quarta-feira, 4 de maio de 2016

Gênesis - Parte 5

Gênesis 23:7 até 20 narra a situação em que Abraão comprou o campo e a caverna de Macpela para poder sepultar sua mulher.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Efrom. Existe também um vilarejo próximo de Betel com esse nome, e uma montanha ao norte do território da tribo de Judá na antiga Israel com esse mesmo nome.

Aparentemente esse personagem bíblico Zoar, tem um nome transliterado de outra palavra diferente da palavra que foi transliterada em relação ao nome da cidade de Zoar, que citei anteriormente em outras matérias, aonde Ló habitou depois de fugir do julgamento das cidades de Sodoma e Gomorra. Existe controvérsias em relação ao que significa esse nome que deriva de uma palavra distinta da cidade Zoar citada na bíblia. Transliteração, em sentido estrito, é um mapeamento de um sistema de escrita em outro. Na prática corrente, transliterar é transcrever a escrita de um alfabeto em outro.

Macpela significa caverna das tumbas duplas. Ela se localiza no local do qual falei anteriormente nessa matéria conhecido como o Túmulo dos Patriarcas.

Siclo é a unidade de peso que era utilizada em regiões do Oriente, também utilizada pelo povo Hebreu, utilizada para negociações.

Gênesis 24:1 até 4 narra o juramento que ele fez seu servo mais antigo fazer, para não pegar como mulher para seu filho, uma mulher do povo Cananeu.

Por alguma razão os Hebreus faziam juramentos com uma pessoa pondo a mão por baixo da coxa do outro. Já ouvi falar que a coxa era considerada a fonte da posteridade no mundo antigo. Ou, mais adequadamente, a região pélvica ou os testículos. Se essa interpretação for correta, a coxa de Abraão representaria simbolicamente nesse contexto o futuro como possivelmente sua descendência. Outra teoria para explicar porque o juramento dos Judeus é feito dessa forma foi feita pelo Rabino Ibn Ezra que alega que esse gesto de por a mão por baixo da coxa de outra pessoa para realizar um juramente, representa obediência de alguém e a uma autoridade.

O motivo da preocupação de Abraão em relação a seu filho não casar com descendentes dos Cananeus, é por causa da religião que o povo Cananeu tradicionalmente seguia. Os principais Deuses Cananeus se chamavam El e Baal. Em relação a Baal particulamente se sabe pelo relato bíblico que seu culto envolvia o sacrificio humano de crianças, que eram jogadas em fogueiras, os próprios pais ofereciam os seus filhos a esse Deus. Abraão possivelmente temia que sua descendência se contaminasse com a cultura religiosa dos Cananeus dessa forma, então preferia que seu filho se casasse com uma mulher que  já seguisse a mesma tradição religiosa que ele seguia.

Gênesis 24:10  Narra como o servo de Abraão foi a cidade de Naor na Mesopotâmia. Além de 2 personagens bíblicos com esse nome, existia uma cidade com esse nome, na região de Arã-Naarim, a cidade de Padã Arã da qual falei anteriormente se localizava supostamente nessa região, ao longo da parte superior do rio Eufrates.

Gênesis 24:29 Cita que Labão foi ao encontro do servo de Abraão.

Labão significa branco. De acordo com tradições Rabínicas além de pai de Lia e Raquel, esposas de Jacó, ele teria sido o pai de Zilpa e Bila, as 2 concubinas de Jacó.

Gênesis 24:62  Cita que Isaque vinha do caminho de Beer-Laai-Roi, e que ele habitava na terra de Neguebe.

Beer-Laai-Roi foi o mesmo poço aonde um Anjo falou com Agar, escrava de Sara e mãe de Ismael.

Existe controvérsias em relação ao que significa Neguebe. Neguebe é o nome de um deserto e região semi desértica situada no Sul de Israel, a maior cidade dessa região é Berseba. Na Bíblia é feito referência a parte norte dessa região.

Gênesis 25:1 até 4 fala dos descendentes que Abraão teve com uma mulher chamada Quetura que ele teve depois que Sara morreu.

Interessante como Abraão depois de 100 anos, ainda teve tantos filhos, Abraão segundo o relato bíblico viveu 175 anos.

Quetura significa incenso. Ela teria sido a segunda esposa de Abraão. De acordo com o escritor africano Olaudah Equiano, o teológo calvinista, erudito bíblico e pastor batista inglês John Gill do século 18 acreditava que o povo africano descendia de Quetura.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Zinrã. O historiador Judeu Josefo fala a respeito dele e dos outros filhos de Quetura que "Abraão planejou estabelecê-los em colônias e eles tomaram possessão dos trogloditas e do país da Arábia Feliz, na medida em que atingiram o Mar Vermelho". Abraão, com toda probabilidade, tentou afastá-los de Isaque para evitar o conflito ao mesmo tempo em que cumpria a ordem de Deus para espalhar-se e habitar o mundo. Por essas razões, Zinrã também foi tentativamente identificado por alguns com a cidade árabe de Zabrã, entre Meca e Medina." Essa cidade de Zabrã também é conhecida como Jedá. Os professores Jan Retso e William Hazlitt sugeriram que os Descendentes de Zinrã é o mesmo povo que é conhecido como Banizomenes que são citados nos registros do Historiador Grego Diodorus Siculo. A palavra troglodita pode ser usada em relação a um homem grosseiro em sem educação, mais também pode ser usado em relação um indivíduo dos trogloditas, povos da África que habitavam em cavernas. Geralmente eles eram associados com o deserto ao longo do lado africano da Costa do Mar Vermelho, de Berenice Troglodytica no sul até a Somália. Berenice Troglodytica é um antigo porto marítimo do Egito na costa oeste do mar vermelho. Arábia Feliz é a denominação da parte meridional da Península Arábica, correspondente aos atuais Estados do Iêmen e Omã. A região era ocupada por tribos sedentárias que desenvolviam economia agrícola e mercantil nas regiões litorâneas da Península. A cidade de Jedá ou Gidá localizada no litoral do Mar Vermelho, abriga o maior porto da Arábia Saudita. Com cerca de quatro milhões de habitantes, é o maior centro urbano da costa do país e a segunda maior cidade. É considerada a capital comercial do país e a cidade mais rica do Oriente Médio e da Ásia Ocidental. Em Gidá está se construindo aquele que virá a ser o maior edifício do mundo, a Torre de Gidá, com mais de mil metros de altura. William Hazlit foi um escritor, crítico literário, pintor e filósofo inglês, considerado um dos maiores críticos e ensaístas da história da lingua inglesa. Jan Retso é um professor de Árabe, membro do Colégio Sueco para estudo avançado, autor de 4 livros e de outros trabalhos. Os banizomenes eram uma tribo marítima da costa oeste da Arábia, que ficava no norte do mar vermelho, próximos ao antigo país da Nabateia. Os nabateus foram um antigo povo semítico, ancestrais dos árabes, que habitavam a região norte da Arábia, no sul da Jordânia e em Canaã e em especial nos diversos povoados situados em torno dos oásis na região fronteiriça entre a Síria e a Arábia, do Eufrates ao mar Vermelho. Diodoro Sículo ou Diodoro da Sicília , foi um historiador grego, que viveu no século I a.c..

Jocsã significa algo como um que monta uma armadilha ou passarinheiro.

Medã talvez signifique algo como contenda, pleitear ou julgamento.

Midiã significa possivelmente Contenda ou lugar de julgamento. Midiã é conhecido por ter sido o ancestral do povo Midianita. Eruditos normalmente associam a região de Midiã aonde os Midianitas viviam com o noroeste da Península Arábica, na costa leste do Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Isbaque. Se sabe pouco sobre eles e seus descendentes, mais se especula que seus descendentes sejam um povo citado em uma incrição cuneiforme, chamados de povo Jasbuqu.

Existe controvérsias em relação ao nome Suá. Diferente de seus irmãos, ele parece ter virado para o norte e viajou para o norte da Mesopotâmia, no que é hoje a região norte da atual Síria. Como evidenciado por textos cuneiformes, a terra parece ter sido nomeado após ele, sendo conhecida como a terra de Sûchu que fica ao sul da antiga capital hitita de Carquêmis no rio Eufrates.

Apesar de um filho de Jocsã ser chamado de Seba nessa tradução bíblica, o nome dele parece derivar do mesmo nome de 2 possiveis ancestrais do povo do Reino de Sabá, que se chamavam de Sabá, e são chamados assim nessa tradução bíblica que estu citando. Fora isso não encontrei informações sobre esse personagem bíblico.

Dedã significa algo como conduzindo adiante. Outro personagém bíblico citado anteriormente possue esse mesmo nome, e existe uma cidade que possue o nome de Dedã também. Ouvi falar que particulamente esse Dedã descendente de Quetura e Naor, teria tido descendentes que supostamente se estabeleceram nas fronteiras da Síria com o antigo pais de Edom, vivendo provavelmente uma vida pastoral.

Assurim significa povo feliz, povo justo ou aqueles que dão um passo.

Letusim significa possivelmente algo como marteladores, afiado ou artifices.

Leumim significa algo como nação ou povo.

Existe controvérsias em relação ao nome Efá. Os filhos de Midiã estão entre os progenitores do povo Midiãnita. Existe também uma terra chamada de Efá, já foi sugerido que essa era uma terra tribal no norte da Arábia.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Efer. 3 personagens bíblicos possuem esse nome, em relação ao Efer filho de Midiã, Josefo diz que ele invadiu a Líbia, e que Efer é a raiz etimológica da palavra África, que é o nome de um continente.

Enoque significa algo como o Dedicado ou iniciado. Não encontrei informações sobre esse personagem bíblico chamado Enoque que é bem menos famoso do que o bisavô de Noé que tinha esse mesmo nome.

Abida pode significar possivelmente algo como Pai do conhecimento, o pai sabe, ou meu pai tomou conhecimento. Há quem especule que ele pode ter sido o chefe de uma tribo Árabe.

Não consegui encontrar informações sobre Elda.

Gênesis 25:5 até 6 Narra que  Abraão deu tudo o que possuía a Isaque. Enquanto aos filhos que teve com Concubinas ele deu presentes, separando eles de Isaque, e lhes enviado para a terra Oriental.

Gênesis 25:9 Narra quando Abraão foi sepultado por Isaque e Ismael, na caverna de Macpela.

Gênesis 25:12 até 18 Cita que filhos Ismael teve, quantos anos ele viveu, e aonde ele e seus filhos viviam.

É incerto o que significava Nebaiote. Josefo sugeriu que Nebaiote seria associado ao povo Nabateu do qual falei anteriormente, outros historiadores também, no entanto até hoje essa conexão não foi comprovada. Alguns historiadores Árabes retratam Nebaiote como o ancestral de Maomé, enquanto outros dizem que outro filho dele chamado Quedar que foi o Ancestral de Maomé.

Quedar possivelmente significa escuro ou homem de cor escura. De Quedar de acordo com a bíblia descendeu os antigos Quedaritas, uma antiga confederação nômade,tribal e árabe. Descrita como a tribo Árabe mais organizada. 6 séculos antes de cristo no auge de seu poder, eles controlaram uma grande região entre o golfo pérsico e a peninsula do Sinai. O golfo Pérsico é um golfo localizado no Oriente Médio, como um braço do mar da Arábia, entre a península da Arábia e o Irã.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Abdeel. Ouvi falar que um autor sobre livros com assuntos relacionados a bíblia chamado Kenneth A. Mathews associou em um livro seu o nome Abdeel  a uma  tribo do noroeste da Arábia conhecida como Idiba’ilu, que Tiglate-Pileser ( Provavel referência a um rei Assírio, teve mais de um com esse nome ) conquistou no século 8 a.c..

Mibsão possivelmente significa algo como doce odor, cheiro doce ou deleite.

Misma possivelmente significa algo como algo ouvido, rumor ou ouvindo.

Dumá significa silêncio, de acordo com o "BDB Theological Dictionary" o silêncio desse nome é associado a morte ou desolação.
A palavra Dumá é associada a região de Seir em Isaías 21:11, Seir era o antigo nome do país de Edom, antes dos Edomitas conquistarem essa terra. Não se sabe aonde os descendentes do personagem Bíblico Dumá residia, mais já foram feitas especulações em relação a esse tema. Uma delas foi feita em relação a um local chamado Dumá descrito em Josué 15:52, que seria supostamente próxima a cidade de Hebrom. No entanto, de acordo com Geoffrey Bromiley, o oráculo a respeito Dumá em Isaías 21:11 parece se referir a um lugar na Arábia, sugerindo o local de Dumat al-Jundal como um candidato mais provável para lhe indentificar. Hoje esse local é conhecido como a provincia de Al-Jawf, mais nos tempos antigos, ele era mencionado em inscrições dos monarcas assírios como Adummatu, ele também era descrito como "uma fortaleza na Arábia situada no deserto", que foi destruída pelas forças de Senaqueribe. Dumat al-Jundal é uma cidade antiga de ruínas localizada no noroeste daArábia Saudita na província de Al-Jawf.  A região de Al-Jawf, também escrito Al-Jouf, é uma região da Arábia Saudita, localizada no norte do país, contendo a sua única fronteira internacional com a Jordânia para o oeste. Geoffrey W. Bromiley  foi um historiador de Igrejas e um teologo histórico. Ele era professor emérito no Seminário Teológico Fuller, tendo sido Professor de História da Igreja e Teologia Histórica a partir de 1958 até sua aposentadoria em 1987. Senaqueribe foi o rei da Assíria de 705 a 681 a.c..

Existe controvérsias em relação ao o que significa Massá. Existe também uma região bíblica com esse nome, mais é incerto aonde ela realmente residia. Já ouvi falar que uma tribo nômade com esse nome habitava o deserto da Arábia em direção a Babilônia, mais não sei se isso é verdade.

Hadade talvez signifique algo como afiado, entusiástico ou rápido.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Tema, existia um país antigo que tinha esse nome na Arábia.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Jetur. Existe uma cidade bíblica com esse nome também, possivelmente foi dado em homenagem a ele por alguma razão desconhecida, alias 2 cidades dos Hagarenos tinham o nome de 2 filhos de Ismael, uma se chamava Jetur e outra Nafis. Os hagarenos foram um ramo dos ismaelitas mencionados na Bíblia, eram habitantes das regiões de Jetur, Nafis e Nodabe situada ao leste de Gileade. Se acredita que o nome deles derive do nome de Agar/Hagar, a mãe de Ismael. Por muito tempo se acreditou que Jetur era o ancestral do povo Itureu, que vivia em uma região conhecida como Ituréia, mais eruditos atuais duvidam ou desprezam essa crença. Ituréia é o nome grego de uma região levantina ao norte da Galiléia durante o fim do período helenístico e o início do período Romano, não se sabe ao certo de quem os Itureus descendiam.

Não encontrei informações adicionais sobre Nafis e Quedemá.

o nome Havilá pode significar algo como produzir, ou estar trêmulo de dor. Já falei dessa região na parte 1 das matérias sobre curiosidades bíblicas, com até certo detalhes, logo no príncipio dessa matéria.

Existe controvérsias em relação ao o que significa a palavra Sur. Eruditos creem que o caminho de Sur corresponde hoje a Wadi Tumilat. Wadi Tumilat é um vale de rio seco de 50 km que fica ao leste do delta do Nilo. Se especula que o local era uma cidade ou um grupo de fortes na Palestina, que ficava logo ao leste do Egito.

Gênesis 25:19 até 28 Narra como Isaque e Rebeca, sua mulher que era estéril, foram abençoados por Deus com um casal de filhos gêmeos. Esaú e Jacó.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Padã-Arã. Padã Arã foi um antigo reino na Mesopotâmia, a cidade bíblica de Harã se localizava nesse reino, em uma parte de uma região chamada Aram-Naharaim que se alonga até o rio eufrates. Nos midrash's que não é uma fonte muito confiavel se comenta que o povo desse reino era trapaceiro, o que não incluia Rebeca em si de acordo com tal tradição.

Arameu significa algo como "Aqueles da elevação". Os Arameus se originaram de uma região chamada de Arã antigamente que hoje corresponde ao sul e centro da Síria. Eventualmente os Arameus migraram para o sul da antiga Mesopotâmia, estabelecendo lá pequenos reinos. Eles aparentemente nunca formaram sozinhos uma grande nação, sendo um povo relativamente dividido.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Esaú. Ele tambem era conhecido como Edom, que curiosamente significa algo como vermelho, e ele é o patriarca do povo Edomita. Os Edomitas inicialmente estabeleceram um reino no sul da Jordânia, e depois migraram para o sul do Reino do Sul de Judá, depois da epoca que esse reino foi destruido pelos Babilônios. O país de Edom fica na região da Transjordânia, entre Amon ao norte, o mar morto e Aravá ao oeste, e o deserto árabe no sul e no leste. Transjordânia, é a parte sul da região do Levante ao leste do rio Jordão, na sua maioria contida na atual Jordânia. Arava ou Arabá é uma seção do Vale do Rift, entre o Mar Morto Ao norte e o Golfo de Aqaba ao Sul. Ele inclui a maior parte da fronteira entre Israel ao oeste e Jordânia ao Leste. O Vale do Rift ou Grande Vale do Rift é um complexo de falhas tectônicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectónicas africana e arábica, um rifte. Levante é um termo geográfico impreciso que se refere a uma grande área do Oriente Médio ao sul dos Montes Tauro, limitada ao oeste pelo Mediterrâneo e ao leste pelo Deserto da Arábia setentrional e pela Mesopotâmia. O Levante não inclui a Península Arábica, o Cáucaso ou a Anatólia embora às vezes a Cilícia seja incluida. De uma forma geral, a região se resume à Síria, à Jordânia, a Israel, à Palestina, ao Líbano e o Chipre e outras fontes também incluem a Turquia, do Iraque, da Arábia Saudita e do Egito. Os habitantes da região do Levante são chamados levantinos. Os edomitas podem ser ligados com os Shasu e Shutu, assaltantes nômades mencionado em fontes egípcias. De fato, uma carta de um escriba egípcio em uma fortaleza na fronteira na Wadi Tumilat durante o reinado de Merneptah relata a circulação de nômades "das tribos de Shasu em Edom" em poços de água em território egípcio. Posteriomente quando expulsos de seu território, os Edomitas migraram para o Sul de Judá e ficaram conhecidos como Idumeus, e a região aonde residiam como Iduméia.

O nome de Jacó foi baseado na forma que ele nasceu, se segurando no calcanhar do seu irmão Esaú, deriva de um substantivo que significa algo como calcanhar ou atrás. Existe controvérsias em relação ao que realmente significava o nome realmente, mais definitivamente ele tem relação com a forma que Jacó nasceu, vindo atrás de Esaú, lhe agarrando pelo calcanhar. Como bem se sabe ele foi um importante patriarca do povo Hebreu. Depois o nome dele foi alterado para Israel. Existe controvérsias em relação ao que significa Israel, mais geralmente se pensa que o nome significa supostamente "aquele que luta com Deus", que pode ser tanto uma referência a luta de Jacó com o anjo de Deus, que foi um tipo de teste para ele, como também ao fato de Deus estar do lado de Jacó em suas lutas, que a partir daquele momento se chamava Israel, em uma nova fase espiritual de sua vida. Israel como se bem sabe, também foi o nome da nação aonde o povo Hebreu residiu, depois de conquistar o território do antigo país de Canaã. Como se bem sabe todos seus filhos tirando sua filha Diná, possivelmente por razões culturais da epoca, foram patriarcas do que se tornariam as futuras tribos do povo de Israel.

Gênesis 25:29 até 34 narra como Esaú em troca de um pouco de comida vende seu direito de progenitura.

Por essa situação em que Esaú vende sua progenitura em troca de um pouco do cozinhado vermelho de Jacó que ele era conhecido como Edom que significa algo como vermelho ou corado, curiosamente ele era peludo e tinha cabelo vermelho o que pode ser outra razão para ele ser conhecido assim também. Uma curiosidade em relação a esse incidente é que em um livro apócrifo chamado de livro de Jasher/Jasar também conhecido livro dos Justos relata que Esaú antes dessa situação em que estava cansado e faminto, havia acabado de matar Nimrode. Apesar de o livro dos Justos não ser considerado uma literatura inspirada, talvez ele tenha certo valor histórico pelo menos, considerando que esse livro é citado 2 vezes na bíblia, uma delas é em Josué 10:13, a outra no segundo livro de Samuel em 1:18. Na segunda carta a Timóteo em 3:8 Paulo cita um incidente que não é descrito no antigo testamento, mais que é descrito no capítulo 79 do livro dos justos, o que indica que talvez ele conhecesse o livro, e talvez considerasse que ele tinha ao menos, pelo menos certo valor histórico. Ouvi falar que o livro dos Justos faz menção a vários costumes anti-bíblicos, o que demonstra claramente que ele não é um livro inspirado, o que explica porque ele não fez parte da Tanach ( compilação de livros inspirados conhecida como antigo testamento pelos Cristãos, que foi feita originalmente pelo povo Judeu, muito antes de Jesus Cristo nascer. ), mais aparentemente ele possuia certo valor histórico, para ser citado na Bíblia 3 vezes, dito isso eu não sei se esse relato dele em relação a Esaú ter matado Nimrode é verdadeiro ou não. O Livro de Justos é um apócrifo que relata de forma paralela ao Pentateuco que são os cinco primeiros livros da Bíblia, os eventos ocorridos entre a criação do homem e os dias de Josué.

Em Gênesis 26:1 até 6 mais uma vez as bençãos de Deus são repetidas a outro descendente do povo Hebreu, agora elas são ditas a Isaque. A fome se espalhou pela terra essa epoca e Isaque também é instruido a não ir para o Egito. O motivo para Deus dizer para Isaque habitar em Gerar é um mistério para mim, talvez porque lá houvesse um rei melhor do que o faraó que estava no Egito, ou talvez a fome assolasse mais intensamente o Egito.

Gênesis 26:12 até 22 narra um desentendimento que Isaque teve com os Filisteus, que ficaram com inveja de sua grande prosperidade. Eu não citei a passagem porque não achei necessário, mais tanto Isaque como Abraão com medo de serem mortos por alguém que quisesse ficar com as suas mulheres, afirmaram que elas eram suas irmãs, Abraão fez isso com um antigo Faraó e com Abimeleque o rei filisteu de Gerar, e Isaque fez isso com o mesmo rei de Gerar, curiosamente também houve desentendimentos entre os filisteus e Abraão por causa de poços de agua, do mesmo jeito que veio a ocorrer com Isaque.

De acordo com a conhecida tradução Bíblica do Rei Jaime em inglês, Eseque significa contenção.

De acordo com a conhecida tradução Bíblica do Rei Jaime em inglês, Sitna significa ódio, outras fontes citam a expressão acusação ou inimizade.

De acordo com a conhecida tradução Bíblica do Rei Jaime em inglês, Reobote significa espaço, ouvi falar que a palavra vem de um verbo que significa "ser largo" ( Provavelmente no contexto de nesse local Isaque ter liberdade para ter cavado um poço sem ter entrado em uma discussão com ninguém, como anteriormente )

Gênesis 26:27 até 35 fala da Aliança de Paz que Isaque fez com o rei Abimeleque, e das 2 mulheres que Esaú tomou como esposas.

Da mesma forma que Abraão, Isaque fez uma aliança com Abimeleque, no futuro a relação entre os Hebreus e os Filisteus não seria tão cordial como era essa epoca.

De acordo com a conhecida tradução Bíblica do Rei Jaime em inglês, a palavra Seba nesse versículo significa "um juramento".
A palavra usada para nomear esse poço talvez derive de outra palavra que foi transliterada para Seba que significa possivelmente algo como "sete ou juramento" em sua lingua original, diferente do nome do descendente de Abraão com Quetura que também é chamado nessa tradução bíblica que estou citando de Seba, que tem um nome que parece derivar da mesma palavra Hebraica de onde foi tirado o nome do Reino de Sabá.

Judite é uma versão feminina do nome Judá, que significa Deixe que Ele seja louvado.

Basemate significa algo como temperos, fragâncias doces, fragância, perfume, cheiro bom ou cheiro agradavel.

Elom significa algo como Carvalho ou Carvalho magnifico.

Não encontrei informações sobre Beeri.

O motivo para as 2 mulheres de Esaú se tornarem amargura de espirito para Isaque e Rebeca, deve ser relacionado a tradição religiosa/cultural que o povo Heteu seguia. Uma parte da religião e mitologia dos Heteus é conhecida devido a achados históricos e arqueológicos. Embora com base na mitologia mesopotâmica, a religião dos hititas retem elementos visivelmente indo-europeus, um exemplo disso é Tarhunt o deus do trovão, como seu conflito com a serpente Illuyanka que se assemelha ao conflito entre a Indra e a serpente cósmica Vritra da mitologia védica, ou o conflito entre Thor e a serpente Jörmungandr na mitologia nórdica. Sua consorte é a deusa do sol Hattic . Este casal divino presumivelmente no maior templo em Hattusa. Os Hititas ainda tem muitos outros Deuses, considerando que a tradição religiosa mesopotâmica envolvia sacrificios humanos e prostituição cultual, é bem possivel que os Hititas estivessem envolvidos com o mesmo tipo de prática, ou com práticas ao menos similares. Isso por si só seria um grande desgosto para os pais de Esaú, seguidores do Deus de Israel, mais pode ter tido outros motivos que geraram tal desgosto a eles.

Gênesis 27:26 até 43 Narra o conhecido incidente bíblico aonde Jacó instigado por Rebeca, engana seu irmão para roubar a benção de seu irmão. Rebeca sabendo que Esaú planejava matar ele, manda o filho para Harã, aonde vive seu irmão Labão.

Por alguma razão especifica a benção de Isaque tinha um certo tipo de poder, possivelmente dado a ele por Deus, para que a pessoa que recebesse sua benção fosse abençoada, no entanto existia a condição que de ela só podia ser passada a uma pessoa, Jacó de maneira astuta e desonesta roubou isso de Esaú, que por outro lado no passado havia feito pouco caso de sua primogenitura e aceitado abrir mão dela em troca de comida, talvez Deus tenha rejeitado ele e permitido que isso ocorresse também porque ele se envolveu com mulheres que seguiam Deuses pagãos, e também porque ele sabia que Jacó se arrependeria do que fez posteriormente e seria uma pessoa mais apropriada para ser o patriarca da nação com quem Deus faria uma aliança eterna, lhe abençoando e usando ela para abençoar o mundo por meio de sua descendência, o que não justifica no entanto o que Jacó encorajado e ajudado por Rebeca fez. Esaú no versículo 36 dá a entender que o nome Jacó é associado ao conceito de enganação.

Gênesis 28:1 Menciona como Isaque disse para Jacó não pega uma mulher entre as filhas de Canaã para ser sua esposa. Isso foi o mesmo que Abraão falou em relação a seu filho Isaque, a provavel razão disso já foi explicada anteriormente. É uma razão similar ao motivo do desgosto que os pais de Esaú sentiram, por ele ter se casado com 2 mulheres do povo Hitita/Heteu.

Gênesis 28:5 até 9 fala da ida de Jacó a Padã-Arã, e como Esaú buscando agradar seus pais casa com Maalate, filha de Ismael.

Possivelmente nessa epoca, os filhos de Ismael ou ao menos essa filha dele ainda seguia a tradição religiosa do povo hebreu, o que tornaria ela uma esposa, que agradaria por isso os pais de Esaú, em nenhum momento na bíblia é dito no entanto se seus pais aprovaram ou desaprovaram tal casamento, nem é falado sobre a tradição religiosa que essa filha de Ismael seguia.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Maalate. Em Gênesis 36:3 Maalate é chamada de Basemate, algo deve ter acontecido, que provocou a mudança do seu nome. O nome de suas 2 mulheres Hititas e de um dos pais delas está diferente em Gênesis 36:2 também, por razões desconhecidas, outra diferença notavel é que em um texto é dito que uma dessas 2 esposas Hititas descende de um avô que é Heveu, isso no entanto não é nada demais, e não impede que ela possa descender de mais de 2 povos. Basicamente Basemate filha de Elom o Heteu passa a ser chamada provavelmente depois de Ada, Judite filha de Beeri o Heteu passa a ser chamada provavelmente de Oolibama filha de Aná que é filho de Zibeão o Heveu, e Maalate passa a ser chamada de Basemate. O erudito biblíco, tradutor, autor e clérigo inglês, John Bertram Phillips sugeriu que Esaú mudou o nome de suas mulheres para acalmar os seus pais, que ficaram amargurados quando ele casou com mulheres Hititas, é possivel também que a mudança do nome de suas 3 esposas, represente o mesmo que representou para personagens bíblicos, um tipo de nova fase espiritual em suas vidas, agora que elas se casaram com Esaú, mais isso é somente uma especulação minha.

Heveu significa possivelmente algo como Aldeão. Eruditos tentaram indentificar os Heveus bíblicos com alguns povos. Um deles foi o povo grego Aqueu, citado pelo famoso poeta grego Homero. No período histórico, os aqueus eram os habitantes da região da Acaia, uma região na parte norte-central do Peloponeso. As cidades-estados da região mais tarde formaram uma confederação conhecida como a Liga Aqueia, que foi influente durante o 3º e 2º a.c.. Acaia é a região norte de Peloponeso, ocupando a faixa costeira ao norte do distrito de Arcadia. Peloponeso é uma peninsula e região geográfica no sul da Grécia. Outro povo que sugeriram associar aos Heveus foi o povo Hurrita, um povo da era do bronze, que vivia na Anatólia e no norte da Mesopotâmia. Seu maior e mais influente reino foi a reino multi-étnico de Mitani. A Idade do Bronze é um período de tempo caracterizado pelo uso de bronze, escrita primitiva, e outras características iniciais da civilização urbana. O reino de Mitani durou entre 1500 até 1300 a.c., e se localizava no norte da atual Síria até o sudeste da Anatólia. O terceiro povo seria aquele descrito na Bíblia que residia na cidade de Siquém segundo o relato bíblico, que também foi supostamente para outros locais na região da Cilícia que foi a região litoral do sul da Ásia Menor. Em Juízes 3:3 é descrito que os Heveus também viviam nas montanhas do Líbano, desde o monte de Baal-Hermom até à entrada de Hamate, em Josué 11:3 eles são associados a região de Hermon, na terra de Mispa. Baal-Hermon é uma montanha próxima do monte Hermon. Hamate significa algo como fortaleza, fortificação, citadela ou defesa. Hamate era uma cidade cananéia que se localizava na fronteira norte
do território que foi prometido por Deus aos Israelitas, era uma cidade muito rica e próspera. Hoje a cidade se localiza no oeste-central do atual país da Síria, sendo conhecida como Hama. Existe controvérsias em relação ao o que significa Hermon, o nome se refere também a um grupo de Montanhas, quanto a um monte especifico ao leste da Jordânia. Mispa significa torre de vigia, tem muitos locais bíblicos com esse nome, particulamente o descrito em Josué era uma região em Gileade que eu já ouvi falar que costuma ser associado com um vilarejo chamado de Metullah, possivelmente é o mesmo lugar aonde Jacó fez um acordo com Labão. Existe controvérsias em relação ao o que significa Gileade, existe personagens e locais bíblicos com esse nome,
A Gileade citada no relato do livro de Josué seria provavelmente uma região montanhosa que fica ao leste da atual Jordânia.

Gênesis 28:11 até 22 narra a situação em que Jacó tem uma visão de uma escada que vinha do céu na cidade de Betel. O Versículo 12, 16 e 17 parecem se referir a Betel, como um local aonde havia um tipo de entrada para o reino dos céus, como se houvesse ali um portal dimensional que leva a dimensões celestiais. As menções em relação ao Dizimo que é citado desde o tempo de Abraão ( Apesar de ser uma lei bastante distorcida por pastores gananciosos ) e a casa de Deus que pode ser uma referência a futura tenda dos Levitas e ao templo que eram habitações para o espirito santo de Deus na terra é interessante também.

Luz significa Amendoeira. Luz é o antigo nome da cidade de Betel.

Betel significa Casa de Deus. Betel era uma cidade que ficava entre a região da tribo de Benjamin e Tribo de Efraim quando elas se estabeleceram em Israel. O erudito bíblico americano Edward Robinson lhe indentificou com o atual vilarejo de Beitin na Cisjordânia em seu livro "Biblical Researches in Palestine and Adjacent Countries". Beitin é uma cidade palestina no centro da Cisjordânia.

Gênesis 29:6 Narra a situação aonde Jacó se encontrara pela primeira vez com Raquel

Raquel significa ovelha. Ela é uma das filhas de Labão, a irmã mais nova de Lia, uma das esposas de Jacó, sua esposa mais amada, e também mãe de José e Benjamin. Raquel foi enterrada por Jacó no caminho para Efrata, conhecida depois como Belém, e não no túmulo dos ancestrais em Macpela. Hoje se alega que um certo local seria o Túmulo de Raquel, localizado entre Belém e o assentamento israelense de Gilo, o local é visitado por dezenas de milhares de visitantes todos os anos. Efrata significa algo como Frutifero ou Fecundidade. É o nome da cidade aonde Benjamin o filho caçula de Jacó nasceu, Raquel morreu durante o parto de Benjamin, a cidade posteriormente virou território da tribo de Judá, e ficou conhecida depois como Belém. Existe um assentamento Judeu na Cisjordânia com esse mesmo nome, entre as atuais cidades de Belém e Hebrom. Ouvi falar que Belém significa casa do Pão, A cidade de Belém reside hoje no centro da Cisjordânia. Foi no caminho dessa cidade que morreu Raquel e nasceu Benjamin, como também nessa cidade nasceu o famoso Rei David, como também o Messias Jesus Cristo, existe uma profecia no antigo testamento que declara que o Messias nasceria em Efrata que depois ficou conhecida como Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário