terça-feira, 3 de maio de 2016

Gênesis - Parte 4

Gênesis 14:13 até 15 narra como Abrão ficou sabendo que seu sobrinho estava preso, e juntou 318 homens de sua casa para lhe resgatar.

Manre além de ser o nome de um local bíblico do qual falei anteriormente, era o nome de um aliado Amorreu de Abraão que vivia nessa região de Manre, talvez o nome do local tenha sido dado em dedicação a ele.

Dã significa algo como Julgar, lutar ou pleitear. A expressão Dã é mais conhecida por ser o nome de um patriarca de uma das Tribos de Israel, porém antes desse personagem bíblico nascer, já existia uma cidade ou região que possuia o nome de Dã, da qual não consegui descobrir algo sobre ela.

Hobá significa esconderijo, era uma cidade perto de Damasco na atual Síria. Não se sabe hoje em que local exatamente essa antiga cidade residia.

Não pude encontrar informações adicionais relacionadas a Escol e Aner.

Gênesis 14:17 até 20 fala da vitória de Abrão contra Quedorlaomer e do seu encontro com Melquisedeque, Rei de Salém e sacerdote do Deus altissimo.

Existe controvérsias em relação o que significa Savé. De acordo com o famoso historiador Judeu Josefo, esse vale fica a um quarto de uma milha de Jerusálem. É incerto no entanto aonde esse local ficava exatamente. Já li uma especulação  em que era afirmado que talvez esse vale ficasse no  amplo setor superior do vale do Hinom, que então se estreita em um barranco em seu setor inferior. O Vale do filho de Hinom é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se posteriormente um depósito onde o lixo era incinerado. Atualmente é conhecido como Uádi er-Rababi.

Melquisedeque possivelmente significa algo como Rei de Justiça ou Retidão. Melquisedeque é um personagem extremamente misterioso, na Bíblia é dito que ele nunca morreu e que não tinha descendentes, e que não descendia de ninguém. Ele é associado possivelmente a uma Ordem Celestial chamada de Ordem de Melquisedeque, da qual Jesus Cristo se tornou alto sacerdote após sua morte. Se especula que Melquisedeque possa ter sido um ser celestial, alguns até pensam que ele pode ter sido uma aparição do próprio Messias Jesus Cristo naquele tempo. Apesar de Jesus só ter encarnado em carne depois da epoca de Melquisedeque, ele como o próprio verbo vivo de Deus vive além da noção de tempo em um plano celestial talvez, ao lado direito do Deus altissimo. De qualquer forma, a verdadeira indentidade de Melquisedeque é desconhecida. É interessante notar que ele traz vinho e pão em Gênesis 18, o vinho e pão são alimentos associados a comemoração da Pascoa Judaica, um feriado Judaico estabelecido depois da libertação do povo de Israel, da escravidão no Egito. A Pascoa Judaica tinha muitos aspectos simbólicos que já eram associados ao futuro Messias Jesus Cristo. Outro detalhe interessante é que Abraão dá o dizimo do que tem para Melquisedeque, isso apesar de a lei do Dizimo só ter sido ensinada na Bíblia pelos Sacerdotes Levitas muito tempo depois disso, o Sacerdócio Levita foi um tipo de tentativa de imitação humana de um Sacerdócio Celestial que é comandado por Jesus Cristo, o alto Sacerdote da Ordem de Melquisedeque.

Salém pode significar talvez algo como Paz, Em Paz, Perfeito ou Completo. Tradicionalmente Salém é associada a atual cidade de Jerusálem.

Em Gênesis 15:1 e 2 Deus repete promessas a Abraão que pergunta o que Deus dará a ele já que não tinha filhos.

Eliezer significa Deus de Ajuda ou a Ajuda de Deus. Muitos personagens bíblicos além desse possuiram esse nome, esse Eliezer em si era um servo de Abraão, associado a cidade de Damasco, a capital da atual Síria.

Em Gênesis 15:13 e 14 Deus profetiza que os descendentes de Abraão seriam escravizados no Egito por 400 anos, e libertados depois disso.

Em Gênesis 15:17 até 21, Deus especifica a Abraão qual terra que ele deu a ele na aliança que os 2 fizeram.

O Rio do Egito deve ser uma descrição do Rio Nilo do qual falei anteriormente. Também já falei sobre o Rio Eufrates, falei de ambos na parte 1 dessas matérias sobre curiosidades bíblicas.

Queneu possivelmente significa algo como pegar, adquirir ou criar. Os Queneus eram um clã nômade que se assentou na fronteira sul de Judá. Eles supostamente migraram posteriormente para o Sul da Ásia, no tempo do Rei David eles viviam no meio da Tribo de Judá. Os Queneus são descendentes do povo Recabita. Segundo o Livro de Jeremias no capítulo 35, os recabitas eram descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, o queneu, o qual viveu por volta do Século IX a.C. e ensinou seus parentes a se absterem de vinho, bem como não edificarem casas ou praticarem a agricultura. Se especula que possivelmente um Ancestral do povo Queneu teria sido Caim, filho de Adão e Eva.

Se especula que provavelmente o povo Quenezeu habitava em uma parte da Arábia, nos confins da Síria. Um Quenezeu famoso foi Calebe, que foi um lider do povo Israelita, quando esse voltou para Canaã, após se libertar da vida de escravidão no Egito.

Tradições Judaicas declaram que a expressão Cadmoneu significa Crianças do Oriente, que era uma designação dos Judeus em relação a parentes seus que viviam ao Oriente deles. Existe controvérsias em relação de onde eles realmente vieram e de quem descendem. O rabino Shimon bar Yochai identificou esta tribo com a cidade síria de Apameia. Apameia  é uma antiga cidade síria, situada a 50 quilômetros da atual Hama, junto ao rio Orontes. Foi construída no ano de 300 a.C. É improvavel que o povo.

Gênesis 16:1 até 3 fala como Sara sem poder dar filhos a Abrão, deu para ele sua escrava Agar como concubina, para que ele tivesse filhos por meio dela.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Hagar. Agar ou Hagar foi a escrava de Sara, a Concubina de Abraão e mãe de Ismael, o primeiro filho de Abraão. Comentarios Rabinicos declaram que Hagar era a filha do Faraó do Egito, que foi dada como escrava para Sara quando essa estava no Harém do Faraó, se existe alguma verdade nesse relato rabinico eu já não posso afirmar. Uma Concubina é definida hoje como uma mulher que vive maritalmente com um homem sem estar casada com ele, naquele tempo no entanto é descrito na Bíblia como era comum esposas deixarem servas suas terem relações sexuais com os seus maridos para que por meio delas, elas pudessem ter filhos, se essas esposas estivessem com problemas para engravidar. Em outros casos alguns personagens na bíblia tinham a sua disposição mulheres com quem não eram casados com quem podiam ter relações sexuais, que pertenciam exclusivamente a eles. Eu não penso que Deus visse isso com bons olhos, mais por alguma razão ele tolerou esse comportamento em relação a servos seus, que aparentemente era um costume cultural da epoca, talvez porque eles não tivessem prontos naquele tempo para entender porque ele é errado e abrir mão dele, ou por outra razão desconhecida para mim. Jesus fala nos evangelhos que originalmente a mulher e o homem foram feitos para um se unir ao outro ( sem inclusão de mais ninguém ) por meio do casamento, se tornando unidos espiritualmente após a isso, os 2 se tornando uma só pessoa simbolicamente.

Gênesis 16:7 cita a região de Sur.

Existe controvérsias em relação ao o que significa a palavra Sur. Eruditos creem que o caminho de Sur corresponde hoje a Wadi Tumilat. Wadi Tumilat é um vale de rio seco de 50 km que fica ao leste do delta do Nilo. Se especula que o local era uma cidade ou um grupo de fortes na Palestina, que ficava logo ao leste do Egito.

Gênesis 16:8 até 14 narra o encontro de Agar com um anjo, quando ela fugia de Sarai, e das promessas que foram feitas em relação a descendência dela.

Anjo promete que a descendência de Agar seria muito grande.

Ismael significa algo como Deus ouve ou ele ouvirá a Deus. Existe diversos personagens com esse nome, mais o filho de Agar é o Ismael mais famoso do relato bíblico. Ismael é considerado na Bíblia o ancestral do povo Ismaelita. Ismael teve 12 filhos que viraram chefes tribais entre a região da antiga Assíria até a fronteira do Egito, ele também teve uma filha além desses 12 filhos. Segundo Josefo os filhos de Ismael habitaram em toda região desde o Eufrates até o Mar Vermelho, e lhe chamaram de Nabatéia, palavra relacionado ao antigo Reino Nabateu que foi um estado político dos nabateus, uma tribo árabe do Sinai, que existiu durante a Antiguidade Clássica e foi anexado pelo Império Romano no ano 106. Localizado entre a Península do Sinai e a Península Arábica, seu vizinho do norte era o Reino da Judeia e seu vizinho do sul ocidental era o Egito. Sua capital era a cidade de Petra, na moderna Jordânia, e incluiu as cidades de Bostra, Saleh Mada'in e Nitzana. O historiador Egipcio Al-Maqrizi conta que segundo os historiadores Hisham Ibn Al-Kalbi and al-Sharqi, Moisés destruiu quase todas tribos Árabes que não descendiam de Ismael, e que no tempo de Maomé os Arábes eram todos descendentes de Ismael. Maomé é o profeta mais importante da religião Islâmica.

Se for verdade que ao menos a maior parte dos Árabes atuais descendem de Ismael, de fato a profecia relacionada a Agar sobre sua descendência ser muito grande já terá se cumprido de certa forma. O Anjo de Deus compara curiosamente Ismael com um jumento selvagem, dando a entender que ele viveria brigando com outros povos.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Beer-Laai-Roi.

Cades significa algo como consagrado, venerado ou santificado. A cidade de Cades também é conhecida como Cades-Barnea. Ela é  um oásis ao sul de Canaã, ao oeste de Arabá e ao leste do rio do Egito de acordo com as escrituras. Antigamente existia uma cidade com esse nome nessa região, mais até hoje não se sabe exatamente aonde ela ficava, chegando a se especular que talvez 2 locais diferentes na Bíblia teriam esse mesmo nome, mais isso é apenas uma suposição de alguns eruditos no momento.

Não pude encontrar informações em relação a Berede.

Gênesis 17:1 até 5 narra como Deus muda o nome de Abrão para Abraão, para representar possivelmente uma nova fase espiritual na vida dele.

Se acredita tradicionalmente que Abrão significa algo como pai da elevação, ou pai exaltado, mais existe controvérsias em relação a isso. Enquanto normalmente se acredita que Abraão significa Pai de muitas nações, mais já ouvi uma fonte dizer que o nome na verdade significa a força deles, ou a proteção deles.

Em Gênesis 17:6 até 13, é narrado como Deus faz uma Aliança perpétua com Abraão e sua descendência.

Circuncisão é uma operação cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, prega cutânea que recobre a glande do pênis. Essa remoção é praticada há mais de 5 mil anos. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde , cerca de 30% dos homens no mundo são circuncidados, a maioria por motivos religiosos, uma vez que 68% deles são muçulmanos. Na Antiga Israel, a circuncisão tinha de ser realizada no 8º dia do nascimento. Tem o sentido de um sinal da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes e de um rito de inserção no povo eleito. Os estudos já realizados a respeito da circuncisão costumam indicar que o procedimento resulta em uma série de benefícios de saúde, como a redução dos riscos de infecções no trato urinário e a diminuição das chances de aquisição de doenças sexualmente transmissíveis pelos homens. A remoção do prepúcio também ajuda a prevenir o câncer peniano e reduz o risco de câncer cervical nas parceiras sexuais de homens circuncidados. Além disso, o procedimento também ajuda a prevenir inflamações da glande e do próprio prepúcio, conhecidas como balanite e balanopostite, e serve como tratamento contra a fimose e a parafimose . No entanto, vale ressaltar que a higiene adequada do pênis também pode prevenir infecções e inchaços e que o uso de preservativos protege contra as DST's mesmo se o pênis não for circuncidado. Por outro lado, a circuncisão também conta com seus próprios riscos, que vão além da simples dor a possibilidade de hemorragia e infecção da região recém-operada. Outros problemas incluem irritações na glande, aumento da probabilidade de inflamações na abertura que leva à uretra e a diminuição da proteção do pênis contra ferimentos. Nos mamíferos, o prepúcio é uma dobra de duas camadas da pele e mucosa que cobre a glande do pênis e protege o meato urinário, quando o pênis não está ereto.

A escravidão é a prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme as condições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência e o destino. Era um costume cultural da epoca que Deus tolerou que seus servos praticassem, talvez por eles não estarem prontos para entender o porque ele era errado, por mais que tratassem bem tal escravo, ou então por outra razão desconhecida para mim.

Em Genêsis 17:14 É deixado claro que naquele tempo só podia viver a partir desse momento entre o grupo de Abraão, homens que eram circuncidados. Por ser a circuncisão um sinal de que você tinha uma Aliança com o Deus de Abraão.

Em Gênesis 17:15 até 16 Deus muda o nome de Sarai para Sara, lhe abençoa, e abençoa sua descendência, além de prometer lhe dr um filho.

Sarai significa princesa, enquanto Sara pode significar princesa ou dama nobre. A razão para o nome desse casal mudar após uma aliança perpétua ser feita entre Abraão e Deus, deve ser porque depois disso eles entrariam em um tipo de nova fase espiritual de suas vidas, isso ocorreu na verdade com muitos personagens bíblicos.

Em Gênesis 17:18 até 21 Deus por amor a Abraão abençoou Ismael, mais a sua aliança perpétua foi feita com Isaque filho de Sara e seus descendentes.

O nome de Isaque pode significar algo como Ele riu, rindo ou risada. Provavelmente o nome dele é referência ao fato de Sara declarar após o nascimento de Isaque que Deus havia lhe dado motivos para rir. Ironicamente antes disso Abraão e Sara haviam dado risadas quando Deus lhes prometeu que Sara teria um filho. Isso porque Sara era uma senhora estéril que tinha 90 anos e Abraão tinha 100 anos quando Deus lhe fez essa promessa.

Gênesis 18:1 até 3 narra como Deus aparece a Abraão nos carvalhais de Manre, junto a 2 anjos, e em forma humana.

Um dos homens de acordo com o relato desse capítulo era Deus, e os outros 2 eram 2 anjos que lhe acompanhavam, essa passagem dá a entender que seres celestiais, podem tomar um tipo de forma fisica de alguma maneira. Já falei dos Carvalhais de Manre em uma matéria anterior. Anjo, segundo a tradição judaico-cristã, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, conservos de Deus como os homens, que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.

Em Gênesis 18:17 até 19 Deus fala como escolheu a descendência de Abraão para ser uma grande e poderosa Nação, e que por meio dessa nação, todas as outras nações do mundo seriam abençoadas. E como ele foi escolhido para ordenar seus filhos para que fiquem no caminho de Deus, para que a promessa em relação a Abraão que Deus fez seja cumprida. Talvez o rigor que Deus tinha com o povo de Israel em relação aos seus mandamentos, fosse necessário para que a promessa que Deus fez a ele em relação a sua descendência se cumprisse. Já que o povo de Israel se condenaria e seria totalmente destruido se Deus permitisse que todos eles se entregassem ao pecado, então a promessa de uma nação pelo meio da qual o mundo seria abençoado não se cumpriria nesse caso, tal promessa já se cumpriu por meio do messias Jesus Cristo, pelo meio dele toda a humanidade pode encontrar salvação se aceitar essa benção que Deus enviou a nós.

Em Gênesis 18:32 até 33 Deus declarou que se houvesse mesmo somente 10 homens justos em Sodoma e Gomorra, ele não destruiria essas cidade por causa dessas 10 pessoas. Isso não significa necessariamente que ele não destruiria Sodoma e Gomorra por causa dessas 10 pessoas, possivelmente ele poderia fazer com esses 10 o mesmo que fez com a familia de Ló, lhes tirando de lá, antes de destruir a cidade.

Gênesis 19:1 até 3 Narra a chegada dos 2 anjos de Deus em Sodoma e Gomorra, que foram recebidos por Ló. Aparentemente ao menos esses 2 anjos citados nesse relato podem comer alimentos. Pão ázimo ou asmo,é um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo ou de outros cereais como aveia, cevada e centeio e água. Para a celebração da Páscoa, os Judeus foram instruidos a comer esse tipo de pão.

Gênesis 19:4 até 5 narra como os homens de Sodoma e Gomorra bateram na porta de Ló, desejando ter relações sexuais forçadas com os 2 anjos. É bem verdade que os moradores de Sodoma e gomorra estavam envolvidos com práticas homossexuais, no entanto como já falei anteriormente em outra matéria, os pecados deles iam muito além dessa prática. Sodomia é uma palavra de origem bíblica usada para designar atos praticados pelos moradores da cidade de Sodoma. Uma curiosidade é que a expressão Sodomia que é associada  a Sodoma pode se referir a qualquer tipo de relação sexual aonde é impossivel que haja procriação. Obviamente os homossexuais tem relações sexuais aonde é impossivel que haja procriação, mais mesmos casais héteros podem ter relações sexuais aonde é impossivel que a mulher fique grávida, como em relação ao sexo oral ou sexo anal. No entanto originalmente a expressão se referia somente a sexo anal. Obviamente o ânus originalmente não foi feito para ser utilizado para relações sexuais. O ânus não possui nenhum tipo de estrutura que fabrique secreções lubrificantes, o que pode tornar qualquer tipo de penetração no local bastante desconfortável, somado a isso existe certos riscos para quem pratica ativamente ou passivamente esse tipo de relação. Devido à alta concentração de micro-organismos, esse tipo de relação sexual pode gerar infecções. Além disso o ânus e o reto são estruturalmente bem frágeis. Existe também uma maior probabilidade de se contrair o vírus da Aids por meio de relação sexual anal, além da Aids outras doenças como o papilomavírus humano, hepatites A, B e C, amebíase, gonorréia, herpes, chato , sífilis e  tuberculose podem ser contraidas por meio da relação sexual anal.

Gênesis 19:12 até 17 fala como os Anjos de Deus avisaram para Ló avisar seus parentes para deixarem Sodoma e Gomorra, e como eles levaram Ló para fora da cidade. Na bíblia é feito um paralelo entre o que ocorreu no tempo de Ló e o que ocorrerá na Tribulação, quando Ló foi levado embora da cidade e depois a cidade foi julgada, eu creio que esse paralelo seja uma referência ao arrebatamento de ao menos boa parte dos servos de Deus antes da tribulação começar, no entanto esse é um tema controverso, alguns creem que não haverá arrebatamento antes da Tribulação.

Gênesis 19:18 até 26 narra como Ló se dirigiu para a cidade de Zoar, como também fala da mulher de Ló ter se transformado em uma estátua de Sal.

Zoar significa ser ou se tornar pequeno ou insignificante. Zoar era uma das cinco cidades que ficava na campina do rio Jordão, anteriormente a cidade se chamava Bela.

A mulher de Ló se tornou uma estátua de Sal ao se virar para olhar a cidade, não seguindo as instruções dos 2 anjos. Há quem especule que talvez a mulher de Ló não tenha apenas olhado para trás, mais que ela tenha voltado para a cidade, e que isso levou ela a de alguma forma virar uma estatua de sal, o arqueólogo brasileiro Rodrigo Silva fala de uma teoria relacionada a isso em um episódio do seu programa "Evidências" que fala sobre Sodoma e Gomorra, o episódio está disponivel no youtube para quem quiser ver.

Gênesis 19:31 até 38 narra o incidente em que as filhas de Ló embriagaram seu pai, para poder cometer incesto com ele, para poderem ter filhos, naquele tempo pelo o que o relato bíblico nos conta era uma grande desonra para as mulheres não ter filhos, dito isso é claro que isso em si não justifica o ato das 2 filhas de Ló. Dessa relação pecaminosa nasceu 2 novos povos, Amom e Moabe, dos quais já falei anteriormente, em outras matérias.

É incerto o que realmente significa Moabe, enquanto Amom significaria talvez algo como Um povo ou um grande povo.

Existe controvérsias em relação ao o que significa o nome Ben-Ami. Se sabe que Ben significa filho.

Gênesis 20:2 menciona como Abraão mentiu ao rei Abimeleque de Gerar, dizendo que Sara era sua irmã.

Existe controvérsias em relação ao significado do nome Abimeleque se sabendo no entanto que ele é formado pelas palavras Pai e depois Rei. Muitos reis Filisteus tiveram esse mesmo nome.

Existe controvérsias em relação ao significado de Gerar, Gerar era principal cidade dos filisteus, na época de Abraão e de Isaque, e estava localizada na fronteira sul da Filístia, não muito distante da cidade de Gaza. Existe controvérsias sobre aonde a cidade realmente se localizava exatamente. Na biblia a cidade é conhecida por ficar no minimo relativamente perto de de Cade e sur. Sur é o nome de um deserto ao leste do Golfo de Suez, não se sabe ao certo o que significa a expressão, mais pessoas habitaram essa região no passado aparentemente. O golfo de Suez é um dos dois ramos em que se divide o extremo norte do mar Vermelho.

Gênesis 20:3 até 9  Narra como Deus disse que puniria Abimeleque se não devolvesse a mulher de Abraão, Deus porém foi misericordioso com Abimeleque por saber que ele não sabia que Sara era a esposa de Abraão. Apesar de não ser parte do povo de Israel, Abimeleque aparentemente tinha alguns principios morais.

Gênesis 21:9 até 13 Narra a situação em que Sara diz para Abraão mandar Ismael embora, e como Deus diz para Abraão fazer o que sua mulher diz, dando a entender que isso fazia parte de seus planos.

Apesar de Ismael não ter parte com a aliança perpétua de Abraão com Deus, por ele ser filho de Abraão, Deus abençoou Ismael, que se tornou o ancestral de uma grande nação, provavelmente a atual nação Árabe. Os árabes são os integrantes de um povo heterogêneo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas e clima subtropical mediterrâneo no litoral . As dificuldades de plantio e criação de animais fizeram com que parte de seus habitantes se tornassem nômades, vagando pelo deserto em caravanas, em busca de água e de melhores condições de vida. A essas tribos do deserto dá-se o nome de beduínos. Nas tradições islâmica e judia, os árabes são um povo semita que tem sua ascendência de Ismael, um dos filhos do antigo patriarca Abraão. Genealogistas árabes medievais dividiram os árabes em dois grupos. Um dos grupos são os "árabes " do sul da Arábia, descendentes de Qahtan que corresponderia ao personagem bíblico Joctã, filho de Heber e descendente de Sem. O outro grupo é referente aos árabes do norte da Arábia, descendentes de Adnan, que é supostamente um descendente de Ismael. Atualmente se estima que 430 a 450 milhões de pessoas sejam ao menos conhecidas como descendentes do povo Árabe. A grande maioria deles habitam em estados associados a Liga Árabe. A Liga Árabe, nome corrente para a Liga de Estados Árabes é uma organização de estados árabes fundada em 1945 no Cairo por sete países, com o objectivo de reforçar e coordenar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais entre os seus membros, assim como mediar disputas entre estes. Atualmente a Liga Árabe compreende vinte e dois estados, que possuem no total uma população de aproximadamente 423 milhões de habitantes. Os estados membros da Liga Árabe são o Egito, Iraque, Jordânia, Líbano, Arábia Saudita, Síria ( Sua participação foi suspensa em 2011 devido a guerra na Síria ), Iêmen, Líbia, Sudão, Marrocos, Kuwait, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Catar, Omã, Mauritânia, Somália, Palestina, Djibouti, Comores e Eritreia ( como Observador desde 2003 ).

Gênesis 21:14 Narra o momento em que Agar e Ismael vão embora, andando pelo deserto de Berseba. Berseba significa declarar ou tornar claro e a cidade Berseba é conhecida como Poço do Juramento ou sete poços. Atualmente Berseba é a maior cidade do sul de Israel, seu nome possivelmente se origina do Juramento e aliança de paz feita entre o Rei de Gerar Abimeleque e Abraão, depois de Abraão ter reclamado que um poço dele foi tomado a força pelos Filisteus.

Gênesis 21:21 Fala que Ismael passou a habitar no deserto de Parã. Existe controvérsias em relação ao o que significa El-Parã. A maioria dos eruditos supõe que El-Parã correspondia a cidade de Elate. Elate se localizava na ponta norte do Golfo de Aqaba. A cidade supostamente se localizava aonde hoje existe a cidade de Aqaba na Jordânia. O golfo de Aqaba é uma porção do mar Vermelho que separa a península do Sinai da península Arábica e que banha Israel, Egito, Jordânia e Arábia Saudita. O Sinai é uma península montanhosa e desértica do Egito, entre os golfos de Suez e Aqaba. A península Arábica é uma vasta península localizada na junção da África e da Ásia, a leste da Etiópia e ao norte da Somália, ao sul da Palestina, da Jordânia e do Iraque, e ao sudoeste do Irã. É uma região majoritariamente de clima desértico.

Gênesis 21:22 cita uma conversa entre Abimeleque, Ficol, o comandante do exército de Abimeleque e Abraão.

Ficol possivelmente significa algo como "Boca de todos".

Gênesis 21:33 Narra como Abraão plantou tamargueiras em Berseba. Tamarix africana, conhecida vulgarmente como tamarga, tramaga, tamargueira e tramagueira, é uma árvore ou arbusto da família das tamaricáceas, nativo do Norte de África e sudoeste da Europa, de folhas ovais, flores pequenas e sementes pequenas e com pêlos no ápice.

Em Gênesis 22:1 e 2 acontece o incidente em que Deus pede que Abraão sacrifique seu filho Isaque.

Existe controvérsias em relação ao o que significa Moriá. Moriá é o nome de uma cadeia de montanhas citada nas escrituras, tradicionalmente se pensa no entanto que Moriá seria o nome também da montanha aonde Abraão levou Isaque para lhe sacrificar como Deus havia mandado. O Templo de Salomão também foi construido aos arredores dessa cadeia de montanhas, segundo tradições Rabínicas ele teria sido construido supostamente no pico aonde Abraão tentou sacrificar seu filho, Isaque. A maioria dos eruditos bíblicos crê que o nome do monte seja associado ao povo Amorreu, ou povo Amonita. Outros eruditos associam Moriá com Moré, uma cadeia de montanhas ao norte de Israel localizada no lado nordeste do vale de Jezrael, próxima a Siquém. Os Judeus Samaritanos pensam por sua vez que o local desse relato bíblico ocorreu na verdade no monte Gerizim que também é próximo a antiga cidade de Siquém. O monte Gerezim é uma das mais altas montanhas da Cisjordânia, elevando-se a 881 metros acima do nível do mar. Situa-se na parte norte da Cisjordânia, ao sul do monte Ebal, do qual esta separado por um vale estreito. Na saída ocidental deste vale esta a cidade bíblica de Siquém, hoje chamada de Nablus. Os samaritanos são um pequeno grupo étnico-religioso aparentado aos judeus. A religião dos samaritanos baseia-se no Pentateuco que são os 5 primeiros livros da Bíblia, tal como o judaísmo. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmude do judaismo rabínico ortodoxo como um livro inspirado, os judeus samaritanos costumam alegar que são descendentes das tribos de Efraim, Manassés e Levi.

Em Gênesis 22:15 até 18 Deus abençoa Abraão por ele ter passado na provação em que ele colocou ele.

Em Gênesis 22:20 até 24 são citado os filhos que Naor, o irmão de Abraão teve com sua mulher Milca e com sua Concubina chamada Reumá, além de outros descendentes que ele teve.

Buz significa desdém.

Kemuel talvez signifique Congregação de Deus.

Arã significa algo como elevado. Aparentemente Quemuel teve um filho com o mesmo nome de outro personagem bíblico mais notavel, um filho de Sem que é o ancestral do povo Arameu, existe uma região da Bíblia com o mesmo nome.

Pildas significa possivelmente algo como Aço cintilante ou feito de aço.

Jidlafe significa algo como ele escorre, ou ele chora.

Existé controvérsias em relação ao o que significa Betuel, além do personagem bíblico que foi o pai de Raquel, existia uma cidade no território da Tribo de Simeão com esse mesmo nome, que ficava ao oeste do mar morto.

Rebeca possivelmente significa algo como amarrado ou seguro. Se acredita que ela e seu marido Isaque foi um dos 4 casais enterrados no túmulo dos patriarcas. Ele também é conhecido como túmulo das sepulturas duplas, e supostamente 4 casais estariam enterrados lá, Adão e Eva, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca e Jacó e Lia. Esse local é considerado o centro espiritual da cidade de Hebrom, que se situa no sudoeste da Cisjordânia, na região da antiga Judéia. A unica matriarca do povo Judeu que não estaria lá seria Raquel, que se acredita que foi enterrada perto da cidade de Belém, quando ela deu a luz a Benjamin, o filho caçula de Jacó. Um monumento foi construído em volta do túmulo na época de Herodes, o Grande. Os muçulmanos transformaram o monumento em um mesquita, conhecida sob o nome de mesquita de Ibrahim. Herodes I ou Herodes o Grande, foi um edomita judeu romano, rei de Israel entre 37 a.c. até 4 a.c.. Descrito como um louco que assassinou sua própria família e inúmeros rabinos, Herodes é conhecido por seus colossais projetos de construção em Jerusalém e outras partes do mundo antigo, em especial a reconstrução que patrocinou do Segundo Templo, naquela cidade, por vezes chamado de Templo de Herodes.

Reumá possivelmente significa algo como Exaltada ou ascensão.

Taás aparentemente é relacionado aparentemente a uma espécie de Golfinho.

Não encontrei informações sobre Uz, Quésede, Hazo, Tebá, Gaã,

Maacá significa algo como espremedor, impulsor ou opressão. O nome podia ser dado tanto para homens quanto para mulheres e muitos personagens bíblicos o tinham. Existia também uma cidade ou país na bíblia com esse nome, situado ao norte de Canaã e perto de Gesur.

Gênesis 23:1 até 3 narra que Sara com 127 anos morreu em Quiriarte Arba.

Quiriate-Arba talvez signifique algo como Cidade Quádrupla. Esse é o antigo nome da cidade de Hebrom.

Hebrom significa algo como Confederação, Associação, Liga ou Aliança. A cidade de Hebrom se localiza hoje em um território Palestino, ao sul da Cisjordânia, ao sul de Jerusálem, situado nas montanhas da Judéia. Foi nessa cidade também que David foi ungido pelo povo de Judá como rei de Judá. Existe também 2 personagens bíblicos que possuem o nome Hebrom.

Já falei de Hete filho de Canaã em uma matéria anterior, seus antepassados foram o povo Hitita do qual já falei um pouco também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário