram para Sera se Moisés ao se apresentar a eles, era mesmo um redentor, o que foi confirmado por ela, ela também seria a unica pessoa que sabia aonde os Egipcios guardaram os ossos de José, que teriam sido jogados no Rio Nilo, dentro de um caixão. Outra lenda judaica em relação a ela conta que ela ainda estava viva quando a Tribo de Aser foi exilada, morrendo somente com 1000 anos, outra tradição conta que seu tumulo se localiza na cidade de Pir Bakran no Irã. Uma tradição também conta que ela declarou que as paredes de agua do mar vermelho, quando separado por Deus, pareciam espelhos iluminados, e outra conta que ela foi a mulher sábia que causou a morte do desordeiro chamado Seba citado em 2 Samuel 1-22, que havia feito boa parte do povo se rebelar contra o Rei David. Evidente que os Midrash's são uma fonte extremamente duvidosa, e é dificil saber se alguma dessas tradições possue alguma validade, mais é notavel que uma personagem tão pouco citada na Bíblia, seja o foco de tantas histórias das tradições dos midrash's, por alguma razão desconhecida, ela é a unica mulher citada nessa genealogia de Gênesis 46.

O nome desse Héber filho de Berias, deriva de uma raiz diferente do nome do Héber descendente de Sem, e significa algo como Associado ou Camaradagem.

Malquiel significa algo como Rei de Deus, Rei é Deus, ou Meu rei é Deus.

Não encontrei informações adicionais sobre Isvi.

Na tradição rabínica é ensinado que Belá significa "engolir", sendo uma referência a José ter desaparecido ( Ter sido engolido, no caso por uma fera do deserto )

Bequer significa possivelmente algo como levantar cedo, primogênito ou nascido primeiro. A tradição Rabínica confirma tal interpretação dizendo que o nome significa primogênito, e ensina que o nome é referência a José ser o filho primogênito de Raquel, mãe de José e Benjamin.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Asbel, eruditos bíblicos especulam que possa significar fogo do senhor ou flutuando. No entanto a tradição Rabínica ensina que o nome significa capturar, sendo referência a fato de José ter vivido em cativeiro, como um escravo.

De acordo com a tradição rabínica, Gera significa grão, e seria referência a José estar vivendo em uma terra estrangeira.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Naamã, eruditos bíblicos afirmam que pode significar algo como agradavel ou encanto, enquanto a tradição rabinica diz que o nome significa graça, sendo referência a José dar discursos de forma graciosa.

Eí significa algo como fraternal ou meu irmão, a tradição Rabínica também ensina que o nome significa meu irmão, sendo uma referência ao fato de José ser o unico irmão de por parte de pai e de mãe de Benjamin.

Rôs significa algo como chefe e cabeça. A tradição rabínica traduz o nome como mais velho, o que não seria uma contradição talvez considerando que muitas vezes homens mais velhos e experientes são os chefes e cabeças de grupos, o nome seria uma referência a José ser mais velho que Benjamin, e pode ser também uma referência a ele apesar de ser o segundo filho mais novo de Jacó, ter recebido os direitos de um filho primogênito de seu pai, sendo algo como a liderança entre seus irmãos. Existe também uma possivel terra com o nome de Rôs que é citada na bíblia, no livro de Ezequiel no capítulo 38, no entanto existe controvérsias sobre o tema, e algumas traduções bíblicas como a respeitada tradução inglesa do Rei Jaime e outras não veem a palavra como uma terra, mais como uma referência ao fato de Gogue ser um principe chefe, e não um principe de uma terra chamada Rôs. Alguns eruditos no século 19 que pensavam que Rôs seja uma referência a uma terra, associaram ela a atual Rússia, mais isso foi somente uma especulação que não se sabe se tem alguma base.

De acordo com a tradição rabínica, Mupim significa boca dupla, em referência a José ter passado adiante o que aprendeu com Jacó.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Hupim, eruditos biblicos traduziram o nome como Cobertura ou Proteção. Na tradição Rabínica é ensinado que o nome significa Dossel de casamento, sendo referência a José ter casado no Egito, sendo o Dossel de casamento em si alias, um tipo de cobertura de qualquer forma.

Arde poder significar algo como Corcunda ou fugitivo. A tradição rabínica declara que o nome significa fugitivo ou viajante, sendo referência ao fato de José ser como uma rosa. ( Pessoalmente não entendi exatamente o paralelo entre as 2 coisas, mais citei de qualquer forma. Me parece que faria mais sentido associar José ao conceito de viajante, porque ele foi forçado a viajar pelo Deserto, até ser levado ao Egito. )

Existe controvérsias em relação ao o que significa Husim. Outros 2 personagens bíblicos incluindo uma mulher possuem o mesmo nome que ele. Em Números 26:42 Husim é chamado de Suão, o patriarca da familia dos Suamitas.

Jazeel significa algo como Deus divide, Deus dividiu ou repartiu ou ele atribuirá do Senhor.

Guni significa talvez algo como Meu Jardim, colorido ou pintado com cores. Outro personagem bíblico também possui esse nome.

Jezer significa algo como formato, forma, propósito ou quadro.

Silém significa Recompensa ou Retribuição. Muitas personagens bíblicos possuem esse nome.

Em Gênesis 46:34 é citado que pastores de rebanhos eram considerados abominação para os Egípcios. Existia um Deus com cabeça de Carneiro na mitologia Egipcia, o que poderia tornar talvez o animal sagrado para os Egipcios assim como outros que eram considerados igualmente sagrados, para os Hebreus no entanto os carneiros eram somente animais criados por Deus, e eles se alimentavam da carne de carneiros. Talvez por isso também que possivelmente os Egipcios consideravam abominação comer junto aos Hebreus, devido as diferenças culturais e religiosas entre ambos os povos. Khnum era um deus da mitologia Egípcia que era representado como um homem com cabeça de carneiro, por vezes tendo uma jarra ou coroa dupla sobre os chifres. Ele era um Deus muito antigo ligado a regulação do Rio Nilo e na criação dos seres humanos e de novos seres.

Gênesis 47:6 até 11 fala do encontro de Jacó com o Faraó.

Além de Ramessés ser o nome de diversos Faraós Egipcios, aparentemente esse era o nome da terra mais rica nesse reino. Me parece que Ramessés era uma região associada de alguma forma a Gosén, pelo o que o Faraó fala a José, e o que é dito sobre Ramessés.

Gênesis 48:1 narra o encontro de Jacó com seus 2 netos, Efraim e Manassés, em que ele abençoa a ambos.

José ficou representado nas Tribos por 2 tribos derivadas de seus 2 filhos, tendo Efraim sido mais abençoado do que Manassés, José também recebeu um declive montanhoso que era anteriormente território do povo Amorreu.

Gênesis 49:1 até 28 narra as benções que Jacó deu a cada um dos seus filhos, exceto Diná.

Jacó descreve Rubén como seu filho mais orgulhoso e poderoso, que foi porém precipitado, e cometeu adultério com a concubina de Jacó que era a mãe de 2 dos seus irmãos.

Simeão e Levi são amaldiçoados por sua maldade, ao matar homens e ao maltratar brutalmente animais. A Tribo de Levi depois foi redimida por descendentes seus que foram grandemente abençoados por terem se mantido fiéis a Deus em uma situação aonde todo o povo se envolveu em idolatria, logo depois de sair do Egito. A Tribo de Levi então se tornou posteriormente uma Tribo com Sacerdotes do Deus altissimo.

Judá foi exaltado, e foi profetizado que seus inimigos seriam colocados debaixo de seu poder, ele é associado ao Leão que é considerado o rei dos animais geralmente. É dito que o cetro e bastão que são simbolos associadas a monarquia não se afastariam de Judá até a chegada de Siló e de fato uma dinastia de Reis saiu dessa tribo, da qual descende o rei dos reis e o Messias Jesus Cristo, que futuramente reinará sobre o mundo inteiro em sua segunda vinda, e que já reina no reino dos céus. O versículo 11 também parece ter algumas menções proféticas, associando o Judá a um jumento, sendo que o Messias esperado pelo povo de Israel, que era da tribo de Judá chegou a Jerusálem em cima de um Jumentinho, e falando de lavar as vestes e a capa no vinho e uva, que são representações para sangue, simbolicamente os servos de Deus tem suas iniquidades que podem ser representadas por vestes lavadas pelo sangue do sacrificio do Messias Jesus Cristo, ao aceitar ele como seu salvador pessoal. O versículo 12 parece representar a fartura de bençãos que Judá e sua descendência terá.

Existe controvérsias em relação ao que significa Siló e a expressão é traduzidas de diferentes formas em variadas versões biblicas no versículo 10 do capitulo 49 de Gênesis. Além de ser o nome de uma cidade bíblica em outras passagens, nessa passagem a palavra Siló é aparentemente um titulo associado ao futuro Messias, ao menos ela é interpretada como tal por muitas fontes. O BDB Theological Dicionary afirma que o titulo messiânico Siló significa "Ele quem é" enquanto o Jones' Dictionary of Old Testament Proper Names traduz o nome como algo como Pacificador, Pacifico ou Tranquilidade. A versão bíblica da Nova Versão Internacional traduz Siló como "Aquele a quem ele pertence" se referindo a aquele a quem o cetro e bastão de Rei pertencem.

Zebulom é associado aos portos maritimos e aos litorais.

Issacar parece ser associado ao trabalho servil na terra.

Dã é retratado como um juiz do povo de Israel. No entanto a menção mais significativa em relação a Dã, é que essa tribo é associada justamente com a serpente que ataca sorrateiramente a perna dos cavalos, a Tribo de Dã do tempo do Juizado até o tempo do Exilio da Babilônia se envolveu com idolatria, e é a unica tribo que não é citada entre as  tribos de Israel no livro do Apocalipse, lembrando que os descendentes de Efraim representam José no livro do Apocalipse.

A tribo de Gade parece ser associada ao combate.

Aser é abençoado com fartura.

Naftali é associado com o que é gracioso e formoso.

José foi possivelmente o mais abençoado de todos, com 2 Tribos de descendentes deles lhe representando entre as tribos de Israel.

Benjamin é associado ao Lobo, que é um animal que anda e ataca em Bando, e reparte os ganhos da caça com o seu bando. A tribo de Benjamin ficou conhecida por formar muitos guerreiros poderosos, e foi dela que saiu o primeiro Rei de Israel, mesmo ela sendo a menor das tribos de Israel.

Gênesis 49:29 até 33 narra a situação em que Jacó morreu.

Gênesis 50:10 até 11 narra a grande lamentação que houve pela morte de Jacó.

Não encontrei informações sobre Atade.

Abel-Mizraim significa possivelmente algo como Prado do Egito, Luto dos Egipcios ou Ribeiro do Egito.

José subiu com familiares e com oficiais do Faraó, o que levou ele e a familiares seus a serem confundidos com Egipcios, vivendo no Egipcio é possivel que ele tenha adquirido alguns dos seus costumes culturais, como o de usar maquiagem, o de cortar o cabelo bem curto, e de fazer a Barba.

Gênesis 50:15 até 26 Narra como os irmãos de José que lhe venderam como escravo, tinha medo que agora ele se vingasse, antes de morrer no entanto, José tranquiliza eles em relação a isso.

José já havia percebido o arrependimento de seus irmãos, e também havia percebido que era parte do plano de Deus, que tudo aquilo ocorresse, o que lhe leva a tomar a nobre atitude de perdoar e cuidar dos seus irmãos e de suas familias.

Os filhos de Maquir, filho de Manassés, conquistaram Gileade, que foi dada por Moisés a Maquir que habitou lá. Existe uma região bíblica que é chamada de Maquir também, que se pensa que seja uma referência a terra de Gileade que foi dada a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário